Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 6 de agosto de 2013

O Poder da Pregação da Fé.


O Poder da Pregação da Fé.  

Texto: Aquele, pois, que vos dá o Espírito e que opera maravilhas entre vós o faz pelas obras da lei ou pela pregação da fé? (Gálatas 3.5).
INTRODUÇÃO
Paulo ao dá ênfase ao segundo assunto da epístola aos gálatas inicia chamando os membros da referida localidade de insensatos, ou seja, indivíduos que não pensavam antes de agirem.
Ao continuar Paulo faz interrogações reflexivas tendo como objetivo o retorno dos gálatas ao autêntico ensino da Palavra de Deus. Porém, somando ao crédito outorgado a Palavra era necessário que também viesse a valorizar aqueles que padeceram em prol da pregação do evangelho.

I – FASCINADOS A OBEDECER À VERDADE.
1- Ensino autêntico da Palavra. A Palavra de Deus deverá ser ensinada e pregada a tempo e fora de tempo (2 Tm 4.2), para que haja progresso espiritual e intelectual da igreja que pertence ao Senhor Jesus (2 Pe 3.18).
Os frutos do autêntico ensino da Palavra são; salvação dos perdidos, edificação dos salvos e consolação para com os chamados. Nenhuma Palavra enviada por Deus retorna sem seus efeitos (Is 55.11), isto indica que a Palavra de Deus é poderosa e proveitosa para ensinar, redarguir, corrigir e para instruir em justiça (2 Tm 3.16).
2- Consequências pela ausência do ensino bíblico. Paulo quando escreveu aos coríntios enfatizou que muitos membros da presente igreja estavam fracos, doentes e muitos que dormiam (1 Co11.30). É evidente que o assunto do capítulo trata se da Santa Ceia, porém, para que os membros participassem adequadamente do trabalho espiritual, os mesmos, deveriam ter contato direto com a Palavra de Deus, isto é, sem vivenciar o ensino bíblico não tem como desenvolver uma vida frutífera na presença do Senhor.
As igrejas na Galácia deixavam de observar o ensino da Palavra de Deus. Ensino que era provindo dos pastores e dava créditos a mensagens contrárias a fé cristã.

II – A INSENSATEZ DOS GÁLATAS.
1- A insensatez dos gálatas. Insensatez é proveniente de pessoas que não pensam antes de agirem. Isto indica que os gálatas não pensaram nas consequências de suas escolhas e, por isso, Paulo chama-os de insensatos por duas vezes em um único parágrafo.
Primeiramente, Paulo ao indicar os gálatas como insensatos associa com a não obediência da verdade (Gl 3.1), onde ocorre uma interrogação: quem vos fascinou para não obedecer (Gl 3.1). Logo, se percebe que atitudes desenvolvidas por cada indivíduo há de certa maneira a influencia de outros.
Já em segundo, Paulo expõe o retrocesso dos gálatas (Gl 3.3), pois começaram no Espírito e tudo indicava que acabariam na carne.
2- Reflexões provenientes das interrogações. Em um único parágrafo o apóstolo Paulo faz cinco interrogações, sendo que estas interrogações são corretivas e reflexivas.
A correção torna se presente quando Paulo enfatiza que houve desobediência à verdade e também quando os gálatas deixaram de observar as origens no que corresponde a salvação.
Mas, as interrogações são também reflexivas, ou seja, tinha por propósito fazer com que a igreja viesse a compreender o valor da pregação da fé.

III – O PODER DA PREGAÇÃO.
Jesus ao falar com os discípulos na grande comissão deixou claro que os sinais seguiriam aos crer (Mc 16.16). Porém, também ficou claro que os sinais seguiriam aos cristãos de acordo com a obediência a missão.
Quando o evangelho é pregado Deus realiza por sua infinita misericórdia prodígios e milagres no meio do povo. Milagres da prosperidade, da restituição, da restauração e do julgamento são por Deus, concretizados no meio do povo, para que ocorra: libertação do oprimido, alegria para a pessoa curada, e glorificação ao Senhor.
Por outro lado, percebe se que, Deus por meio dos milagres é louvado e o evangelho é pregado. E é pregado com poder.

Em suma, a mensagem do evangelho é poderosa em Deus, pois a origem da mensagem pertence ao Senhor. O homem é o instrumento para a pregação, porém a ação que outorgar vida à mensagem fazendo com que haja milagres em todas as ordens é pertencente à pessoa de Deus.
Sendo assim fica notório que o evangelho pregado é poderoso, porém, na ausência da pregação não há edificação e nem tão pouco há salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário