Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 29 de junho de 2021

EBD - Subsídio da Lição: A Ascensão de Salomão e a Construção do Templo

A Ascensão de Salomão e a Construção do Templo

A presente lição apresenta a seguinte descrição na verdade prática:

O pedido de sabedoria feito por Salomão a Deus aponta para a maturidade espiritual que Deus deseja para seus filhos.

A palavra maturidade deriva do grego τελειος que tem como significado “que chegou ao fim, termo, limite”, ou seja, corresponde com idade plena, completo, adulto, perfeito, pleno, em nada faltando, ou desenvolvimento maduro. E para parafrasear com respaldo bíblico a verdade prática é válido citar o seguinte versículo:

Contudo, falamos de sabedoria entre aqueles que já têm maturidade; não me refiro, entretanto, à sabedoria desta era ou dos poderosos deste século, que estão sendo reduzidos a nada (1 Co 2.6).

I – A SABEDORIA DE SALOMÃO

Há dois pontos fundamentais que são necessários para a compreensão da sabedoria: primeiro, a fonte da sabedoria; e, em segundo, o propósito da sabedoria.

Observando a respeito da fonte da sabedoria, chega-se a duas conclusões, ou ela tem como fonte o saber popular ou saber divino. O saber popular permite compreender que o conhecimento produzido por meio das informações outorga sabedoria. Porém, quem outorga a sabedoria ao homem é Deus, mesmo que esta seja alcançada por meio do treinamento e por meio da disciplina.

Sendo que o treinamento visa o desenvolvimento do conhecimento e o desenvolvimento da justiça e da retidão, pois, o verdadeiro sábio, contudo, é, ao mesmo tempo justo e reto (GONÇALVES, 2013, p.12).

O propósito da sabedoria para uma vida correta se resume nos valores morais e nos valores espirituais. Os valores morais se resumem na prática diária para com o próximo, enquanto que os valores espirituais no palmilhar do cristão para com Deus.

[...] Um sábio não é alguém dotado apenas de muita informação ou inteligência, mas alguém que aprendeu que o temor do Senhor é a base de toda moral-social (GONÇALVES, 2013, p.17).

Portanto, temor do Senhor não corresponde a ter medo de Deus, porém corresponde a ter a consciência que toda vida deverá ser vivida na presença do Senhor na prática do respeito, no desviar do pecado e no fazer daquilo que é certo perante a pessoa de Deus (Pv 14.2).

Sendo assim no que corresponde ao sucesso de Salomão percebe-se que a chave para a compreensão se encontra na seguinte verdade: Salomão pediu a Deus sabedoria para governar a nação de Israel.

A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo? (1 Re 3.9).

II – A CONSOLIDAÇÃO DO PODER

Duas palavras são centrais para compreender o presente tópico: glória e orgulho. Salomão governou em período pleno de glória e paz, porém foi vitimado pelo orgulho do ser humano enraizado pela natureza pecaminosa, isto é, pela soberba da vida.

A glória de Deus manifestada no reinado de Salomão é estabelecida no processo construtivo do templo, pois o templo para o povo de Israel era o símbolo da presença de Deus e na sua inauguração a glória de Deus se manifestou de tal maneira (2 Cr 5.13,14). Lembrando que o templo foi construído em sete anos (1 Re 6.37,38).

Logo, se o orgulho é fato verídico para com os desastres espirituais, percebe-se que Salomão no fim de sua trajetória administrativa faltou com a humildade perante Deus no processo administrativo da nação israelita, sendo assim;

Humildade é a ausência completa do orgulho. Sua origem vem do latim “húmus” que significa “filhos da terra”. Etimologicamente, humildade também deriva “homem” (homo) e “humanidade” (GABY & GABY, 2018, p. 149).

III – A CONSTRUÇÃO DO TEMPLO

Por meio de uma aliança o rei Salomão conseguiu a obtenção de materiais necessários para a construção do templo. Logo, Salomão obteve sabedoria para realizar alianças. Em meio às crises Deus outorga sabedoria para os seus servos para que estes saibam sair das crises.

Houve contribuição voluntária para a construção do templo, fato que indica que Salomão havia sido reconhecido pelo povo, assim também como o seu reino havia sido reconhecido pela nação.

A sabedoria do rei se notifica quando este conduziu a Arca da Aliança para o templo. Fazer a coisa certa na hora certa proporciona a manifestação das copiosas bênçãos de Deus para o seu povo. Assim fez Salomão.

Referências

GONÇAVES, José. Sábios Conselhos para uma vida vitoriosa. Rio de Janeiro: CPAD: 2013.

GABY, Wagner Tadeu. GABY, Eliel dos Santos. As Parábolas de Jesus: As verdades e princípios divinos para uma vida abundante. Rio de Janeiro: CPAD, 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário