Edificados
sobre o Fundamento dos Apóstolos e dos Profetas
A verdade prática permite compreender que Jesus Cristo é a pedra basilar da Igreja, que está edificada
por meio dos ensinamentos dos apóstolos e do testemunho dos profetas.
Sendo que a presente lição tem como objetivo geral: Ensinar
que Cristo é a base da Igreja e estamos alicerçados na doutrina dos apóstolos e
no testemunho dos profetas; e, como objetivos específicos:
Explicar que no Antigo
Testamento Deus habitou no Tabernáculo e no Templo, mas que no Novo habita em
nós por meio do Espírito Santo.
Apresentar o fundamento da
Igreja como a doutrina dos apóstolos e testemunho dos profetas.
Refletir que somos Templo do
Espírito Santo e devemos viver em santidade.
Lembrando que o texto áureo permite
compreender que:
Os apóstolos e os profetas
são citados aqui como fundamento [edifício] da Igreja porque eles ajudavam a
edificar a Igreja sobre a Pedra angular, que é Cristo, e eram Suas testemunhas.
Em outras palavras, a Igreja primitiva foi estabelecida a partir dos
ensinamentos e da pregação dos apóstolos e profetas (At 2). Contudo, o próprio
Cristo é a Pedra sobre a qual a Igreja está edificada (1 Co 3.11). A pedra da
esquina era a primeira pedra, a base, o alicerce, colocada no ângulo de uma
construção [para dar-lhe firmeza, solidez]. Os construtores alinhavam o
restante da estrutura sobre a pedra angular, principal (1 Pe 2.1-9) (RADMACHER;
ALLEN; HOUSE, 2013, p.506).
I – UM EDIFÍCIO ESPIRITUAL
No Antigo Testamento Deus se manifestou tanto
no Tabernáculo, assim como também no Templo. A manifestação de Deus nestes
recintos passou a ser definida na teologia pelo o termo teofania, palavra que
descreve a Manifestação da divindade em figura humana.
Tem por objetivo ministrar as revelações do Supremo Ser. Tais manifestações
podem incluir a voz e até mesmo a imagem de entes celestiais (Jz 13.15-22) (ANDRADE, 1997, p. 232).
Porém, na Nova Aliança Deus habita nos
crentes transformados pelo Espírito Santo. Não sabeis vós que
sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? (1 Co 3.16).
Já a descrição neotestamentária em ser Cristo
a pedra angular, pode concluir-se que:
Jesus é a pedra mais importante (pedra
principal). Pedra que sustenta todo o edifício.
II – O FUNDAMENTO: APÓSTOLOS
E PROFETAS
Sobre os dons ministeriais de apóstolos e
profetas podemos aprender que:
O dom ministerial de apóstolo é aquele que se
sintetiza em ser um ministério abrangente, isto é, dom que abrange as
habilidades de profeta, evangelista, pastor e doutor. O termo apóstolo tem como
significado aquele que é envaido em nome de alguém, ou seja, o apóstolo é embaixador
de Cristo.
Já o dom de profeta corresponde com aquele
que fala em nome de alguém, proporcionando um elo entre o dono da mensagem com
os receptores da mensagem. O dom profético tem como significado claro a
pregação da Palavra.
Portanto, a respeito da descrição fundamento
dos apóstolos e dos profetas, assim explica Baptista:
Embora não se possa
desassociar das pessoas e do ofício que ocupavam, o que constitui o fundamento
da Igreja não é o ministério apostólico, mas, sim, a doutrina que os apóstolos
ensinavam à Igreja, ou seja, as Escrituras (At 2.42; 2 Tm 3.16).
(BAPTISTA, 2020, p. 94).
III – EDIFICADOS PARA MORADA
DE DEUS
Todo edifício bem ajustado cresce, sendo o
crescimento do cristão desenvolvido e mantido por meio da santificação.
Santificar quer dizer separar para o uso de, ou consagrar para. Exemplificando
estes termos compreende que o cristão foi santificado, ou separado, para o uso
exclusivo de Deus, assim como pode dizer que, o cristão foi santificado, ou
consagrado para Deus.
Ser santificado em Cristo outorga ao crente
desenvolver e manter o desfrutar da comunhão com o Senhor. A comunhão plena com
Deus ocorrerá com a glorificação do cristão em Cristo. O que corresponde com a
santificação futura. Sobre a santificação futura percebe-se que esta só
ocorrerá na glorificação dos cristãos. Logo, santificação futura corresponde
com a vitória definitiva sobre o pecado, neste caso sobre a presença do pecado.
Por fim, para concluir com Pedro (1.15-19) se
aprende três motivos pelos quais os cristãos devem se santificar diariamente:
primeiro, Deus é Santo; segundo, Deus conhece e julga de maneira justa; e,
terceiro, os cristãos são remidos pelo sangue de Jesus.
Referência:
ANDRADE,
Claudionor Corrêa. Dicionário Teológico,
com definições etimológicas e locuções latinas. Rio de Janeiro: CPAD, 1997.
BAPTISTA,
Douglas Roberto de Almeida. A Igreja
Eleita, Redimida pelo Sangue de Cristo e Selada com o Espírito Santo da
Promessa. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.
RADMACHER,
Earl D. ALLEN, Ronaldo B. HOUSE, H. Wayne. O
Novo comentário Bíblico Novo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central
Gospel, 2013.
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