Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Abraão Exemplo de Fé.

Abraão Exemplo de Fé.
Texto: 6- É o caso de Abraão, que creu em Deus, e isto lhe foi imputado como justiça.
7- Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão.
8- Ora, tendo a Escritura prevista que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti.
9- De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão. (Gálatas 3.6-9).
INTRODUÇÃO
Abraão é um dos maiores vultos da história. Dele descendem os judeus e os árabes. Estes últimos por parte de Ismael. De Abrão, pai da altura, passou a ser chamado de Abraão que tem por significado pai de uma multidão de nações (Gn 17.5). Foi chamado aos 75 anos de idade (Gn 12.4), teve o nome mudado aos 99 anos de idade (Gn 17.1) e teve o seu filho aos 100 anos de idade (Gn 21.5).
 
Dentre as características de Abraão três nos chama atenção: primeira, foi chamado de amigo de Deus (Is 41.8); segunda característica, é chamado de o fiel Abraão (Gl 3.9) e por fim, como terceira característica, é considerado como o pai de todos nós (Rm 4.16).
I – O CRENTE ABRAÃO.
1- Característica do chamado de Abraão. O chamado de Abraão teve características que o diferencia de outros personagens bíblicos.
a) O chamado de Abraão foi pela fé (Hb 11.8). Isto indica que o patriarca não andava por vista (2 Co 5.7), mas por ser justo viveu pela fé, pois o justo viverá pela fé (Rm 1.17) e o mesmo sabia que sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11.6).
b) O chamado de Abraão exigiu a mudança de localidade. A mudança foi de Ur dos caldeus para ir a Canaã (Gn 11.31). A primeira mudança que Deus requer do ser humano ao chamá-lo é que o mesmo mude de atitudes. Atitude é a tendência de uma pessoa de julgar tais objetos como bons ou ruins, desejáveis ou indesejáveis. Portanto, há atitudes que menosprezam o próprio ser das pessoas, tais como atitudes egoístas, que não visualizam a vontade de Deus para si.
c) teve um preço a ser pago. A renúncia da terra, da parentela e da casa são demonstrações do preço elevado pago por Abraão (Gn 12. 1). Abraão renunciou a terra natal, o conforto do lar, os amigos, o tradicional estilo de vida, o direito de habitar entre os teus, o direito de ter uma velhice tranquila e o direito de dirigir a sua própria vida. Será que você esta pronto para pagar tal preço?
Renunciar é abrir mão de bens pessoais para servir a outros conforme a vontade de Deus.
2- Os ganhos de Abraão. Deus supre a caminhada. Tal afirmativa é notória na vida de Abraão, pois o mesmo aos setenta e cinco anos era incompleto em se tratando da ausência de um filho. Deus chama o patriarca. O patriarca obedece, logo vem o primeiro resultado o nascimento do filho da promessa.
Porém, antes que a promessa do filho se concretizasse Deus mudou o nome de Abrão para Abraão. Quando o ser humano obedece ao chamado primeiramente Deus muda o nome do mesmo, retirando todo o significado de dor, sofrimento, angústia e de exaltação para o nome de bênção.
Abraão não ficou preso em um passado esquecido. Todavia, a experiência de vida de Abraão em conhecer e obedecer ao chamado de Deus para a sua vida fez do mesmo um dos personagens mais ilustre da história da humanidade. A importância do patriarca não estar limita na escrita bíblica. Ganhou campo e dimensão gigantesca. Tal dimensão foi conquistada pela obediência ao chamado.
Fico a pensar em tantos homens que possuem um ministério reconhecido e respeitado no cenário mundial e chego a imaginar o que eles renunciaram para conquistarem tais dimensões. Portanto, exerça com sabedoria e obediência o chamado de Deus na sua vida.
II – VIDA ETERNA MAIOR HERANÇA.
1- Benditos com o crente Abraão. A palavra “benditos” corresponde a abençoados. Neste contexto tal palavra tem como significado “adoção à herança da vida eterna”. Porém, Paulo chama os da fé de filhos de Abraão. A fé de Abraão corresponde a olhar para frente e não em crer com base naquilo que se cumpriu, mas na esperança daquilo que é promessa que se tornará uma realidade.
O homem não é eterno, pois o mesmo tem origem. Deus é eterno pois Deus não tem origem e nem fim. Deus em seu infinito amor outorgou aos seres humanos a oportunidade de se salvarem e obterem a vida eterna. Logo, o crente tem a promessa de vida eterna, porém para cumprimento da mesma, o cristão precisa ser obediente a Deus e andar segundo a fé.
2-  O justo vive pela fé. A citação realizada pelo apóstolo Paulo foi empregada nos escritos do profeta Habacuque. No contexto bíblico viver pela fé é assumir a forma de bendito, ou seja, de bênção para os outros. Ser uma bênção é ser transmissor das dádivas divina. O que Deus outorga para uns é para que por meio destes outros tantos sejam abençoados. Por fim, só vive pela fé quem é bendito no Senhor.
Viver pela fé também indica que o cristão venceu a maldição da lei. Porém, que maldição é está? Conforme o contexto (v.13) “maldito todo que for pendurado no madeiro”, isto é, a maldição corresponde à condenação.
A lei condena. Portanto, por mais que pessoas sejam livres por intermédio de uma ação jurídica a lei existe para condenar. Por isso, Jesus Cristo se fez maldito para nos justificar pela fé.

Conforme João Calvino: “Jesus é a nossa justiça. A misericórdia de Deus é a causa de nossa justiça. A morte e a ressurreição de Cristo obtiveram a justiça por nós. A justiça é outorgada por meio do evangelho. Obtemos a justiça pela instrumentalidade da fé”.
Tal citação permite enfatizar que a justiça possui um autor, Jesus. A justiça tem a misericórdia divina como causa. Os elementos para a obtenção da justiça são a morte e a ressurreição de Jesus. A justiça chega ao indivíduo por meio do evangelho e o terceiro elemento para a obtenção da justiça é a fé do indivíduo em Deus.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário