AS SUTILEZAS DE SATANÁS CONTRA A IGREJA DE CRISTO
Ao observar a Verdade Prática compreende-se a
origem e a forma como os ataques contra a igreja são conduzidos, assim como entende
que cada cristão tem como missão combater o bom combate com a utilização das
armas espirituais.
De forma sutil e
sorrateira, o Diabo desfere ataques à Igreja. É preciso que cada crente saia ao
combate com as armas espirituais dadas por Deus.
A palavra-chave para ter a devida
aplicabilidade da lição é sutileza. Termo que tem como significado:
perspicácia, habilidade, simplicidade; de fato, corresponde com o indivíduo (ser)
que tem como característica e atua de forma sutil.
I – A IGREJA
SOB ATAQUE
O objetivo do presente tópico é mostrar que a
Igreja está sob ataque de Satanás. Logo, para entender o presente
tópico torna-se necessário, primeiramente conhecer Satanás e suas ações
maléficas para depois entender que a sutileza do mesmo se manifesta de forma
externa e interna ao seio da Igreja.
Sobre
a origem de Satanás compreende-se que ele foi criado como
anjo de Deus, de exalada posição e ordem, possuidor de grande beleza e
resplendor pessoais, dotado de poder e sabedoria superiores, até que a
iniquidade foi achada nele, quando procurou tomar a posição e as prerrogativas
pertencentes a Deus. (BANCROFT,
2006, p. 303)
No que se refere a Satanás possuir
personalidade percebe-se que:
Ele fala e possui capacidade argumentativa (Jó
1.9-11).
Ele possui conhecimento, pois ele conhecia a
vida de Jó (Jó 1.10).
E além de tudo Satanás é perspicaz (Ef 6.11).
E tendo como
base Efésios 6.11 conclui se que Deus é a
proteção do cristão contra o mal e o maligno. Paulo usou a armadura usada pelo
soldado romano em combate como uma alegoria da proteção espiritual que o
cristão desfruta, tendo a salvação, a justiça, o evangelho e a Palavra, a fé, a
paz como poderosas armas à sua disposição para combater o bom combate e vencer. (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, 2013, p. 514)
A sutileza de Satanás contra a Igreja ocorre
de forma externa, principalmente utilizando dos meios políticos e jurídicos, enquanto
que no cenário interno Satanás atua de forma que os princípios do cristianismo
sejam abandonados, exemplo:
[...] Dessa forma,
práticas que anteriormente eram vistas como pecaminosas ou inadequadas para o
líder cristão, tais como o adultério e o divórcio, são cada vez mais aceitas
sem maiores contestações. Não é incomum vermos grandes líderes envolvidos em
escândalos sexuais e, da mesma forma, trocando suas esposas por outras mais
jovens. (GONÇALVES, 2022, p. 15)
II – A NATUREZA
DO ATAQUE
Descrever a natureza do ataque é o objetivo
específico do presente tópico. Portanto, a natureza do ataque é natureza
espiritual e moral.
Os ataques são conduzidos por espíritos
enganadores, isto é, por demônios, assim sendo conclui-se que os ataques são de
ordem espiritual. Para Bancroft os anjos maus
(demônios) são empregados na execução dos propósitos
de Satanás, que são diametralmente opostos aos propósitos de Deus, e estão
envolvidos nos obstáculos e danos contra a vida espiritual e o bem estar do
povo de Deus (2006, p. 301).
O propósito é denegrir espiritualmente e
moralmente os que representam a Deus, por isso, é necessário que o crente seja
vigilante e lute de forma espiritual, pois a luta é espiritual, tornando assim
uma batalha espiritual que corresponde com a atuação dos cristãos por meio da
pregação do Evangelho (atividade desenvolvida com oração e jejum), objetivando
a libertação dos que se encontram cativos, pois há seres malignos que conspiram
contra tudo o que pertence a Deus.
III – AS ESFERAS
DO ATAQUE
Elencar as esferas do ataque é o objetivo
específico do presente tópico.
É necessário entender que primeiramente o
ataque se dar na esfera religiosa, fator determinante para a atuação de Satanás
é a apostasia. A apostasia é adultério espiritual, ou seja,
é traição a Deus. Assim comenta Lima:
Apostasia (gr. apostasia)
significa desvio, afastamento, abandono. Tem o sentido também de revolta,
rebelião, no sentido religioso. Numa definição clara, apostasia quer dizer
abandono da fé [...] Apostasia, no original do Novo Testamento, vem do verbo
aphistemi, com o sentido de rejeitar uma posição anterior, aderindo a posição
diferente e contraditória à primeira fé, repelindo-a em favor de nova crença. (2015, p. 23)
A apostasia é o abandono premeditado da fé. E
conforme os ensinos bíblicos é tipo de adultério espiritual. No contexto
ministerial há líderes que se apostataram da fé, abraçando posições que outrora
eram rejeitas pelo mesmo. Porém, o maior problema causado por tal atitude se
refere ao desvio de uma comunidade. Líderes que mudam suas concepções
erroneamente levam consigo inúmeras pessoas. E pelo o passar do tempo percebe o
fracasso espiritual de inúmeras famílias. Logo, é necessário que o cristão seja
vigilante para não cair em tentação.
Enquanto que na esfera social o cristão é
atacado constantemente pela mídia e pela cultura, porém em cada momento o mesmo
deverá ser integro com Cristo e com os ensinamentos recebidos do Senhor.
IV – A IGREJA
PROTEGIDA
Por fim, pontuar os instrumentos de proteção da Igreja
é o objetivo do específico do quarto tópico. A Palavra e a oração são
instrumentos eficazes para proporcionar a vitória espiritual.
A Palavra e a oração possui poder
santificador que se caracteriza em permitir que o crente tenha uma vida
espiritual que agrade ao Senhor, assim como permita que este se desvie de toda
bandeja que tenha como objetivo desviar o crente de seu alvo que é o Senhor
Jesus.
Portanto, que o crente a cada dia medite na
Palavra do Senhor e o busque em oração.
Referências
BRANCROFT.
Emery H. Teologia Elementar, doutrina e
conservadora. São Paulo: Editora Batista Regular, 2006.
GONÇALVES,
José. Os ataques contra a Igreja de
Cristo: As sutilezas de Satanás nestes dias que antecedem a volta de Jesus
Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2022.
LIMA,
Elinaldo Renovato de. O Final de todas
as coisas, esperança e glória para os salvos. Rio de Janeiro: CPAD, 2015.
RADMACHER, Earl D. ALLEN, Ronaldo B. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Novo
Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel,
2013.
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