Deus é Fiel

Deus é Fiel

sábado, 13 de agosto de 2022

Lições Bíblicas Jovens – Subsídio para a aula da Escola Bíblica Dominical –QUEM SEGUE A CRISTO ANDA EM FIDELIDADE

QUEM SEGUE A CRISTO ANDA EM FIDELIDADE

Conforme o resumo da lição:

O soldado, o agricultor e o atleta são excelentes imagens para refletir sobre a fidelidade de cada crente no Reino de Deus.

Lembrando que A fidelidade cristã é um processo de enriquecimento contínuo, isto é, não existe um ápice de lealdade que se atinja e de lá não se siga mais nada. O ideal do fluxo ininterrupto da comunhão com Deus é um fato incontroverso nas Escrituras: amor, fidelidade, conhecimento. São todas categorias que a Bíblia apresenta como participantes de uma sucessão permanente de progresso. (BRAZIL; OLIVEIRA; BUENO, 2022, p. 79)

A presente lição tem como objetivos:

Mostrar que precisamos ser fiéis ao Senhor como um soldado;

Saber o significado de ser fiel como um atleta;

E, Compreender que precisamos ser fiéis como um agricultor.

I – FIEL COMO UM SOLDADO

Um princípio básico que destaca o soldado é que no desenvolver de suas atribuições o soldado possui foco de vida estabelecido. Principalmente quando o soldado está na guerra o mesmo não se perde em seus pensamentos, pois tal perca conduzirá a ações que o conduza a uma derrota.

O soldado é também, além de ser definido por possuir foco, fiel até mesmo em momentos improváveis. No sofrimento o soldado deverá manter fidelidade aos seus princípios até que custe a própria vida.

[...] Somos chamados para sermos cristãos e, assim sendo, cada vez mais focados na missão divina que nos foi conferida, sem nenhum embaraço, lutando a peleja da vida como bom guerreiro de Jesus Cristo (BRAZIL; OLIVEIRA; BUENO, 2022, p. 85)

Assim como o soldado o cristão deverá manter a fidelidade para com Deus, tendo foco em sua caminhada e missão, assim como não perder de vista a identidade cristã em meio ao sofrimento.

Fiel é a condição daquele que, podendo fazer inúmeras outras escolhas, persiste em seguir no seu relacionamento com alguém. No caso da fidelidade ao Senhor, essa constância comunal implica numa completa rejeição da idolatria, o que seria a materialização da infidelidade ao Criador. (BRAZIL; OLIVEIRA; BUENO, 2022, p. 80)

Portanto, a maior lição que o cristão deverá aprender do soldado em sua prática que corrobora para com a fidelidade corresponde com a disciplina, pois quem tem foco e é obediente até em meio ao sofrimento se notifica por ser uma pessoa disciplinada aos princípios estabelecidos.

II – FIEL COMO UM ATLETA

Enquanto que o soldado outorga o ensino da fidelidade associada ao ato da disciplina voltada para com o foco estabelecido, o atleta ensina que a fidelidade se associa com a dedicação, abnegação e seriedade. A dedicação dos atletas no período do Novo Testamento chamou a atenção do apóstolo Paulo no que tange a dedicação para alcançar uma coroa corruptível, os atletas se dedicavam por terem o autocontrole do corpo, fator que se torna indispensável para o crente nos dias atuais.

A trajetória de um atleta não corresponde com facilidade, mas outorga por meio da disciplina e dedicação à conquista da glória. Pois, para alcançar o objetivo que é o pódio o atleta precisa ter abnegação e paciência, assim como renunciar desejos próprios e do momento para vitórias futuras.

III – FIEL COMO UM AGRICULTOR

O agricultor tem como características além da disciplina em ser dedicado a atividades trabalhosas que requer paciência, ser totalmente zeloso para com o trabalho de suas mãos.

É necessário entender que o plantio é desafiador e requer do agricultor paciência e esperança. Paciência no aguardar no espaço de tempo o desenvolvimento até os frutos, já esperança em saber que o fruto se concretizará como resultado de fatores externos e principalmente pela ação do seu trabalho.

Referências

BRAZIL, Thiago; OLIVEIRA, Marcelo; BUENO, Telma. Imitadores de Cristo: ensinos extraídos das Palavras de Jesus e dos apóstolos. Rio de Janeiro: CPAD, 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário