Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 9 de abril de 2019

Culto de Doutrina: Apocalipse capítulo: 12 – A Mulher e o Dragão


Apocalipse capítulo: 12 – A Mulher e o Dragão
O capítulo 12 de Apocalipse narra a fuga da mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas sobre a cabeça (Ap 12.1), esta fugia do dragão vermelho que tinha sete cabeças e dez chifres e sobre as cabeças sete diademas (Ap 12.3), porém o capítulo apresenta outros dois personagens que são importantes para a compreensão da obra da salvação para com a humanidade, o menino (filho) que foi arrebatado para Deus e para o seu trono (Ap 12.5), e o último personagem citado é o arcanjo Miguel (Ap 12.7).
A mulher grávida que deu a luz
 A mulher simboliza a Nação de Israel no período da Grande Tribulação, ela é citada vestida do sol, o que significa estar revestida de luz, que espiritualmente permite compreender em estar perto de Deus, neste caso especificamente descreve que ela possui a promessa do Senhor.
Porém, no ter a lua debaixo dos pés descreve a grandeza de Deus na exaltação do povo de Israel, sendo a lua refletora do sol, Israel estava acima da lua.
Já no que corresponde às doze estrelas, trata-se dos doze patriarcas que são os pilares na formação da nação israelita.
E por fim, as dores de parto descreve a angústia em que passará os descendentes de Jacó no período da Grande Tribulação. Sendo que as dores de parto se referem à preparação para com o retorno de Cristo ao Mundo. Mas, antes que isto ocorra a serpente lançará da sua boca um rio atrás da mulher, este rio corresponde a um exército que se levantará contra a nação de Israel (Is 8.6; Os 5.10), porém, a terra tragará o rio lançado pelo dragão (Ap 12.16).
O dragão vermelho
 O dragão do presente texto corresponde a Satanás, enquanto a descrição da posse de sete cabeças, dez chifres e os sete diademas, define o seu poderio. No período da Grande da Tribulação o diabo agirá no intuito de destituir as pessoas, afastando-as do verdadeiro conhecimento de Deus.
Portanto, o diabo é conhecido como inimigo e acusador, pois se opõe à pessoa de Deus e a vontade de Deus. O propósito de Satanás em suas práticas é separar o homem da presença do Senhor.
Sendo que no que diz respeito a posição de satanás percebe-se que: ele é o príncipe da potestade do ar (Ef 2.2), príncipe deste mundo (Jo 14.30), e o deus deste século (2 Co 4.4). Já no que se refere às obras de satanás se destacam: deu origem ao pecado tanto no universo como na raça humana (Ez 28.15; Gn 3.13), causa sofrimentos (At 10.38), causa a morte (Hb 2.14), atrai ao mal (1 Ts 3.5), e inspira pensamentos e propósitos iníquos (Jo 13.2). E dentre outros, apossa-se dos homens (Jo 13.27). (BANCROF, 2006, pp. 305 a 308).
No presente capítulo percebe-se que Satanás foi precipitado para a terra (Ap 12.9). Desde sua expulsão dos céus, o seu caminho tem sido o da descida: para os ares (Is 14.12; Ef 2.2), para a terra e o mar (Ap 12.12); para o abismo (Ap 20.1-7); para o lago do fogo (Ap 20.10); que será o seu destino final (SILVA, 1997, p. 172).
Um filho, um varão
 O filho varão corresponde a Jesus Cristo e no que se refere ao seu arrebatamento descreve a ascensão do Messias ao céu após a ressurreição. O nascer da mulher significa que a salvação veio dos judeus e no tempo determinado Ele governará as nações com vara de ferro.
O arcanjo Miguel
 O arcanjo Miguel, é mencionado na Bíblia com a seguinte função, trabalhar em prol do remanescente de Israel. É tanto que na citação de Paulo a respeito da vinda do Senhor Jesus a voz de arcanjo é mencionada (1Ts 4.17), o que descreve a uma indicação a respeito da missão de Miguel correspondente diretamente com a nação israelita, o que se perceberá no arrebatamento, pois muitos israelitas também serão arrebatados por terem recebido a Jesus como Único e Suficiente Salvador.
Referência:
BRANCROFT. Emery H. Teologia Elementar, doutrina e conservadora. São Paulo: Editora Batista Regular, 2006.
SILVA, Severino Pedro. Apocalipse, versículo por versículo. Rio de Janeiro: CPAD, 1997.

2 comentários:

  1. Meu querido evangelista, o próprio Sr Jesus divide o livro de Apocalipse em três partes; cap 1.19, as coisas tens visto, as que são, e as que hão de acontecer.
    As coisas que tens visto, cap 1; as que são, caps 2 e 3 (as cartas com o que estava ocorrendo nas igrejas daqueles dias), e as coisas que hão de vir, do cap 4 em diante.
    Explicar o cap 12, como sendo coisas que aconteceram cerca de 65 anos antes mesmo de João estar em Pátmos, é rasgar a hermenêutica bíblica, e desprezar os contextos.
    Os contextos nos mostram que a mulher vestida de sol, é a igreja militante, o filho varão, é a igreja TRIUNFANTE QUE É ARREBATADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor. Muito obrigado por constantemente ler o nosso blog, também lhe agradecemos pelo comentário aqui registrado. Seus dois primeiros parágrafos corroboram com o que comentamos a respeito do primeiro capítulo do Livro de Apocalipse (mês de janeiro deste ano). Porém, discordamos no que corresponde os dois últimos parágrafos. Não direi que por sua análise hermenêutica, o senhor esteja rasgando-a, pois compreendo que há no que corresponde à escatologia correntes interpretativas paradoxais, fato que torna-se notável no seu comentário.
      Mas, graças a Deus que concordamos no que se refere ao arrebatamento da Igreja.
      Forte abraço!

      Excluir