Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 2 de outubro de 2016

Subsídio para aula da E.B.D: A Providência de Deus em tempos de Difíceis

A Providência de Deus em tempos de Difíceis
Com fortes palavras o comentarista inicia a lição de número dois: estamos vivendo em um mundo em crise. Mas o Reino de Deus não está em crise.
Percebe que as crises tornaram-se comuns em todos os recintos, e assim, alcança todos os níveis até os ministeriais, pois a crise hoje em dia se manifesta no âmbito social, econômico, político, espiritual e ministerial. Porém, mesmo em meio às crises a Igreja de Cristo desfruta do imenso amor de Deus.
I – PROVISÃO DIVINA EM UM MUNDO CAÓTICO
No primeiro tópico fica claro que a provisão de Deus é diária, a obediência faz com que o cristão experimente a provisão de Deus, e para receber a provisão divina é necessário que o crente creia.
A provisão de Deus é diária. O deserto é lugar de manifestação e de revelação. No deserto as pessoas serão manifestadas, não a quem elas aparentam ser, mas quem de fato elas são. Logo, isto é uma revelação direta. Nos dias atuais com o avanço tecnológico e com os efeitos da globalização a sociedade não busca entender e aceitar o ser humano, mas querem conhecer o que as pessoas possuem. Não o que tem, mas quem são as pessoas. No deserto por quarenta anos Deus supriu a necessidade de Israel enviando maná e cordonizes. Nos dias atuais não é diferente, Deus continua a prover na vida de cada crente diariamente.
A obediência faz com que o cristão experimente a provisão de Deus. Elias foi obediente à voz de Deus indo ao ribeiro de Querite. Por ter sido obediente, o profeta Elias recebeu de Deus o suprimento diário de suas necessidades.
O caminho da desobediência é descendente. Um abismo chama outro abismo. De queda em queda, de deslize em deslize, esse profeta fujão vai parar no fundo do poço, ou seja, na barriga de um grande peixe (LOPES, p.47).
Para receber a provisão divina é necessário que o crente creia. Crede no Senhor, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperarei (2 Cr 20.20b). A viúva em Sarepta creu na palavra do profeta Elias e com os seus olhos contemplou a provisão divina até que as chuvas voltaram a cair.
Não importa como o mundo se encontra, Deus proverá o melhor para os que permanecerem fiéis a Ele.
II – UM MUNDO CAÓTICO
Primeira João 5.19, é o versículo base para a compreensão do presente tópico, pois assim está escrito: sabemos que somos de Deus e que todo o mundo está no maligno. O versículo divide em duas partes: somos de Deus e o mundo está no maligno.
Os apóstolos são de Deus, ou seja, Ele é a fonte de suas atitudes e posturas (1Jo 2.19). Satanás não toca naquele que nasceu de Deus (1 Jo 5.18), mas tem todo o mundo em suas garras e sob seu domínio (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, p. 738).
Somos de Deus. Frase que tem como significado, somos salvos em Deus. A salvação é estuda em três tempos: passado (a entrega do indivíduo à Cristo), presente (uma vida de santificação), e futura (quando o cristão encontrar com o Senhor Jesus Cristo).
O mundo está no maligno. Frase que explica muitas das ocorrências de ordem espiritual na sociedade como, por exemplo: roubo, assassinatos e dentre outros a violência.
A globalização, uma ideia inteligente desses tempos, é um modo de preparar o mundo para o advento do Anticristo. Não é um termo isolado e técnico dos cientistas políticos. Tem na sua estrutura um plano diabólico que esconde as verdadeiras razões satânicas sob o manto colorido da união das nações, do ecumenismo religioso, da liberdade individual das pessoas (CABRAL, p.24).
Mudanças no contexto político e econômico muitas das vezes terão o domínio da ordem espiritual, isto é, o controle de Satanás. Crises são resultados das escolhas humanas, porém, não se pode tirar a ordem espiritual como explicação de inúmeras crises.
III – CARACTERÍSTICAS DO MUNDO ATUAL
Os fatores culturais que caracterizam a sociedade atual estão resumidos nas seguintes palavras: humanismo, relativismo e secularização.
Percebe-se que as características do mundo atual têm produzido danos para com os princípios éticos dos cristãos. Pois, os humanistas tornam se amantes de si mesmos; os relativistas negam toda lei que tem como objetivo orientar a vida das pessoas, principalmente se estes estiverem base no legado cristão; e, a secularização, que se caracteriza por ser uma força intelectual e espiritual que objetiva contradizer as verdades bíblicas.
Tais fatores culturais instigam o orgulho, a avareza, a fornicação, a desestruturação familiar, e por fim, a separação dos crentes para com o criador.
Assim conclui Cabral:
Para um mundo em crise, nenhuma outra instituição será capaz de responder aos anseios da humanidade senão a Igreja de Cristo (p.31).
Referência:
ALLEN, Ronaldo B. RADMACHER, Earl D. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Antigo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.
CABRAL, Elienai. O Deus de toda provisão, esperança e sabedoria divina para a Igreja em meio às crises. Rio de Janeiro: CPAD, 2016.

LOPES, Hernandes Dias. Jonas, um homem que preferiu morrer a obedecer a Deus. São Paulo: HAGNOS, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário