Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 21 de junho de 2022

Subsídio para aula da Escola Bíblica Dominical – Lições Bíblicas Jovens – DEUS PROVÊ O ESCAPE

 DEUS PROVÊ O ESCAPE

Conforme o Resumo da Lição:

Onde houver humanidade, ali haverá tentações, mas Deus provê o escape, para que não venhamos a cair.

Portanto, a presente lição tem como objetivos:

Refletir a respeito do exemplo do povo de Deus no deserto;

Conscientizar de que Deus provê para nossa vitória;

E, Saber que o Senhor concede o escape.

I – O EXEMPLO DO POVO DE DEUS NO DESERTO

Para Tiago irmão do Senhor Jesus nenhuma tentação é proveniente de Deus (Tg 1.13), sendo que o sofrimento do justo está associado com a desobediência de Adão no Jardim do Éden, pois todos pecaram e distanciaram de Deus (Rm 5.12).

[...] A tentação ocorre no coração e na mente de pessoas de carne e osso. Ela não acontece em objetos ou bens, mesmo que esses sejam usados para potencializar a tentação. Ela pode ser impulsionada pela própria pessoa ou motivada por Satanás, mas a sua prática sempre será humana. (COELHO, 2022, p. 154)

O termo tentação tem como significado (do grego, peirasmos), prova, provação ou teste. Compreende-se que ser tentado não é pecado; pecado é ceder à tentação. Logo, pecado é transgredir a Lei de Deus. O pecado poderá ser cometido por palavras, por ações ou por pensamentos. Dois virtuosos homens foram tentados, porém não cedeu a tentação, são eles: José e Jó.

José foi tentado, porém, não pecou (Gn 39.12).

Jó foi tentado, porém, não pecou (Jó 3.9).

Um dos objetivos da tentação para o cristão é o fortalecimento.  Pois, ninguém cresce na fé, sem passar por tentação. Isto porque as provas exercitam a fé do cristão. Logo, a tentação passa a ser uma disciplina que educa o cristão a ser forte, porém, quando este não é vencido pela tentação.

Se associar a tentação com a tribulação perceberá que após tribulação surgirá à paciência, a experiência e a esperança (Rm 5.3-5). Isto é, a tentação quando vencida proporciona fortalecimento, aumenta a paciência, desenvolve a experiência e como resultado proporciona a esperança.

Por fim, a tentação não é motivo para o isolamento do cristão, mas torna-se motivo de alegria, pois ao vencer a tentação o prêmio será a coroa da vida (Tg 1.12).

II – O QUE DEUS PROVÊ PARA NOSSA VITÓRIA

O presente tópico apresenta três respostas para com a ação divina em provê em prol dos cristãos, são: O Espírito Santo, que guia; a Palavra, que encoraja e fortalece; e, a fé, ou seja, a certeza do operar de Deus em qualquer circunstância.

O Espírito Santo guia e habita no cristão (Jo 16.13; 1Co 3.16).

A Palavra de Deus proporciona ao cristão andar com integridade aos princípios do Senhor.

No grego πιστιϛ significa fé, confiança, compromisso, fidelidade, confiabilidade, lealdade e comprometimento.

[...] frequentemente significa a confiança expressa numa vida de fé. Nesse contexto, significa fidelidade. A fidelidade reflete a natureza do nosso Pai celeste. Ele é fidedigno. Sua paciência para conosco nunca se esgota, por mais vezes que o tenhamos decepcionado. Ele tem um compromisso conosco, à altura do seu grande plano de redenção! Devemos refletir diante dos outros as características divinas (HORTON, 1996, p. 491).

Portanto, a fidelidade é uma virtude desenvolvida pela ação do Espírito Santo, quanto mais o cristão se consagra a Deus, por meio da leitura das Sagradas Escrituras, da presença na Igreja tendo como objetivo adorar a Deus, e por meio da oração e jejum, o cristão desenvolverá as virtudes do Espírito. Deus é fiel. A fidelidade de Deus corresponde a um atributo moral, que expressa à majestade de sua natureza. A fidelidade de Deus é constatada no cumprimento das promessas.

Fidelidade é uma palavra importante, pois descreve o homem em cujo serviço fiel podemos confiar e cuja palavra podemos aceitar sem reservas. Descreve o homem com a fidelidade inflexível de Jesus Cristo e a total fidedignidade de Deus (BARCLAY, 2010, p. 105).

III – O ESCAPE

Para compreender o presente estudo é necessário entender que: não pode subestimar o inimigo, assim como evitar a solidão e andar em constante vigilância.

Sobre a vigilância é válido citar que está diretamente relacionada com os cuidados próprios para com a vida espiritual, assim como para com a vinda do Senhor Jesus. No que corresponde com a vida espiritual é necessário que o cristão venha dedica-se a cada dia ao Senhor, já no que corresponde à vinda de Jesus é necessário que os cristãos estejam atentos para com os sinais.

Para o bom andamento da vida cristã a vigilância é necessária para que o cristão não caia em pecado, proporcionando a este o afastamento de tudo aquilo que desagrada à pessoa de Deus.

Conforme Mateus 26.41, vigiar corresponde a estar acordado, ou seja, está atento para manter-se fiel a Deus, portanto o estar vigilante para manter a fidelidade ao Senhor Jesus e nunca se apartar dele. Trata-se de uma advertência solene a todos os crentes em todos lugares e em todas as épocas para viverem atentos em todos os momentos da vida (Ef. 6.18) (SOARES & SOARES, 2018, p.144).

Referência

BARCLAY, W. As Obras da Carne e o Fruto do Espírito. São Paulo: Vida Nova, 2010.

COELHO, Alexandre. O Perigo das tentações: as orientações da Palavra de Deus de como resistir e ter uma vida vitoriosa. Rio de Janeiro: CPAD, 2022.

HORTON, S.M. Teologia Sistemática. Rio de Janeiro: CPAD, 1996.

SOARES & SOARES. Batalha Espiritual: o povo de Deus e a guerra contra as potestades do mal. Rio de Janeiro: CPAD, 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário