Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 20 de agosto de 2013

HERANÇA PROVENIENTE DA PROMESSA.


HERANÇA PROVENIENTE DA PROMESSA. 

Texto: 15- Irmãos, como homem falo; se a aliança de um homem for confirmada, ninguém a anula nem a acrescenta.
16- Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua descendência, que é Cristo.
17- Mas digo isto: Que tendo sido a aliança anteriormente confirmada por Deus em Cristo, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não a invalida, de forma a abolir a promessa.
18- Porque, se a herança provém da lei, já não provém da promessa; mas Deus pela promessa a deu gratuitamente a Abraão. (Gálatas 3.15-18).
INTRODUÇÃO
Na narrativa bíblica encontramos diversas alianças feitas por Deus com um representante. Há duas questões básicas para serem analisadas em todas as alianças, são elas: se a aliança é condicional ou incondicional.
A aliança condicional corresponde com a presença de uma pena se a condição presente na aliança não for cumprida. Já na aliança incondicional não há penalização, pois Deus já definiu a abrangência do pacto.
 A aliança de Deus com Abraão é incondicional, porém a de Deus com Moisés é condicional, pois com a morte de Jesus a humanidade tornou-se livre da lei.
I – DEFINIÇÕES.
1- Herança. O que é transmitido por hereditariedade. Também é definida como patrimônio deixado por alguém a outrem. Conforme o texto (Gl 3.15) “se o testamento de um homem for confirmado, ninguém o anula nem lhe acrescenta alguma coisa”, logo a herança deixada para alguém não poderá ser desfeita se foi confirmada. Porém, o texto apresenta a promessa de Deus a Abraão e a sua posteridade. Quando a promessa extende á posteridade isto quer dizer que há uma herança espiritual. Sendo que a presente herança não se limita a corrente sanguínea, mas é outorgada a todos que sinceramente entregarem suas vidas ao Senhor Jesus.
2- Promessa.
Ato de prometer algo. No texto a promessa foi feita a Abraão e à sua posteridade que é o Senhor Jesus (Gl 3.16). A promessa seria fazer com que todas as famílias da terra viessem a ser bendidas na pessoa do patriarca. O cumprimento da promessa só tornou se possível pela morte e ressurreição do Senhor Jesus.
II – ALIANÇA À ABRAÃO.
1- Revela a soberania divina. A promessa de Deus a Abraão é compreendida na aliança em que Deus faz com o patriarca, sendo esta aliança incondicional e perpétua (Gn 17.19). A aliança com Abraão revela a soberania de Deus, pois o patriarca sendo velho foi agraciado com a unção divina e viu o cumprimento da promessa.
A promessa a Abraão abrange três posteridades: a de Ismael, a de Israel e a da Igreja. A de Ismael é puramente carnal, a de Israel é carnal e espiritual, e a abrangência para com a Igreja é puramente espiritual (Gn 17.20; Rm 4.11; Gl 3.14).
A promessa a Abraão foi feita quatrocentos e trinta anos antes da instauração da lei. A lei condena o melhor dos homens, já a graça salva o pior dos homens.
Portanto, a aliança de Deus para com Abraão é abrangente e graciosa, tornando-se eficiente e eficaz pela obra redentora de Jesus.
III – ALIANÇA AO DESCENDENTE.
1- Jesus é este descendente. “E a tua posteridade, que é Cristo” (Gl 3.16). Jesus como bom judeu observou as práticas da lei.  A lei apresentava três propósitos: revelar o carater do pecado, revelar a santidade de Deus e mostrar a impossibilidade do homem em si mesmo de se salvar. Daí surge a seguinte pergunta: Como os fiéis do Antigo Testamento alcançaram a salvação? Simplismente pela graça de Deus.
Por fim, Jesus foi obediente até a morte e morte de cruz. Portanto, Jesus é a posteridade para o cumprimento geral da promessa em tornar bendita todas as famílias da terra (Gn 12.3).
2- A abrangência da aliança. Jesus é o representante da nova aliança. Se Adão falhou perante Deus como representante da aliança das obras Jesus triunfou como o representante da humanidade na nova aliança, a da graça, outorgando salvação a todos aqueles creem no seu nome (Jo 3.16;20.30,31).

Nenhum comentário:

Postar um comentário