O Altar do Holocausto
A verdade prática da
presente lição ratifica a mensagem dos Evangelhos escritos por Mateus, Marcos,
Lucas e João: Na cruz, o Senhor Jesus Cristo purificou-nos de
todos os pecados, tornando-nos aceitáveis diante de Deus.
Para que o ser humano
viesse a ter oportunidade de se chagar a Deus foi necessário que o Verbo se
fizesse carne e habitasse entre nós, porém na Antiga Aliança o Altar era a demonstração
direta da manifestação da justiça e do amor de Deus.
Neste
altar, eram oferecidos holocaustos, que eram ofertas voluntárias que tinham por
objetivo alcançar o favor de Deus. O animal era imolado fora do Pátio. Depois de
tiradas as suas vísceras e a sua pele, o animal limpo era trazido e colocado sobre
o altar (CABRAL, 2019, p. 45).
Logo, mostrar que o
Altar do Holocausto aponta para o Calvário é o objetivo geral da
presente lição, que tem como objetivos específicos:
Conceituar o Altar do Holocausto.
Explicar as quatro pontas do altar e o
sentido de redenção.
Pontuar que o Altar do Holocausto é uma
imagem do Calvário.
I – O
ALTAR DO HOLOCAUSTO
O Altar do Holocausto
tem como significado mesa levantada com aquilo que ascende, isto é, aquilo que
sobe. Era feito de acácia com revestimento de bronze. A acácia transmitia o seguinte significado: o
juízo de Deus em condenar e justificar; já o bronze simbolizava também o juízo
de Deus em condenar e justificar.
De formato quadrado
2,25m de comprimento e 2,25m de largura com 1,35 de altura, o Altar apresenta
como símbolo o sacrifício vicário de Jesus, lembrando que termo vicário, do latim
vicarius, significa o que faz às vezes de outro, ou seja, o substituto, logo, a
morte de Cristo é uma morte substitutiva, isto é, Jesus morreu em nosso lugar.
Sendo que o Altar
indica a Jesus o único caminho da salvação e os chifres do Altar representam o
poder, a autoridade e a proteção. O poder de salvar e
proteger os pecadores estaria ao alcance de todo o mundo por aquEle que se
tornaria o Cordeiro Salvador no madeiro do calvário (CABRAL,
2019, p.49).
Já sobre a serventia
do Altar escreve Cabral:
O Altar
de Bronze servia para duas finalidades básicas no contexto dos rituais dos
sacrifícios de animais: (1) para os holocaustos por pecados cotidianos e (2)
para a expiação do pecado uma vez por ano (Êx 38.30;30.28). As ofertas
queimadas eram feitas sobre o Altar de Bronze duas vezes por dia, um pela
manhã, e outro à tardinha (2019, p.46).
II –
AS QUATRO PONTAS (CHIFRES) DO ALTAR E O SENTIDO DE REDENÇÃO
O Altar transmite
como significado prático no que se refere à vida de Jesus três palavras
teologicamente definitivas para compreensão do autêntico símbolo do Altar de
Bronze: propiciação, substituição e reconciliação.
Propiciação
corresponde no ato de aplacar a ira de Deus, logo, a morte de Jesus no Calvário
foi uma propiciação, isto é, foi à ação do Messias para aplacar a ira de Deus,
ação em prol da salvação dos homens.
O termo grego ἱλαστήριον
permite compreender que a morte vicária de Jesus foi um sacrifício expiatório,
ou seja, uma propiciação pelos pecados da humanidade, tornando assim possível a
aproximação dos que creem na pessoa de Deus.
Na Antiga Aliança o
cordeiro imolado era o substituto do povo de Israel no dia da expiação. Já na
Nova Aliança o Messias é o substituto, por ser o substituto percebe-se que a
morte de Cristo na cruz é vicária, isto é, substitutiva.
Ela é
vicária, isto é, substitutiva, no sentido de alguém que toma o lugar de outro,
como bem afirma Isaías: “[...] mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de
nós todos” (Is 53.6 – conforme ainda 2 Co 5.21; 1 Pe 2.24; 3.18), portanto,
Cristo morreu pelos nossos pecados; Ele, porém, era sem pecado (POMMERENING,
2017, p. 55).
Já o termo presente
para definir reconciliação no NT grego é καταλλαγή que resumidamente significa
troca ou mudança, isto é, com base na mensagem do Novo Testamento percebe-se
que corresponde com a troca de inimizade para amizade. De fato a reconciliação
é possível por meio do favor divino.
Para Pommerening:
A
reconciliação é uma obra da graça de Deus somente possível como consequência da
obra de Cristo. Ela é necessária porque nosso relacionamento com Deus estava
rompido, pois o homem pecador não pode ter comunhão com o Deus santo (Is 6.5) (20017,
p. 56).
III –
O ALTAR DO HOLOCAUSTO É UMA IMAGEM DO CALVÁRIO
O Altar do Holocausto
apresenta Jesus como redentor, outorgando esperança aos homens de boa vontade.
O
vocábulo esperança é usado de duas maneiras diferentes. No primeiro caso
significa grande coragem, aquela que permanece firme a despeito de todas as
tentações. No segundo caso, indica a salvação infinita que a esperança obterá;
no presente versículo (Rm 8.24) podem estar em foco ambos os aspectos (LUTERO
apud CHAMPLIN).
Para Lutero a
esperança outorgava coragem para enfrentar as tribulações do dia a dia e
proporcionava firmeza mediante toda desordem. Assim também como outorgava a
certeza da salvação mediante a continuação sincera diante de Cristo.
O cristão pode se
alegrar diante da esperança futura (Rm 5.2), isto é, a glória que o cristão
desfrutará ao lado do Criador. Este orgulhar demonstra total segurança, porque
Deus depositou no coração de cada cristão o Espírito Santo (Rm 5.5). Quem tem o
Espírito Santo tem a salvação, isto por mérito e obra de Cristo no Calvário, a
confirmação da simbologia do Altar de Bronze.
Referência:
CABRAL, Elienai. O
Tabernáculo: símbolos da obra redentora de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD,
2019.
CHAMPLIN. R.N. Enciclopédia
de Bíblia, Teologia e Filosofia. Volume 2. São Paulo: Hagnos, 2014.
POMMERENING, Claiton Ivan. A obra da Salvação, Jesus Cristo é o caminho a verdade e a vida. Rio
de Janeiro: CPAD, 2017.
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