A SUTILEZA DO ENFRAQUECIMENTO DA IDENTIDADE PENTECOSTAL
A Verdade Prática outorga a compreensão que a
doutrina pentecostal se diferencia por dois elementos básicos, que são: o
batismo no Espírito Santo e o falar em línguas.
A doutrina do Batismo no
Espírito Santo e o falar em línguas como sua evidência são um distintivo
pentecostal mantido pela nossa igreja.
Portanto, a palavra-chave para ter a devida
aplicabilidade da lição é enfraquecimento. Entende-se que ao enfraquecer uma
doutrina os opositores estarão enfraquecendo a base formadora de um determinado
grupo social, logo, a sutileza do inimigo ao buscar enfraquecer a doutrina
pentecostal propõe alterar a base do Evangelho de Jesus Cristo.
É válido lembrar que o batismo no Espírito
Santo é o,
Revestimento de poder que
segundo os evangelhos e os Atos dos Apóstolos, segue-se à verdadeira conversão
a Cristo Jesus. Torando-se realidade no cenáculo, na casa de Cornélio e entre
os doze de Éfeso, a experiência do batismo no Espírito Santo fez-se padrão na
vida dos seguidores do Nazareno. (ANDRADE,
1997, p. 48)
I – O
PENTECOSTALISMO BÍBLICO
O objetivo do presente tópico é Conceituar o Pentecostes Bíblico. Há dois textos
fundamentais para a compreensão do presente tópico, Joel 2.28 que trata do
Espírito Santo como promessa e Atos 2.1-4 que ratifica pela concretização a
promessa proferida em Joel.
O Espírito Santo operava no contexto histórico
do Velho Testamento por meio de manifestações e não por habitar nos convertidos
ao Senhor. Assim sendo Deus usa o profeta Joel para profetizar a respeito da
operação do Espírito Santo em período futuro. Entretanto, no livro
do profeta Joel encontra se a citação clara do derramamento do Espírito Santo:
E há de ser que, depois,
derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas
profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
Também sobre os servos e sobre as servas, naqueles dias, derramarei o meu Espírito.
A profecia de Joel é abrangente, e não se
limita a títulos nem tão pouco a classe social. O texto é claro a toda carne. A
profecia é também de abrangência ministerial, velhos e jovens serão renovados e
qualificados para o serviço ao Senhor.
A palavra sonhos utilizada no texto de Joel
se refere ao sonho que traz uma revelação de Deus sobre seu plano para o
momento correspondendo a um indivíduo ou a um grupo.
Além de sonhos a profecia de Joel trata se
das visões que os jovens, não normais, pois seriam selecionados, totalmente
preparados, com cerca de 20 anos e cheios de vigor seriam. Visões que quer
dizer perceber ou prever. A palavra corresponde a visões sobrenaturais e
geralmente possuía um destino com o objetivo outorgar uma mensagem ao público.
Já em Atos percebe-se que se cumpriu o que estava
escrito em Joel. O Espírito Santo foi derramado sobre todos os que estavam no
cenáculo e assim à igreja cristã iniciou sua atividade correlacionada com a
propagação do Evangelho transformador.
II – O DISTINTIVO
PENTECOSTAL DE NOSSA IGREJA
O tópico em apreço tem como objetivo
específico Identificar o distintivo pentecostal de
nossa igreja. Portanto, é necessário entender-se que os dons
espirituais são atuais e que o falar em línguas estranhas é a evidência física
para a compreensão que alguém é batizado no Espírito Santo.
O fenômeno pentecostal do
falar em línguas estranhas (gr. Glossolalia) tem dois aspectos. O primeiro é o
falar línguas estranhas como evidência do batismo com o Espírito Santo. O
segundo é o dom de variedade de línguas (RENOVATO,
2021, p. 61).
A atualidade dos dons espirituais permite
compreender ainda que o batismo no Espírito Santo é a engrenagem para que o
cristão palmilhe mediante a atuação do Espírito Santo na concretização dos dons
espirituais.
III – MANTENDO
A CHAMA PENTECOSTAL ACESA
Conscientizar a respeito
da manutenção de nossa identidade pentecostal é o objetivo do presente tópico. O
tópico em apreço permite compreender a abrangência da promessa, pois:
A promessa vos diz
respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos
Deus, nosso Senhor, chamar (At
2.39).
Neste versículo fica claro que o batismo com
o Espírito Santo possui uma abrangência, isto é, todos quantos Deus, nosso
Senhor, chamar. No Novo Testamento tanto os judeus como os gentios foram cheios
do Espírito Santo, isto sem acepção de pessoas, conforme a profecia de Joel.
Assim, como Deus usou o profeta Joel para
profetizar o dia de pentecoste com a descida do Espírito Santo, em Atos
capítulo dois, Deus usa o apóstolo Pedro para confortar e esclarecer aos
crentes a respeito do batismo com o Espírito Santo.
Portanto, para receber o Batismo com o
Espírito Santo é necessário, convicção da promessa, pois o próprio Jesus
descreveu o batismo como promessa do Pai (Lc 24.49) e em segundo, viver uma
vida de oração, consagração, obediência e o cuidado com a espiritualidade. Em
suma, o dia de pentecoste é bíblico e o batismo com o Espírito Santo é para os
dias de hoje. E cabe a cada cristão não apagar a chama do Espírito Santo, pois
assim escreveu o apóstolo Paulo: não extingais o
Espírito (1Ts 5.19).
Referência:
ANDRADE,
Claudionor Corrêa de. Dicionário
Teológico: Com definições etimológicas e locuções latinas. Rio de Janeiro:
CPAD, 1997.
RENOVATO,
Elinaldo. Dons Espirituais e
Ministeriais: Servindo a Deus e aos homens com poder extraordinário. Rio de
Janeiro: CPAD, 2021.
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