Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 18 de maio de 2021

Quando a prisão é uma realidade: Aprendizagem que vem do alto

 Quando a prisão é uma realidade: Aprendizagem que vem do alto

Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (Fp 3.13,14).

A carta em apreço apresenta três pontos essenciais para quem deseja obter a vitória sobre qualquer situação. Logo, todo cristão em sua caminhada deverá ter foco (uma coisa faço), desprendimento (esquecendo-me das coisas que atrás ficam), e determinação (prossigo).

Lembrando que a presente carta enfatiza a respeito da importância do amor entre os cristãos e também a respeito do amor dos membros da comunidade cristã para com os obreiros, assim como enfatiza as medidas comportamentais que a igreja deverá ter para enfrentar as hostilidades do inimigo. 

Aprendizagem que outorga vitória

Ser cristão requer foco, desprendimento e determinação. Ter foco define em ter atitude, ou seja, corresponde em saber para onde está indo, assim como define a compreensão do olhar para o alvo. Já ser desprendido é de maneira categórica desapegar com as coisas ligadas ao passado. E por fim, determinação, não perder o alvo em nenhuma circunstância.

1- Ser conduzido por foco. A mensagem de Cristo outorga aos seus seguidores a não perderem a direção. No que tange ter um foco definido é basicamente entender para onde está sendo conduzido e se deixar ser conduzido. Na tangência do ensino bíblico compreendemos que se trata em se guiado pelo Espírito Santo, sabendo que a direção exata é o céu (Fp 3.14).

2- Ser desprendido do passado. O olhar para o passado limita muitos crentes a viverem o presente. A visão retrógrada despertam as más lembranças, o olhar para com as percas e para com o insucesso; transformando-se em comodismo e em rejeição de possibilidades. Os israelitas tiveram diante de Moisés um olhar retrógado e desejaram o Egito (Êx 16.3).

3- Ser determinado. A determinação impulsiona o cristão a prosseguir em direção ao alvo. Ser determinado é continuar mediante todos os desafios. É prosseguir diante do negativismo social e compreender os planos de Deus para consigo mesmo.

Um dos grandes problemas que inúmeras pessoas têm vivenciado corresponde ao desconhecimento dos planos de Deus para com as próprias vidas. Pois, desconhecer os planos de Deus é não ter foco definido, logo será uma pessoa que não possuiu direção exata.

A gratidão do apóstolo resultou em clamor

1- Motivos da gratidão paulina (Fp 1. 3-11). Paulo se demonstra grato a Deus pela igreja de Filipos pelos seguintes motivos: a igreja era presente na aflição do apóstolo e a igreja era sensível à vontade de Deus.

Posteriormente o apóstolo ratifica a solidariedade dos irmãos em Filipos no outorgar donativos que auxiliasse Paulo em suas aflições: E bem sabeis também vós, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo com respeito a dar e a receber, senão vós somente (Fp 4.16).

2- Os pedidos de oração do apóstolo (Fp 1. 9-11). Por tais motivos o apóstolo ora pela igreja de Filipos, e pede em favor dos mesmos: O aumento do amor, Da ciência e do conhecimento, Que a igreja desfrutasse das coisas excelentes e não viesse a ser escândalo. Assim também que os membros da igreja fossem cheios dos frutos da justiça.

Em suma, a oração de Paulo que transcreve o desejo do apóstolo para com a igreja em apreço sintetiza nas seguintes palavras: O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus (Fp 4.19).

Nenhum comentário:

Postar um comentário