Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Subsídio da lição – A Fidelidade dos Obreiros do Senhor.


Subsídio da lição – A Fidelidade dos Obreiros do Senhor.

A palavra-chave para a 6ª lição deste 3º trimestre é “FIDELIDADE”. A palavra-chave, fidelidade, é a qualidade de quem é fiel.
Outra palavra chave para a sexta lição é OBREIRO. O obreiro é aquele que se dedica a obra do Senhor. Para melhor aprofundamento sobre o tema da lição torna-se necessário outorgar ênfase as cartas pastorais, principalmente a 2ª Timóteo.
Se fosse para destacar um capítulo para o obreiro na Bíblia Sagrada, sem dúvida todos os estudiosos das Escrituras chegariam ao consenso do capítulo dois de 2ª Timóteo. Mas, por quê?
Como resposta, temos a seguinte explicação, toda carta a Timóteo é considerada uma epístola pastoral, juntamente com 1ª Timóteo e Tito. Logo entendemos que na epístola em apreço existem ensinamentos referentes à vida do obreiro.
O capítulo dois de 2ª Timóteo é considerado o capítulo bíblico do obreiro. Porque o obreiro é ...
 Chamado de filho (V.1)
 Chamado de soldado (V.3)
                      Chamado de atleta (V.5)
                      Chamado de lavrador (V.6)
                      Chamado de obreiro (V.15)
                      Chamado de vaso (V.21)
 Chamado de servo (V.24)
O texto bíblico em análise ainda apresenta o versículo chave do obreiro na Bíblia.

“Procura apresentar-te a Deus aprovado como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (2ª Tim 2.15). 

 O obreiro é aquele que executa o trabalho do Senhor Jesus aqui na terra, em suma o obreiro é cooperador na organização eclesiástica e na expansão do Reino de Deus. Na realidade o mesmo é vocacionado à prestação de serviço com o propósito de adorar o Criador.
I – A PREOCUPAÇÃO DE PAULO COM A IGREJA.
1- Paulo, um líder comprometido com o pastorado.
2- Paulo, o mentor de novos obreiros.
3- Paulo, um líder que amava a igreja.
Comentário:
No presente tópico a palavra líder tem valor significativo, pois o apóstolo Paulo é apresentado como um líder comprometido e um líder que amava a igreja. Ao ser apresentado a um líder comprometido o apóstolo é mentor de novos obreiros e como um líder amante da igreja é tipificado a um pai.
Para Samuel R. Chand e Gerald Brooks há quatro princípios fundamentais e indispensáveis para a formação de líderes eficientes. Tais princípios são: o conhecimento de si próprio, a formação de uma equipe equilibrada, o respeito a cada um dos participantes e a união a uma única visão.
O conhecimento de si próprio proporciona os efeitos positivos da lei da afinidade, ou seja, semelhante identifica-se com semelhante. Enquanto, que a equipe equilibrada estabelece harmonia entre os estilos de liderança e a presente situação da instituição. Porém, se não houver respeito na instituição à liderança não terá como ser definida como eficiente, pois o respeito é um sentimento que leva os indivíduos a tratarem os outros com atenção. Mas, se o líder não somar a estes três princípios a união a uma única visão a eficiência não será desenvolvida no processo gestor do mesmo e por tal atitude o líder não influenciará os liderados.
II – O ENVIO DE TIMÓTEO À FILIPOS (2.19-24).
1- Paulo dá testemunho por Timóteo.
2- O modelo paulino de liderança.
3- As qualidade de Timóteo.
Comentário:
O líder foi vocacionado para servir e não para ser servido. Assim Paulo ensinou aos seus obreiros. Logo, Timóteo foi eficaz em sua missão e obediente a Deus naquilo que era o seu dever realizar na seara do Mestre.
De fato o líder eficaz e eficiente torna-se um marco na vida da comunidade. É válido descrever que ao tornar-se um marco na comunidade o líder não se limita a comunidade cristã, mas vê sua influência propagar se até aos descrentes.
Duas são de fato as virtudes que mais marcam os líderes: compromisso e dedicação.
III – EPAFRODITO, UM OBREIRO DEDICADO (2.25-30).
1- Epafrodito, um mensageiro de confiança.
2- Epafrodito, um verdadeiro missionário.
3- Paulo envia Epafrodito.
Comentário:
Epafrodito com certeza era uma pessoa ideal para a convivência, pois quando doente fez com que o apóstolo Paulo sofresse por temer a perca do mesmo. Porém, cabe simplificar a vida e influencia de Epafrotido em duas palavras básicas: milagre e fidelidade.
O milagre é presente na vida de Epafrodito, pois esteve doente e quase a morte, mas Deus se apiedou dele, isto é, Deus realizou a cura na vida de Epafrodito dissipando a enfermidade.
Fidelidade é a outra palavra que define o discípulo de Paulo, pois o mesmo era íntegro em suas missões, como por exemplo, a missão de enviar a contribuições a Paulo e também na missão de propagar a mensagem da salvação em Cristo Jesus.

Entre aspas 

Escolhendo bons Obreiros 

Três são as características básicas na vida de um obreiro eficaz. São elas; boa reputação, cheio do Espírito Santo e cheio de sabedoria.
Boa reputação relaciona se ao posicionamento ético e moral do obreiro. Ou seja, que este tenha boa fama na sociedade.
Cheios do Espírito Santo se relaciona o recebimento do batismo e também indica um ministério profético sob a inspiração do Espírito Santo.
Em suma o obreiro deve ser sábio. A sabedoria indica a capacidade de julgar corretamente e agir prudentemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário