Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 1 de abril de 2019

Subsídio para a aula da E.B.D: Tabernáculo – Um Lugar da Habitação de Deus


Tabernáculo – Um Lugar da Habitação de Deus
Mais um trimestre para honra e glória do Senhor, e também para a edificação da Igreja de Jesus Cristo, sendo que as Lições Bíblicas deste trimestre terão como tema central: O Tabernáculo, símbolos da Obra Redentora de Cristo.
A primeira lição tem como texto áureo: E me farão um santuário, e habitarei no meio deles (Êx 25.8).
E tem como objetivo geral:
Enfatizar a relação do Tabernáculo com a Igreja de Cristo.
E como objetivos específicos:
Apresentar a parceria de Deus com o povo de Israel para construção do Tabernáculo.
Mostrar que o Tabernáculo foi um projeto de Deus.
Pontuar a relação tipológica entre o Tabernáculo e a Igreja.
O Tabernáculo foi um projeto que Deus deu a Moisés e responsabilizou-o para construí-lo segundo um modelo especial. O modelo era divino, mas era feito com elementos materiais e teria um caráter temporal, que podia armar e ser desarmado para ser conduzido a outros lugares (CABRAL, 2019, p.8).
I – A PARCERIA DE DEUS COM SEU POVO PARA A CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO (ÊX 25.1-7)
O Tabernáculo foi construído com o objetivo de reunir o povo de Israel diante de Deus, tendo o caráter provisório, podendo ser armado e desarmado mediante a direção divina.
[...] construir uma morada para Ele tinha por objetivo mostrar o seu Espírito, fazendo-se sentir pelas manifestações especiais da natureza, como fogo, nuvem, água, relâmpagos e trovões sobre o lugar da sua presença, ou seja, a sua Shekinah (CABRAL, 2019, p. 15).
O tabernáculo se materializou mediante a contribuição dos israelitas com ofertas de ouro, prata, cobre, pano azul, púrpura, carmesim e linho fino. Sendo que a oferta é um plano divino para o sustento de sua obra, assim como um ato de voluntariedade e a fidelidade ao Senhor trará abundância aos contribuintes.
O ouro fala da divindade, a prata da redenção e o bronze do juízo de Deus. Já os panos se destacavam pelas seguintes cores: azul (céu), púrpura (realeza), carmesim (sacrifício) e linho fino (pureza).
As estatísticas enfatizam os argumentos. Ao avaliar aquilo que é dito no relato, estima-se que Israel precisaria ter disposto de 1.000 quilos de ouro; 3.000 quilos de prata e 2.500 quilos de bronze (CHAMPLIN, 2014, p. 310).
Os elementos do átrio foram confeccionados em bronze. Como significado, o juízo de Deus para com os homens, que não corresponde apenas com a condenação, mas também descreve a justificação em Cristo. Já os elementos do lugar santo eram confeccionados com acácia e banhados a ouro. Elementos que indicam a divindade e nobreza de Jesus Cristo.
A madeira de acácia era durável e resistente ao desgaste e dos insetos, o que tornava o material apropriado para a construção da arca (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, 2013, p. 176).
II – O TABERNÁCULO FOI UM PROJETO DE DEUS (ÊX 25.8,9)
Conforme o versículo: E me farão um santuário, e habitarei no meio deles (Êx 25.8), percebe-se que Deus arquitetou o Tabernáculo que seria um santuário indicando a presença de Deus guiando o povo de Israel no palmilhar do deserto.
Portanto, o Tabernáculo possuía 45,72m de comprimento e 22,86m de largura, e era dividido em três partes: átrio, lugar santo e lugar santíssimo. Porém, a parte interna que abrangia o lugar santo e lugar santíssimo possuía 13,71m de comprimento e 4,57m de largura.
a) O átrio. O acesso para o átrio era conhecido pelos os judeus por caminho. Este era o lugar de sacrifício onde havia dois objetos: o altar do holocausto e a pia.
No altar do holocausto três elementos eram presenciados constantemente: o fogo, a fumaça e o sangue. Fogo e fumaça correspondem com a ira de Deus manifestada pela corrupção humana. Enquanto, o sangue significava vida santificada.
b) Lugar Santo. A porta de acesso ao Santo era conhecida por verdade e era sustentada por cinco colunas conhecidas como os cincos dedos de Deus. Nesta repartição havia três objetos: o candelabro de ouro, a mesa dos pães e o altar do incenso.
c) Lugar Santíssimo. O véu que separava o lugar santo do santíssimo era chamado de vida. Havia nesta repartição apenas uma peça, a arca da aliança. Lugar que significava a presença de Deus. Sendo que dentro da arca havia três objetos: o maná, a vara de Arão e as tábuas da aliança.  O maná era o alimento outorgado por Deus (Jeová Jiré, Deus da providência), a vara indicava a soberania de Deus e as tábuas salientavam a justiça de Deus.
Portanto, o átrio é o lugar da reconciliação, o santo é o lugar da santificação, e o santíssimo é o lugar da glorificação com e em Cristo.
III – A RELAÇÃO TIPOLÓGICA ENTRE O TABERNÁCULO E A IGREJA
A Igreja é um edifício conforme 1 Coríntios 3.9, texto que se refere a uma construção espiritual. Logo, o Tabernáculo simboliza a Igreja de Jesus edificada para morada do Espírito Santo. Por fim, na Nova Aliança sendo a Igreja o Tabernáculo de Deus, compreende melhor esta verdade com as seguintes palavras de Jesus:
E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês. Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês (Jo 14.16-18).
Referência:
CABRAL, Elienai. O Tabernáculo: símbolos da obra redentora de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2019.
CHAMPLIN. R.N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. Volume 6. São Paulo: Hagnos, 2014.
RADMACHER, Earl D. ALLEN, Ronaldo B. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Antigo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário