A BATALHA CONTRA AI
A presente lição tem como Síntese: O pecado de um único homem fez com que os hebreus
experimentassem a derrota em Ai.
E como objetivos:
Refletir a respeito da derrota
dos hebreus na luta contra Ai;
Compreender o motivo que levou
os hebreus à derrota;
E, Conscientizar a respeito do
arrependimento e da restauração divina.
Sobre o texto do dia pode compreender que:
Se o povo de Deus fizesse três
coisas, o Senhor responderia de três maneiras: O povo tinha de se humilhar (ou
seja, submeter-se), orar (arrependendo-se) e voltar-se, ou retornar para Ele.
Se fizesse assim, Deus iria ouvi-los, perdoar-lhes os pecados e sarar a sua
terra (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, 2013, p. 691).
I – A DERROTA EM AI
A cidade de Ai era
uma pequena cidade a oeste de Jericó. Seu nome significa ruína e alguns
inquirem se é possível que o nome aqui tenha alguma influência na interpretação
propriamente dita do texto (RADMACHER;
ALLEN; HOUSE, 2013, p. 377).
Para triunfar sobre a cidade de Ai, não seria
necessário grande quantidade de soldados, por serem poucos o número de inimigos
que ali habitavam (Js 7.3). Porém, a
derrota sofrida por parte de Israel deve-se ao pecado cometido por Acã.
Três mil soldados subiram contra aquela
cidade. Trinta e seis foram feridos, fato que deixou atormentado o exército de
Israel que logo fugiu. Sendo a pior consequência da derrota a alegria que
outrora movia os israelitas pela conquista de Jericó, transformou-se em
tristeza pela derrota em Ai.
O termo pecado tem como significado errar o alvo.
Sendo que o pecado é toda transgressão à vontade de Deus. O resultado da
hamartía (palavra grega para pecado) é a morte, isto é, a transgressão traz a
separação para com Deus.
As atitudes de Acã, além de
violarem as instruções de Deus, também eram uma violação ao décimo mandamento
(Êx 20.17). Acã tentou, sem sucesso, esconder seu pecado de Deus, de quem
absolutamente nada pode ser escondido (Sl 139.7-12). (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, 2013, p. 379).
II – O MOTIVO DA DERROTA: O
PECADO
A derrota na cidade de Ai está associada ao
pecado cometido. O pecado passa a ser a explicação para as inúmeras derrotas
sofridas pelos seres humanos.
A hamartiologia (doutrina Bíblica que estuda
o pecado) resume as ações do pecado em três instancias: penalidade,
poder e presença.
A penalidade do pecado é real na vida
daqueles que não foram justificados em Cristo.
O poder do pecado é notável na vida daqueles
que não se santificam em Jesus Cristo.
E a presença do pecado só perpetuará na vida
daqueles que não serão glorificados com o Senhor Jesus Cristo.
A resposta de Deus após a ação de Josué de
orar prostrado em terra foi: Levanta-te! Por
que estas prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e até transgrediram
o meu concerto que lhes tinha ordenando, e até tomaram do anátema, e também
furtaram, e também mentiram, e até debaixo da sua bagagem o puseram (Js 7.10,11).
A resposta de Deus a Josué e o
luto dos líderes reforçaram a importância da santidade. Israel – e não apenas
Acã – pecou, e Deus não toleraria esse tipo de coisa (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, 2013, p. 378).
III – DEUS ENTREGA A CIDADE
DE AI
Se no primeiro momento Israel subiu confiante
da vitória e saiu derrotado por causa do anátema. No segundo instante a
confiança era por parte dos habitantes da cidade de Ai. Porém, a confiança dos
habitantes de Ai não garantiu a vitória para si, pois agora o povo de Israel
tinha se santificado diante de Deus, fato que corroborou para com a vitória israelita.
A respeito da vitória pode sintetizar nas
seguintes palavras interpretativas de Josué 8.30-35:
A vitória em Jericó, a derrota
e o subsequente sucesso em Ai representavam importantes acontecimentos de
tomada da terra. Vitórias posteriores, mesmo que tivessem sido tão dramáticas
quanto as anteriores, receberam menos atenção individual na narrativa
(capítulos 10 e 11) (RADMACHER;
ALLEN; HOUSE, 2013, p. 381).
Referência:
RADMACHER, Earl D. ALLEN, Ronaldo
B. HOUSE, H. Wayne. O
Novo comentário Bíblico Velho Testamento. Rio de Janeiro:
Editora Central Gospel, 2013.
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