Deus é Fiel

Deus é Fiel

quarta-feira, 15 de junho de 2022

EBD - Subsídio da Lição: A bondade de Deus em nos atender

 A bondade de Deus em nos atender

A lição “A bondade de Deus em nos atender” apresenta a seguinte descrição na verdade prática:

Deus é um Pai amoroso que concede aos seus filhos aquilo que realmente é bom para eles.

É importante frisar que:

Na Bíblia, a bondade não é compreendida apenas por uma definição de termos, mas, sim, de essência, posto que Deus é bom por natureza, dEle emana todos os bons atos de bondade, pois Ele é amor (GOMES, 2022, p. 139).

Sendo que a presente lição tem como objetivos específicos: Compreender o significado da bondade de Deus; Conscientizar de que só existem dois caminhos; e, Advertir contra a mentira dos falsos profetas.

I – A BONDADE DE DEUS

O meio para receber, encontrar e obter porta aberta, é: pedir, buscar e bater. Porque aquele que pede recebe; e o que busca encontra; e, ao que bate, se abre (v.8). Lembrando que Jesus instrui aos ouvintes a respeito da lei da semeadura quando assim expressou: Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas (v12).

Portanto, aqui Jesus retorna o assunto da oração, e incentiva seus ouvintes a pedirem, buscarem e a baterem (RICHARDS, 2008, p. 36).

Vale ressaltar que a bondade de Deus se manifesta quando as orações são atendidas, e estas serão atendidas pelas seguintes verdades:

a) Orações que são feitas segundo a vontade de Deus: e esta é a confiança que temos nele, que se pedirmos alguma coisa segundo a Sua vontade, Ele nos ouve (1Jo 5.14).

b) Orações que são feitas em nome de Jesus: e tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei. (Jo 14.13,14).

c) Quando vivemos em plena comunhão com Deus e com sua palavra: se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito (Jo 15.7).

II – HÁ DOIS CAMINHOS PARA ESCOLHER

Há uma porta larga e um caminho espaçoso que conduz à perdição. Mas, há o caminho apertado e uma porta estreita que conduz à vida. Sendo que a maioria das pessoas neste mundo tem as mesmas atitudes dos escribas e fariseus. Elas simplesmente acreditam na salvação pelas boas obras, Jesus faz uma interpretação muito diferente da Lei, a regra de vida daqueles que o seguiram. Ele a coloca ao nível do coração e, ao fazer isso, exclui muitos de Seu Reino (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, 2013, p. 103).

A porta estreita indica que dá para passar apenas uma pessoa, verdade que para Gomes (2022) teologicamente corresponde com a impossibilidade de passar por ela quem tenha muita bagagem que corresponda com a justiça pessoal, o egoísmo, a avareza e até mesmo com o rancor.

Os dois caminhos indicam que há uma direção a ser seguida. O caminho espaçoso corresponde com a direção que finaliza na perdição. Já o caminho apertado corresponde com a direção que finaliza com a consumação conforme a vontade divina, em que o cristão estará eternamente com o Senhor.

Em suma, a caminhada do cristão se resume em escolhas. [...] Caso escolhamos viver um cristianismo que permite tudo, nosso destino estará comprometido, porém se optarmos em viver uma vida santa, entrando pela porta estreita e trilhando o caminho apertado, nosso futuro será maravilhoso (GOMES, 2022, p. 143).

III – A MENTIRA DOS FALSOS PROFETAS

Profeta é aquele que recebe de Deus a mensagem, e tem como missão transmitir a mensagem aos destinatários da palavra do Senhor. Porém, o falso profeta é aquele que diz em nome de Deus, sem que Deus tenha falado. Diz representar a Deus sem que Deus o tenha escolhido e sem que Deus o envie.

Por isso, é necessário que o crente tenha cuidado com as aparências, lembrando que os falsos profetas serão detectados pelos os frutos, pois O futuro aqui prova a real essência ou natureza do que a coisa é, apontando para duas coisas: os ensinos e as obras desses impostores (GOMES, 2022, p. 144).

Referência:

GOMES, Osiel. Os valores do Reino de Deus: a relevância do Sermão do Monte para a Igreja de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2022.

RADMACHER, Earl D. ALLEN, Ronaldo B. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Novo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.

RICHARDS. Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário