Quando
a prisão é uma realidade: Jesus a porta da Salvação
O qual é imagem do Deus
invisível, o primogênito de toda a criação; Porque nele foram criadas todas as
coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam
dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para
ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele (Cl 1.15-17)
Conforme o que está escrito em Colossenses
1.4; 2.1 o apóstolo Paulo não tinha conhecimento da cidade de Colossos e nem da
igreja que residia nessa cidade. A priori da pregação do evangelho em Colossos
teve em Epafras seu principal expoente: “como aprendestes de Epafras, nosso
amado conservo, que para vós é um fiel ministrou de Cristo” (Cl 1.7). O grande
objetivo da carta corresponde a combater as heresias que tinham se infiltrado
na comunidade cristã.
Entretanto, a carta é cristológica e
cristocêntrica, pois o objetivo é ensinar a respeito de Jesus Cristo e mostrar
que Jesus é o centro. Assim sendo, a carta apresenta a natureza divina e a obra
gloriosa de Jesus.
Natureza divina de Jesus
Em Colossenses 1.15-20 Paulo expressa a
respeito de Jesus das seguintes formas: a imagem do Deus invisível; o
primogênito da criação; a cabeça do corpo da igreja; e, o reconciliador do
homem para com Deus.
Vale ressaltar que os versículos citados
correspondem a um antigo hino cristão que enaltece a supremacia de Jesus
Cristo. No que tange ser Ele o primogênito da criação não quer dizer que Ele
foi o primeiro a ser criado, mas corrobora com a escrita de João que diz ser
Jesus o centro da criação (Jo 1.3). Jesus é o primogênito da criação, isto é,
Jesus é o primeiro a carregar todas as criaturas de Deus, pois o termo proto,
do grego, significa aquele que carrega o que nasce. Em palavras mais claras
Jesus é o sustentador da terra e de todo o sistema ecológico.
Em ser Jesus a cabeça da igreja, entende-se
que Ele é a Autoridade máxima e a Ele compete todo o poder. Autoridade e poder
que Ele concede a Igreja, por isso, torna-se necessário clamar ao Senhor que
abra a porta da palavra (Cl 4.3).
O homem estava afastado de Deus. Era necessário
que a obra prima da criação fosse reconduzida ao Senhor. Fator que proporcionou
o anúncio profético, assim como o cumprimento das profecias que indiscriminadamente
se cumpriram na pessoa de Jesus.
A sublimidade da obra
gloriosa de Jesus
Para o apóstolo Paulo a sublimidade de Jesus
é notificada em:
Sua obra gloriosa (1.21-23). Seus ensinos
superiores à falsa filosofia (2.8-15). O poderio de Cristo em frente ao
ascetismo (2.20-23). E por fim, por descrever a importância da obra de Jesus
Cristo na vida cristã (3.1-4.6).
Em suma, na conclusão da carta duas mensagens
são direcionadas aos dois auxiliares, sendo que uma é indireta e outra direta.
Sobre Epafras escreve Paulo: saúda-vos Epafras, que é dos vossos, servo de
Cristo, combatendo sempre por vós em orações, para que vos conservais firmes,
perfeitos e consumados em toda a vontade de Deus (4.12). Já para com Arquipo
escreve: atenta para o ministério que recebeste no Senhor, para que o cumpras
(4.17).
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