Deus é Fiel

Deus é Fiel

sexta-feira, 17 de junho de 2022

Subsídio para aula da Escola Bíblica Dominical – Lições Bíblicas Jovens – QUANDO SATANÁS ENCHE O CORAÇÃO DO HOMEM

 QUANDO SATANÁS ENCHE O CORAÇÃO DO HOMEM

Conforme o Resumo da Lição:

Deus não considera inocente aquele que se deixa levar pelos enganos de Satanás.

Portanto, a presente lição tem como objetivos:

Mostrar o mover de Deus em Jerusalém;

Conscientizar de que a oferta de Ananias e Safira estava contaminada;

E, Saber que devemos ter cuidado com o nosso coração.

I – A IGREJA DEBAIXO DO ESPÍRITO SANTO

O exercício da fé da Igreja em Atos poderá ser compreendido pelo o seguinte versículo:

E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações (At 2.42).

Quatro atitudes são visíveis no agir da Igreja Primitiva: doutrina dos apóstolos, comunhão, partir do pão e o ato contínuo de orar.

1- Doutrina dos apóstolos. Os apóstolos deram continuidade aos ensinamentos de Jesus, com isto a doutrina dos apóstolos trata se do ensino que eles receberam de Cristo. Doutrina fala se de ensino transformativo, isto é, a aprendizagem motiva a prática. Portanto, doutrina dos apóstolos indica uniformidade da crença em relação a Cristo.

2- Comunhão. O termo no seu original se define como participação e integração. A igreja primitiva vivenciava a necessidade de cada irmão, com isto participavam de suas dores e alegrias e se integravam no propósito de serem um como Jesus e o Pai. Então, comunhão significa compartilhar a própria vida com as outras pessoas, neste caso com os cristãos.

3- No partir do pão. Indica que a igreja se alimentava em conjunto. Podendo descrever o suprir das necessidades de um para com os outros, ou o que se acredita, no partir do pão, se refere à ceia do Senhor. Em suma, no partir do pão, era na prática a festa do amor.

4- Nas Orações. A oração é além de tudo um diálogo entre o cristão e Deus.

O presente tópico outorga olhares também para o exemplo de Barnabé. Tendo como base o livro de Atos (4.36,37; 9.27) fica notório a origem, assim como duas virtudes de Barnabé. No que tange a origem percebe-se que Barnabé era levita, isto é, da tribo de Levi. Já na tangência das virtudes compreende-se que ele era um homem generoso e um homem de fé, pois confiava no poder divino da transformação.

A generosidade trata-se da virtude em que alguém dispõe em sacrificar os próprios interesses em benefício de outrem. Assim também pode ser definida como a virtude em que acrescenta algo ao próximo.

Barnabé é lembrado por confiar no poder divino da transformação, pois:

 Foi preciso fé por parte de Barnabé para trazer Saulo ao convívio dos apóstolos, mas também a certeza de que Deus havia feito uma obra no coração do perseguidor. A oportunidade que Barnabé deu a Saulo foi surpreendente, e a igreja precisa de pessoas como ele, que, com coragem, tragam ao convívio dos santos aqueles que foram alcançados por Jesus. Saulo tinha uma história antes de Jesus, mas o Eterno decidiu mudar o presente e o futuro de Saulo (COELHO, 2020, p. 150).

II – UMA OFERTA CONTAMINADA PELA MENTIRA

A oferta corresponde a uma das partes essenciais do culto. O ato de ofertar indica a generosidade do cristão, assim como corresponde com a real identificação do cristão como adorador do Senhor. Não há obrigatoriedade de valores no ato de ofertar. Válido afirmar que a oferta não poderá ser outorgada com tristeza e nem por necessidade.

Ananias e Safira montaram um conluio e mentiram ao Senhor. O castigo que o casal sofreu não corresponde ao valor ofertado, mas trata-se da mentira criada pelo o casal.

Reter parte do valor que tinham consigo não era necessariamente o problema. O mal que fizeram foi mentir aos apóstolos, transparecendo uma falsa espiritualidade (COELHO, 2022, p. 143).

A pena que o casal sofreu foi a morte. O pecado produz como consequência maior a ocorrência da morte, podendo ser a morte moral, espiritual, a segunda morte (separação eternal de Deus), ou como no caso em análise o sofrimento momentâneo da morte física.

III – CUIDADO COM O CORAÇÃO

O cuidado para com o coração se resume na seguinte descrição: Deus provê o necessário.

Deus cuida dos seus em qualquer situação ou circunstância. Válido relembrar dos israelitas no deserto. Deus não abandonou o povo, pelo o contrário, no deserto Deus cuidou do povo suprindo todas as necessidades. Assim como preparou um povo vitorioso no deserto, isto por Sua Palavra e por Sua Presença.

Ananias e Safira na morte ensina que há pessoas que são unidas com propósitos voltados para a maldade, no caso específico, unidos em prol da mentira. É cabível ao cônjuge, repreender o outro quando está se desviando dos princípios do Evangelho, pois um lar na presença do Senhor será vitorioso e gozará de todos os benefícios provenientes de Deus.

Referência

COLEHO, Alexandre. Os Bons e Maus exemplos: aprendendo com homens e mulheres da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.

COELHO, Alexandre. O Perigo das tentações: as orientações da Palavra de Deus de como resistir e ter uma vida vitoriosa. Rio de Janeiro: CPAD, 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário