Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 25 de agosto de 2013

Subsídio da lição – Confrontando os Inimigos da Cruz de Cristo.


Subsídio da lição – Confrontando os Inimigos da Cruz de Cristo.

A palavra-chave para a 9ª lição deste 3º trimestre é “INIMIGOS”. A palavra-chave, inimigos, corresponde a aqueles que não possuem comunhão com os outros. Na presente lição os inimigos apresentados são os judaizantes e todos aqueles que não tinham comunhão com a mensagem da cruz.
Anteriormente Paulo descreveu sobre a importância de manter cuidado com os falsos obreiros, já na lição em apreço o cuidado deveria ser com os falsos cristãos. E sendo assim em tudo os filipenses deveriam permanecer firmes na fé e em constante alegria.
A integridade cristã é ameaçada por parte de três inimigos: carne, orgulho e o dinheiro.
Torna se evidente que os três principais inimigos da igreja são; satanás, a carne e o mundo, porém quando o assunto corresponde com a integridade cristã à coisa muda, pois satanás e o mundo provocam nos cristãos sentimentos de superioridade e de a proximidade com atividades ilícitas.
I – EXORTAÇÃO À FIRMEZA EM CRISTO.
1- Imitando o exemplo de Paulo.
2- O exemplo de outros obreiros fiéis.
3- Tendo outro estilo de vida.
Comentário:
Dois motivos tinha a igreja em Filipos de imitar o apóstolo Paulo. Primeiro motivo o compromisso de Paulo com o Reino de Deus. O apóstolo não estava preso às coisas desta vida, o alvo dele era o prêmio da soberana vocação de Deus (Fl 3.14). Já como segundo motivo o apóstolo era dotado de um caráter humilde. A humildade de Paulo é notória quando o mesmo se apresenta como modelo a ser imitado.
Porém, o apóstolo não se coloca como uma única referência ele mostra outros obreiros a serem imitados. O grande problema nos dias atuais é que os referenciais da nossa sociedade são heróis corruptos e descompromissados com o Reino de Deus, mas cabe a nós cristãos termos como referencial os amados obreiros que pelejaram e pelejam por nossas vidas (Hb 13.7).
A sociedade estamental da idade média se dividia entre os nobres, o clero e os servos. Os nobres mandavam, o clero rezava e os servos trabalhavam. Ou seja, havia um limite a quem deveria rezar. Entretanto, o verdadeiro evangelho ensina que todos, sejam estes obreiros ou não, têm a oportunidade se chegarem a Deus. A oportunidade de se chegar a Deus é um privilegio dos cristãos.
II – OS INIMIGOS DA CRUZ DE CRISTO.
1- Os inimigos da cruz,
2- O deus deles é o ventre.
3- A glória deles.
Comentário:
Os inimigos do evangelho aqui são os judeus convertidos que somavam à condição de salvos a obediência aos princípios da lei. Paulo ao fazer menção dos inimigos mostra que o ministério pastoral não é fácil, tem seu preço e é realizado com muitas lágrimas.
Duas coisas narradas por Paulo chama atenção sobre os inimigos do evangelho. Primeiro o deus deles é o ventre “materialismo”, ou seja, estavam dispostos a agradarem ao ventre. E em segundo a glória deles seria perdição.
III – O FUTURO GLORIOSO DOS QUE AMAM A CRUZ DE CRISTO.
1- Mas a nossa cidade está nos céus.
2- Que transformará o nosso corpo abatido.
3- Vivendo em esperança.
Comentário:
Para um mundo perfeito é necessário que exista uma composição com elementos essenciais como a de um governo capaz somada a habitantes conscientes, que desfrute de conhecimentos, comunhão e vivam em amor. Por muitos anos esta tem sido à busca de homens para uma sociedade melhor, porém, estas teorias ao serem executadas pelo o homem eliminou o essencial que é a presença de Deus. Ou seja, não haverá uma sociedade justa com a ausência de Deus. Na Nova Jerusalém a perfeição será real porque o próprio Deus a governará com isto os habitantes serão os salvos de todas as épocas que possuirão conhecimento perfeito e desfrutarão da perfeita comunhão e do perfeito amor.
Na Nova Jerusalém o amor de fato será sincero, generoso e longânimo. A perfeição do amor de Deus na Nova Jerusalém se manifestará no amor que galardoa os salvos (Tg 1.12).
O primeiro livro da Bíblia é o de Gênesis, o livro do princípio, enquanto o último livro é o de Apocalipse que corresponde a revelações. Todavia, o primeiro como o último livro da Bíblia possui relações diretas a ordem da história da humanidade, se em Gênesis encontramos as origens das coisas, em Apocalipse conheceremos o desfecho de todas as coisas. Mas, os últimos capítulos de Apocalipse são conhecidos como o gênesis do apocalipse, portanto as origens de uma nova época encontram se nos capítulos finais de Apocalipse.
No demais, professores, alunos e irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder (Ef 6.10), porque a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo (Fp 3.20).

Nenhum comentário:

Postar um comentário