Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 18 de agosto de 2013

Subsídio da lição – A Suprema Aspiração do Crente.


Subsídio da lição – A Suprema Aspiração do Crente.

A palavra-chave para a 8ª lição deste 3º trimestre é “ASPIRAÇÃO”. A palavra-chave, aspiração, corresponde ao desejo profundo de atingir uma meta e na presente lição esta meta é espiritual.
É natural encontrar nos escritos paulinos comparações entre a vida cristã e o atleta. O atleta corria em busca de uma coroa, porém, corruptível. Mesmo sendo uma coroa corruptível o atleta abstinha de coisas que pudesse atrapalhar a sua carreira (1 Co 9.25). Da mesma forma hoje os cristãos deverão abster de tudo que os impossibilita de conquistar a excelência do conhecimento de Jesus Cristo.
Em sua última carta Paulo escreveu: “Combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé” (2 Tm 4.7). Quem combate é o soldado, quem tem carreira é o atleta e quem guarda alguma coisa é o mordomo. Paulo compara o seu ministério ao trabalho de um soldado, de um atleta e a de um mordomo. Ambos eram atividades desenvolvidas com propósitos e assim é a caminhada cristã.
Tome Nota:
Cinco passos para ser bem sucedido
O primeiro passo para uma pessoa ser bem sucedida é viver com propósito. Um bom exemplo de pessoa que sabia o que era viver sobre propósito é o Evangelista João, cujos escritos eram categóricos em expor o propósito da obra (Jo 20.30,31; 1 Jo 5.13).
Já o segundo é trabalhar bastante.
O terceiro é administrar o tempo.
O quarto é falar a coisa certa na hora certa.
E por fim, o quinto é não ser extremista. Isto é, o cristão deverá ter equilíbrio próprio.
I – A ASPIRAÇÃO PAULINA.
1- “Prossigo para o alvo”.
2- O sentimento de incompletude de Paulo.
3- O engano da presunção espiritual.
Comentário:
Para conquistar o alvo é necessário esforço, dedicação e trabalho. Estas ações em desenvolvimento se simplificam na palavra abstenção, ou seja, deixar de fazer algo para conquistar um bem maior e melhor.
Viver com meta não indica que haverá ausência de empecilhos. Porém, mesmo com os empecilhos o cristão corre com o olhar voltado para o alvo. Os empecilhos existem porque o individuo possui uma meta, mas a meta se torna a força motriz para que a vitória seja real.
A boa largada de um atleta na competição não define que o mesmo já venceu. O resultado está na chegada. Logo, Paulo assim define que “não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim”, isto é, o início de Paulo foi fenomenal e assim deveria ser também o fim.
II – A MATURIDADE ESPIRITAUL DOS FILIPENSES.
1- Somos perfeitos?
2- O cristão deve andar conforme a maturidade alcançada.
3- Exemplo a ser imitado.
Comentário:
A perfeição do cristão é analisada em dois prismas. O primeiro trata-se da obra de Jesus realizada no calvário. Já o segundo corresponde à glorificação do crente fiel.
Paulo escreve que é necessário o cristão andar segundo a regra (Fp 3.16). Esta regra não trata da lei mosaica, mas corresponde ao estilo de vida proposto pelo Senhor Jesus. Jesus no sermão da montanha descreve atitudes fundamentais para que o cristão seja referência de maturidade alcançada.
III – A ASPIRAÇÃO CRISTÃ HOJE.
1- A atualidade do desejo paulino.
2- O cristão deve almejar a maturidade espiritual.
3- Rejeitando a fantasia da falsa vida cristã.
Comentário:
A vida do cristão deverá ser baseada no propósito de viver em íntima comunhão com Deus. De fato há obstáculos para que o cristão não tenha íntima comunhão, porém o crente quando quer não há empecilho para atrapalhá-lo.
O cristão deverá perseguir três tipos de maturidade. A maturidade moral, financeira e espiritual. A maturidade moral corresponde com as atitudes concernentes à sociedade no geral. Já a financeira em não ser de maneira alguma devedor. E por fim, a espiritual corresponde a viver conforme os padrões bíblicos. A maturidade espiritual do cristão está relacionada com a conformidade com Deus. Ter conformidade com Deus é ser fiel, ser justo e conhecer a Deus.
A vida cristã não poderá ser baseada em fantasias, ou seja, em princípios falsos. Há crentes que não são cristãos. Com assim? Estão no meio cristão vivem como crentes, porém não desenvolve as atitudes e princípios que são concertes aos cristãos.
 Nestes dias difíceis busquemos conhecer mais e mais o Senhor Jesus. Assim fez Paulo. A cada dia buscava conhecer o Senhor. Tal conhecimento torna-se possível por meio de uma vida de oração e de leitura bíblica.

2 comentários:

  1. verdade meu irmão se queremos ter a vida eterna em cristo jesus temos de nos esforçarmos muito.o reino do ceu e tomado a força,amemmmmm

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado irmã Marta Santana pelo seu comentário. Que Deus te abençoe com muita saúde, paz e felicidade.

    ResponderExcluir