Tabernáculo – Um Lugar da Habitação de Deus
Mais um trimestre
para honra e glória do Senhor, e também para a edificação da Igreja de Jesus
Cristo, sendo que as Lições Bíblicas deste trimestre terão como tema central: O Tabernáculo, símbolos da Obra Redentora de Cristo.
A primeira lição tem
como texto áureo: E me farão um santuário, e habitarei no meio
deles (Êx 25.8).
E tem como objetivo
geral:
Enfatizar a relação do Tabernáculo com a
Igreja de Cristo.
E como objetivos específicos:
Apresentar a parceria de Deus com o povo
de Israel para construção do Tabernáculo.
Mostrar que o Tabernáculo foi um projeto
de Deus.
Pontuar a relação tipológica entre o
Tabernáculo e a Igreja.
O
Tabernáculo foi um projeto que Deus deu a Moisés e responsabilizou-o para
construí-lo segundo um modelo especial. O modelo era divino, mas era feito com
elementos materiais e teria um caráter temporal, que podia armar e ser desarmado
para ser conduzido a outros lugares (CABRAL,
2019, p.8).
I – A
PARCERIA DE DEUS COM SEU POVO PARA A CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO (ÊX 25.1-7)
O Tabernáculo foi construído
com o objetivo de reunir o povo de Israel diante de Deus, tendo o caráter
provisório, podendo ser armado e desarmado mediante a direção divina.
[...]
construir uma morada para Ele tinha por objetivo mostrar o seu Espírito,
fazendo-se sentir pelas manifestações especiais da natureza, como fogo, nuvem,
água, relâmpagos e trovões sobre o lugar da sua presença, ou seja, a sua
Shekinah (CABRAL, 2019, p. 15).
O tabernáculo se
materializou mediante a contribuição dos israelitas com ofertas de ouro, prata,
cobre, pano azul, púrpura, carmesim e linho fino. Sendo que a oferta é um plano
divino para o sustento de sua obra, assim como um ato de voluntariedade e a fidelidade
ao Senhor trará abundância aos contribuintes.
O ouro fala da
divindade, a prata da redenção e o bronze do juízo de Deus. Já os panos se
destacavam pelas seguintes cores: azul (céu), púrpura (realeza), carmesim
(sacrifício) e linho fino (pureza).
As
estatísticas enfatizam os argumentos. Ao avaliar aquilo que é dito no relato,
estima-se que Israel precisaria ter disposto de 1.000 quilos de ouro; 3.000
quilos de prata e 2.500 quilos de bronze (CHAMPLIN, 2014, p. 310).
Os elementos do átrio
foram confeccionados em bronze. Como significado, o juízo de Deus para com os
homens, que não corresponde apenas com a condenação, mas também descreve a
justificação em Cristo. Já os elementos do lugar santo eram confeccionados com
acácia e banhados a ouro. Elementos que indicam a divindade e nobreza de Jesus
Cristo.
A
madeira de acácia era durável e resistente ao desgaste e dos insetos, o que
tornava o material apropriado para a construção da arca (RADMACHER;
ALLEN; HOUSE, 2013, p. 176).
II –
O TABERNÁCULO FOI UM PROJETO DE DEUS (ÊX 25.8,9)
Conforme o versículo:
E me farão um santuário, e habitarei no meio deles (Êx 25.8), percebe-se que Deus arquitetou o
Tabernáculo que seria um santuário indicando a presença de Deus guiando o povo
de Israel no palmilhar do deserto.
Portanto, o Tabernáculo
possuía 45,72m de comprimento e 22,86m de largura, e era dividido em três
partes: átrio, lugar santo e lugar santíssimo. Porém, a parte interna que
abrangia o lugar santo e lugar santíssimo possuía 13,71m de comprimento e 4,57m
de largura.
a) O átrio. O acesso
para o átrio era conhecido pelos os judeus por caminho. Este era o lugar de
sacrifício onde havia dois objetos: o altar do holocausto e a pia.
No altar do
holocausto três elementos eram presenciados constantemente: o fogo, a fumaça e
o sangue. Fogo e fumaça correspondem com a ira de Deus manifestada pela
corrupção humana. Enquanto, o sangue significava vida santificada.
b) Lugar Santo. A
porta de acesso ao Santo era conhecida por verdade e era sustentada por cinco
colunas conhecidas como os cincos dedos de Deus. Nesta repartição havia três
objetos: o candelabro de ouro, a mesa dos pães e o altar do incenso.
c) Lugar Santíssimo.
O véu que separava o lugar santo do santíssimo era chamado de vida. Havia nesta
repartição apenas uma peça, a arca da aliança. Lugar que significava a presença
de Deus. Sendo que dentro da arca havia três objetos: o maná, a vara de Arão e
as tábuas da aliança. O maná era o
alimento outorgado por Deus (Jeová Jiré, Deus da providência), a vara indicava
a soberania de Deus e as tábuas salientavam a justiça de Deus.
Portanto, o átrio é o
lugar da reconciliação, o santo é o lugar da santificação, e o santíssimo é o
lugar da glorificação com e em Cristo.
III –
A RELAÇÃO TIPOLÓGICA ENTRE O TABERNÁCULO E A IGREJA
A Igreja é um
edifício conforme 1 Coríntios 3.9, texto que se refere a uma construção
espiritual. Logo, o Tabernáculo simboliza a Igreja de Jesus edificada para
morada do Espírito Santo. Por fim, na Nova Aliança sendo a Igreja o Tabernáculo
de Deus, compreende melhor esta verdade com as seguintes palavras de Jesus:
E
eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para
sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem
o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês. Não
os deixarei órfãos; voltarei para vocês (Jo 14.16-18).
Referência:
CABRAL, Elienai. O
Tabernáculo: símbolos da obra redentora de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD,
2019.
CHAMPLIN. R.N. Enciclopédia
de Bíblia, Teologia e Filosofia. Volume 6. São Paulo:
Hagnos, 2014.
RADMACHER, Earl D. ALLEN, Ronaldo B. HOUSE, H. Wayne. O Novo
comentário Bíblico Antigo Testamento. Rio
de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário