Deus é Fiel

Deus é Fiel

quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Subsídio para a aula da EBD: A SUTILEZA DAS IDEOLOGIAS CONTRÁRIAS À FAMÍLIA

A SUTILEZA DAS IDEOLOGIAS CONTRÁRIAS À FAMÍLIA

Ao observar a Verdade Prática compreende-se que a sociedade tem apresentado na contemporaneidade ideias que vão na contra mão dos ensinos Bíblicos, pois Biblicamente a família tem como características destacáveis por ser heterossexual, monogâmica e indissolúvel, porém a sociedade tem como foco desestruturar esse princípio.

Dentre os muitos perigos que a sociedade contemporânea enfrenta estão aqueles de natureza ideológica que planejam destruir a família.

A palavra-chave para ter a devida aplicabilidade da lição é família.

I – FAMÍLIA, PROJETO DE DEUS

O objetivo do presente tópico é Abordar a família como um projeto especial de Deus.

Lembrando que a família é uma instituição. Na sociedade cinco instituições são categoricamente estudas pela sociologia, que são: o Estado, a escola, a empresa, a igreja e a família. Vale ressaltar que existe família que não possui credo e nem participam de cultos religiosos, porém não existe igreja sem família. Verdade que permite compreender que a família é a célula mater da sociedade.

Por ser a célula mater compreende-se que a família está presente em todas as repartições sociais, fator que permite entender que a família é a base da sociedade. Logo, caso deseje alterar a cultura de um determinado grupo social, altere a sua célula mater, esta é a descrição dos que são contrários a verdade Bíblia da existência da família heterossexual, monogâmica e indissolúvel.

Os dois próximos parágrafos foram retirados do texto FAMÍLIA, OBRA PRIMA DE DEUS postado neste blog no dia 03 de maio de 2022.

No que tange os propósitos de Deus para com a família visíveis em Adão e Eva compreende-se que a unidade e a procriação são planos de Deus para com a formação do lar. Unidade, pois “deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” (Gn 2.24), esta unidade corresponde a tornar-se uma carne unificada, cimentada, isto é, sólida. A relação do propósito com a procriação corresponde com a descrição de Gênesis 1.28 que está escrito: “Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra”.

Para com as demais famílias de forma generalizada Deus tem como plano a proteção, a prosperidade e principalmente a salvação. Ao patriarca Abraão o Senhor prometeu que “em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gn 12.3). Pode definir no presente texto que a bênção da promessa da salvação seria propagada para com todas as nações.

II – FUNDAMENTOS DA FAMÍLIA CRISTÃ

Elencar os fundamentos da família cristã é o objetivo do presente tópico. Portanto, os fundamentos da família cristã são a união monogâmica, a união heterossexual e a união indissolúvel.

Sobre a união ser monogâmica entende-se que:

Na perspectiva bíblia, o casamento é feito entre um homem e uma mulher debaixo da ordem divina (Gn 2.24). Isso é muito sério e tem que ser levado em consideração. Paulo disse que não podemos nos conformar com o modelo ou estilo de vida dessa sociedade (Rm 12.1,2). Por exemplo, é dito para os jovens hoje que antes de se casarem podem experimentar o sexo para ver se combinam com seu parceiro, contudo, a Bíblia ensina justamente o oposto. (GOMES, 2022, p. 63)

Na citação acima também se torna visível que o casamento é heterossexual, pois o casamento é feito entre um homem e uma mulher, homem e mulher permite entender que o casamento é monogâmico, assim como é heterossexual por se trata de um homem e uma mulher.

Por fim, o terceiro fundamento corrobora para o entendimento que o casamento é indissolúvel, ou seja, o casamento deverá ser desfeito apenas por dois atos. Primeiro o ato da própria vida com a morte de um dos cônjuges. Segundo com o ato de traição, ou seja, o adultério. Porém, o propósito do Senhor é o que Deus uniu não separe o homem.

III – A SUTILEZA DA NOVA CONFIGURAÇÃO FAMILIAR

Na sociedade brasileira ocorreu no ano de 2011 a legalidade da união homoafetiva, tal ação corrobora para entender que a sutileza da nova configuração de família está mais presente na sociedade do que a igreja imagina, portanto Esclarecer as sutilezas da nova configuração familiar é o objetivo do presente tópico.

A sutileza se manifesta em duas etapas básicas. Primeiramente nos meios institucionais tornando a ideia natural para que os indivíduos sociais aceitem sem discriminarem (isto é, aceitem forçadamente). Porém, uma vez tendo imposto a ideia na sociedade partem para os moldais legais, isto é, com aprovação de leis que ratifiquem suas ideias.

É válido entender que a ideologia de gênero:

[...] rouba símbolos, significados da cultura e da história para descontextualizá-los, elaborando seus enunciados a fim de que pareçam técnicos, científicos, com algum valor tradicional. Além disso, recorre à manipulação do discurso das eras antigas para dar sustentação e credibilidade ao que apregoa, ainda que seja mais uma ideologia marxista ou invenção matematicamente criadas (LOBO, 2016, p. 20)

IV – PRINCÍPIOS BÍBLICOS PARA UMA FAMÍLIA SÓLIDA

Por fim, a família assim como a igreja tem papel fundamental na defesa e proteção dos princípios bíblicos para com a formação da família, logo, o objetivo do presente tópico é Apontar os princípios bíblicos para uma família sólida.

Cabe aos pais a transmissão dos valores cristãos, lembrando que o livro a ser utilizado para a educação cristã é Bíblia Sagrada. É cabível também a igreja a instrução para com os valores cristãos, assim como deverá enfatizar em seus cultos de forma contínua trabalhos voltados para com a família, por exemplo, a realização de:

Seminário para a família.

Semana da família.

Ministração de cultos de ensino tendo como série a compreensão da família como instituição cristã.

Portanto, que nestes tão difíceis dias o Senhor abençoe e proteja a família cristã.

Referência:

GOMES, OSIEL. Os valores do Reino de Deus: a relevância do sermão do monte para a igreja de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2022.

LOBO, Marisa. Famílias em perigo: o que todos devem saber sobre a ideologia de gênero. Rio de Janeiro: Central Gospel, 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário