Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 14 de junho de 2022

BENEFÍCIOS PROVENIENTES DO CULTO DOMÉSTICO

BENEFÍCIOS PROVENIENTES DO CULTO DOMÉSTICO

Culto corresponde ao ato de adorar ou homenagear a uma divindade em quaisquer de suas formas. Sendo que doméstico corresponde ao desenvolvimento de uma prática desenvolvida no próprio lar. Portanto, culto doméstico trata-se do ato de adorar a Deus no lar do cristão. Porém, percebe-se que a uma necessidade de resgatar-se o culto doméstico, pois percebe o esfriamento espiritual em alguns lares, assim como o tempo diante dos aparelhos de celulares e televisores tornam-se superiores ao tempo doado para com o culto a Deus.

I – COMPREENDENDO O CULTO DOMÉSTICO

O culto doméstico é o momento de adoração a Deus em família, também é o momento de aprendizagem de uns para com os outros e por fim, é o momento de comunhão entre pais e filhos, entre esposo e esposa e, entre irmãos e irmãos, ou até mesmo entre famílias diferentes.

Lembrando que o louvor corresponde com:

Adoração de Deus, dando-lhe a devida honra como Criador de todas as coisas e como Salvador de seu povo (GUIA CRISTÃO DE LEITURA DA BÍBLIA, 2013, p. 808).

Portanto o culto doméstico é a adoração em família. Tendo como livro base para o ensino e edificação a Palavra de Deus. E como elemento e ato essencial a oração, pois:

A oração é um aprendizado. Jesus precisava ensinar os discípulos e deu-lhes um padrão de oração que a igreja nunca esqueceu. Os cristãos de todas as épocas enfrentam as mesmas lições, disciplinas e privilégios do crescimento em Deus (GUIA CRISTÃO DE LEITURA DA BÍBLIA, 2013, p. 498).

II – CULTO EM FAMÍLIA

O culto doméstico não precisa respeitar a liturgia da igreja. A liturgia da igreja corresponde a uma norma que respeita ao padrão ministerial ou até mesmo o respeito à cultura da localidade. O culto doméstico deverá exercer entre tantos, acerto a definição do dia da semana e o horário em que o trabalho será executado.

João Wesley foi criado com 18 irmãos, seus pais nunca omitiram tempo a Palavra de Deus, e narra a história desta família que os mesmos reuniam constantemente para adorarem a Deus. Há citações de que em cultos doméstico realizados pela família Wesley havia a presença de 100 vizinhos reunidos para ouvirem a Palavra de Deus.

Porém, a maior conquista da família Wesley foi à certeza de “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”. Pais não forma filhos, mas fazem dos seus filhos verdadeiros discípulos. Os pais não somente ensinam com palavras, mas também com atitudes e escolhas. Os filhos estão a observar e a vigiar todos os passos e decisões que seus pais tendem a palmilhar e a tomarem. Cada aprendizagem se demonstra na ação da criança. 

III – BENEFÍCIOS PROVENIENTES DO CULTO DOMÉSTICO

O único meio de restaurar a sociedade é salvando a família. O termo salvação tem como significado livramento de um perigo eminente. Portanto, é de responsabilidade dos pais restaurar a sociedade e isto só será possível com a salvação da família, sendo que isto se concretizará por meio do culto doméstico. E segue-se que alguns benefícios provenientes do culto doméstico:

Primeiro, torna o ambiente familiar agradável, fazendo com que a comunhão entre os membros da família seja fortalecida. [...] Para ter comunhão uns com os outros precisamos ter comunhão com Deus, por intermédio do Senhor Jesus Cristo. A verdadeira comunhão é partilhar nosso conhecimento sobre o Senhor e a experiência com Deus – Pai, Filho e Espírito Santo – uns com os outros (GUIA CRISTÃO DE LEITURA DA BÍBLIA, 2013, p. 576).

Segundo, conduz os filhos a terem uma fé firme e inabalável na pessoa de Jesus Cristo.

Terceiro, outorga força e equilíbrio para enfrentar e vencer os obstáculos do cotidiano.

E em quarto, o culto doméstico outorga glória a Deus.

Em suma, os pais não estão formando filhos, mas, estão preparando discípulos para que os mesmos venham a andar com seus próprios pés. E quão arda e longa é a caminhada da vida.

Referências

GUIA CRISTÃO DE LEITURA DA BÍBLIA. Rio de Janeiro: 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário