Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 30 de agosto de 2022

Sara pela fé recebeu a virtude de ser mãe fora da idade

Sara pela fé recebeu a virtude de ser mãe fora da idade

Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido (Hb 11.11).

Pelo legado de Abraão compreende-se que sua esposa também tinha o mesmo princípio de fé. Logo, fica evidente pelo texto (Hb 11.11) que Sara acreditava que para Deus nada era impossível, mesmo que em determinado momento ela sorriu.

Com Sara aprendem-se três elementos essências para a prática diária do cristão: primeiro, é necessário andar junto; segundo, cuidado para não errar ao desejar ajudar alguém; e, terceiro, é necessário andar por fé e não por vista.

Caminhando em unidade

Sara seguiu Abraão de Ur até Canaã (Gn 11.31). Deus fez aliança com Abraão. Sara estava diretamente envolvida no pacto abraâmico. Porém, ela poderia rejeitar ou questionar, mas no descrever da narrativa bíblica percebe-se que ela não hesitou. Ela permaneceu fiel e íntegra ao que Deus tinha para com a sua família.

Deus não retira o cônjuge das responsabilidades outorgada ao outro. Pois, o que Deus outorga com responsabilidade a um dos consortes, também se insere e abrange no agir do outro. Deus fez promessa a Abraão, logo, compreende-se que Sara estava diretamente envolvida para com a concretização destas promessas.

O andar em unidade indica que o amor será a consonância entre a fraqueza e a força. Deus levanta pessoas para auxiliar outros. Deus outorga habilidades para o ser humano para que em sua identidade formativa contribua para com o progresso do seu próximo.

Sara não hesitou em andar com Abraão e o que mais encanta é que ela andou mediante a conformidade de quem teme ao Senhor.

Ajude sem cometer erros

Quem caminha junto não poderá deixar se levar pela síndrome de se ver incompetente. De fato todo o ser humano possui habilidades e defeitos específicos, porém cada um é útil no que Deus tem lhe outorgado.

Sara percebeu sua limitação fisiológica, era estéril, mas ao mesmo tempo em que suas limitações foram lhe moldando, também foram lhe dando descrições de como poderia agir. O grande desastre de Sara foi agir sem compreender de fato o que Deus teria como direção para com a sua família. Sara de prontidão ofereceu sua ama ao patriarca Abraão. Desta atitude que inicialmente parecia a solução trouxe para com a humanidade um dos piores desastres regionais já existentes, conflitos no Oriente Médio.

O problema em entender as limitações fisiológicas é o agir de maneira intolerante e erradamente no que tange o aspecto espiritual.

Ande por fé e não por vista

O andar por vista corresponde em crer apenas ao ver. Já o andar por fé corresponde em crer sem ver.

Sara por andar com Abraão esperando o cumprimento da promessa indica que ela era uma mulher que acreditava no Senhor. O confiar na Palavra do Senhor outorga aos cristãos o entendimento da certeza do cumprimento das promessas, por mais que aos olhos humanos pareçam que não irão se cumprir, o crente sabe que no momento de Deus toda boa obra se notificará.

É cabível que o crente entenda qual seja a boa, perfeita e agradável vontade do Senhor. Pois, a fé não é eliminada quando há percas no meio cristão. A fé garante ao crente em meio às derrotas a certeza em Quem o mesmo tem crido.

Deus prosperou Abraão em sua trajetória, logo, entende-se que Deus abençoou a Sara no seu palmilhar, pois Deus outorgou a Sara a virtude de ser mãe fora da idade. Sara se destaca por ser uma mulher virtuosa em confiar no Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário