Deus é Fiel

Deus é Fiel

quarta-feira, 5 de maio de 2021

Quando a prisão é uma realidade: Carta de Efésios

 

Quando a prisão é uma realidade: Carta de Efésios

Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória (Ef 1.13,14).

O propósito da epístola se notabiliza com a demonstração de Paulo em visualizar a igreja sob o pleno governo de Jesus Cristo ressurreto (2.20-22). Tendo em vista que a carta está dividida em duas partes.

A primeira parte (cap.1-3), o apóstolo outorga ênfase às doutrinas centrais da fé cristã:

Descrevendo o plano de Deus para a humanidade (1.3-23);

Dissertando sobre a salvação pela graça (2.1-22);

Notificando a multiforme sabedoria de Deus em vocacionar pessoas e a importância da prática da oração (3.1-21).

Não tem como esquecer que também na primeira parte o apóstolo Paulo defende o seu ministério apostólico (3.1-13).

Já na segunda parte o Paulo descreve como as verdades espirituais devem refletir na conduta cristã (cap.4-6). A unidade da fé mediante a diversidade de dons (4.1-6), a nova vida com Cristo (4.7-5.21), bom relacionamento com Jesus e com a família (5.22-6.9), e por fim, a armadura espiritual do cristão (6.10-20). (SILVA, 2015, p.135).

Doutrinas centrais da fé cristã

1- O Espírito Santo, penhor da nossa herança. Efésios 1. 13 e 14 destacam dois pontos fundamentais que são: os cristãos fostes selados com o Espírito Santo e o Espírito Santo é o penhor da herança cristã.

Sobre o primeiro ponto assim sintetiza Baptista:

[...] Os que recebem o Espírito Santo são identificados por Deus como pertencentes a Cristo. Esses crentes são assinalados como propriedade particular de Cristo, a Cabeça da Igreja. Deste modo, o Espírito Santo testifica quem são os filhos de Deus (Rm 8.9,15-16), e o maligno não lhes toca (1 Jo 5.18) (2020, p.30).

Já o segundo ponto, o Espírito Santo é o penhor, compreende que penhor pode ser também descrito como anel de noivado. Logo, o Espírito Santo é o pagamento antecipado para a concretização do casamento entre Cristo e a Igreja.

2- Salvação não vem das obras. As obras tem poder para definir a salvação de alguém? Pergunta esta que tem como resposta direta a palavra não.  Pois, quem é salvo deve praticar as boas obras. As boas obras são realizadas pelos cristãos não para estes serem salvos, mas porque estes já são salvos em Cristo.

Parafraseando o tópico com Tito 2.11: Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens.

Aprende três aspectos da graça, que são:

O primeiro aspecto define a origem da graça, é de Deus, isto indica que a graça pertence a Deus que é Santo, Fiel e Justo.

Já o segundo aspecto descreve que, a graça se há manifestado, descrição que corresponde à manifestação de Jesus Cristo o Salvador, que era preparação na antiga aliança, torna-se visível na nova aliança, pois o verbo se fez carne (Jo 1.14) a manifestação do verbo é a manifestação da graça outorgando paz (Jo 16. 33), vida em abundância (Jo 10.10) e principalmente o direito a vida eterna (Jo 17.3).

E em terceiro, trazendo salvação a todos os homens, frase que corrobora com a ação transformadora que se tornou possível graça a manifestação do Senhor Jesus.

Conduta cristã

Conduta cristã estabelecida por um vida não apenas teórica, mas que de fato seja prática no que tange a humildade, mansidão e a longanimidade.

1- Conduta por meio da humildade. A humildade é a marca do verdadeiro seguidor de Jesus. E compreende-se que a Humildade é a ausência completa do orgulho. Sua origem vem do latim “húmus” que significa “filhos da terra”. Etimologicamente, humildade também deriva “homem” (homo) e “humanidade” (GABY & GABY, 2018, p. 149).

Assim sendo, humildade descreve a respeito de quem vem de baixo (de quem é comum), de quem reconhece o seu papel e respeita o comando de outro (isto é, é submisso aos superiores).

A humildade foi à virtude que Jesus enfatizou na noite da santa ceia aos seus discípulos, pois ao lavar os pés dos apóstolos o Mestre ensinou que Ele não veio para ser servido, mas para servir (Jo 13). Portanto, a humildade é atitude que deverá ser desenvolvida por todos os cristãos resumida na seguinte descrição: servir e não ser servido.

2- Conduta por meio da mansidão. A palavra mansidão é uma forma variada do termo grego προΰτης (proutês), significa gentileza, humildade, cortesia, consideração, força, suavidade e amabilidade. Na língua portuguesa mansidão apresenta a ideia de ausência de dinâmica e de ânimo. Porém, a mesma pode ser também definida na prática pela palavra tolerância.

Mansidão conforme Números 12.3 pode ter como significado paciência e humildade. Palavras que se encontra na tradução da Bíblia King James Atualizada.

3- Conduta por meio da longanimidade. A longanimidade define o indivíduo que tem como qualidade, grandeza de ânimo, indivíduo corajoso em meio às adversidades e que age em favor de alguém, termo também relacionado com o ato de ser bondoso ou generoso.

REFERÊNCIAS

BAPTISTA, Douglas Roberto de Almeida. A Igreja Eleita, Redimida pelo Sangue de Cristo e Selada com o Espírito Santo da Promessa. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.

 

GABY, Wagner Tadeu. GABY, Eliel dos Santos. As Parábolas de Jesus: As verdades e princípios divinos para uma vida abundante. Rio de Janeiro: CPAD, 2018.

 

SILVA, Andreson Côrte Ferreira da. Introdução ao Novo Testamento. Seteblir – Seminário Teológico Batista Livre Renovado, Formando obreiros visionários. Mundial Gráfica, 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário