O Encontro com Deus
A presente lição tem como Síntese: Ninguém que tem um encontro com Deus permanece da mesma
maneira. E como objetivos: Mostrar os
preparativos para a tomada de Jericó; Entender as circunstâncias em que Deus
apareceu a Josué; e, Refletir a respeito do significado do diálogo entre Deus e
Josué.
Sobre o texto do dia pode compreender que:
A ordem dada a Josué de
descalçar os sapatos dos pés é praticamente idêntica àquela dada a Moisés na
sarça flamejante (Êx 3.5). Isso reforça o tema abordado no livro de Josué
acerca da substituição de Moisés no papel de líder de Israel. Josué defronta-se
com o Deus vivo, exatamente como aconteceu com Moisés (Êx 33.9-11). João 1.18
sugere vigorosamente que tais acontecimentos consistiam de aparições do
Salvador, Jesus, pré-encarnado, e não de Deus, o Pai, que não pode ser visto
(Jo 6.46) (RADMACHER; ALLEN;
HOUSE, 2013, p.374).
I – A ANTESSALA DA BATALHA
Josué entra em destaque no contexto histórico
da Bíblia Sagrada como um grande líder conduzido pelo temor ao Senhor. E no
presente tópico compreende algumas lições fundamentais para se aplicar aos
líderes da modernidade:
A primeira lição corresponde à dependência – Josué se retirou sozinho, certamente para refletir, orar e
estabelecer (Lição, p. 41). O
sucesso ministerial está na dependência para com Deus. Portanto, o líder
cristão, assim como cada cristão tem que possuir como prática diária comunhão
com o Senhor, que se notabiliza com a prática da oração.
Já a segunda lição está relacionada com o
desenvolvimento de uma estratégia – Para o desenvolvimento de estratégias é
necessário que o indivíduo conheça o lugar da batalha e o inimigo a ser
enfrentado.
O jovem cristão tem que conhecer que o mundo
é o local em ocorre diariamente a batalha espiritual, assim como o diabo, a
carne e o mundo tornam-se os inimigos a serem vencidos.
II – DEUS SE REVELA A JOSUÉ
Compreende que o homem que se apresentou a
Josué corresponde com a manifestação do Senhor Jesus Cristo, isto é,
corresponde com uma teofania.
Teofania é um termo teológico utilizado para descrever
a Manifestação da divindade em figura humana. Tem por objetivo
ministrar as revelações do Supremo Ser. Tais manifestações podem incluir a voz
e até mesmo a imagem de entes celestiais (Jz 13.15-22) (ANDRADE,
1997, p. 232).
Verdade que é corroborada por Radmacher, Allen
e House:
Acredita-se que o homem a que
se refere este versículo se tratava do próprio Deus, ou talvez de Cristo.
Muitos especialistas conectam a aparição deste homem aqui, o comandante do
exército de Israel, com o Anjo do Senhor citado em outros momentos [...] (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, 2013, p.374).
III – DEUS FALA A JOSUÉ
Em resposta a pergunta de Josué (És tu dos nossos, ou dos nossos inimigos?) o homem respondeu que não, mas
venho agora como príncipe do exército do SENHOR. A resposta fez que Josué se prostrasse e adorasse.
Sobre a adoração compreende que se trata de louvor, a adoração e a reverência a Deus, tanto em público
quanto em particular. É a celebração da excelência de Deus, e, por meio da
adoração, damos honra ao nome do Senhor (GUIA
CRISTÃO DE LEITURA DA BÍBLIA, p.790).
Da palavra hebraica shaha compreende que
adoração é o ato de curvar diante de Deus, enquanto a palavra hebraica abad
transmite como definição o serviço a Deus. Portanto, adoração
no Antigo Testamento corresponde ao ato de servir e de se inclinar diante de
Deus.
Já no Novo Testamento a palavra grega
proskuneo identifica a adoração com a prestação de homenagem ao ponto de beijar
a mão. E as palavras grega latreía que significa serviço no ato contínuo do
culto e leitougia que corresponde com a organização no culto.
Referência:
ANDRADE,
Claudionor Corrêa. Dicionário Teológico,
com definições etimológicas e locuções latinas. Rio de Janeiro: CPAD, 1997.
GUIA
CRISTÃO DE LEITURA DA BÍBLIA. Rio de Janeiro: CPAD, 2013.
RADMACHER, Earl D. ALLEN, Ronaldo
B. HOUSE, H. Wayne. O
Novo comentário Bíblico Velho Testamento. Rio de Janeiro:
Editora Central Gospel, 2013.
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