Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

AÇÕES DE JESUS AO CHAMAR E AO ENVIAR OS APÓSTOLOS


AÇÕES DE JESUS AO CHAMAR E AO ENVIAR OS APÓSTOLOS

13- E subiu ao monte, e chamou para si os que ele quis; e vieram a ele.
14- E nomeou doze para que estivessem com ele e os mandasse a pregar,
15- para que tivessem o poder de curar as enfermidades e expulsar os demônios:
16- A Simão, a quem pôs o nome de Pedro,
17- E a Tiago, filho de Zebedeu, e a João, irmão de Tiago, aos quais pôs o nome de Boanerges, que significa: Filhos do trovão;
18- E a André, e a Filipe, e a Bartolomeu, e a Mateus, e a Tomé, e a Tiago, filho de Alfeu, e a Tadeu, e a Simão, o Cananita,
19- E a Judas Iscariotes, o que o entregou. (Marcos 3.13-19).
A Antiga Aliaça firmada com Israel possuia doze representantes. No Novo Testamento Jesus ao iniciar seu ministério vocacionou doze homens. A vocação destes foi para que a propagação da mensagem do Reino de Deus fosse realizada.
Ao chamar e ao enviar os apóstolos três ações de Jesus são notáveis. Antes de chamar os apóstolos ao santo ministério Jesus subiu ao monte, com certeza o propósito do mestre era interceder. Para que a obra fosse eficente e eficaz Jesus preprarou os díscipulos com ensinos proveninetes do céu e, por fim, o propósito era enviar os apóstolos.
CHAMANDO OS DOZE.
Deus chama, Deus capacita e Deus envia. Sobre o chamado no contexto Sagrado três são os tipos de chamado: o primeiro chamado é para a salvação, o segundo chamado é para servir e o terceiro chamado é para ser glorificado. A capacitação é o período em que o servo agrega habilidades e competências para a execução do ministério no qual foi chamado.
1- Chamado antecedido pela oração. Oração é a primeira ação de Jesus no que corresponde ao chamar e enviar discípulos. Segundo Myer Pearlman o importante para o mestre ao chegar a uma localidade era ter conhecimento se havia um monte especifico para Ele realizar suas orações. A oração é o meio disponível ao cristão que proporciona a presença de Deus.
A oração deverá ser realizada em todos os momentos, em todas as circunstâncias e em todos os lugares.
Com Moody a igreja aprende que a oração deverá ser feita em todos os momentos do dia, pois o missionário dizia que não passava mais de dez minutos em oração, porém não ficava mais de dez minutos sem falar com Deus.
Já com o profeta Jonas a igreja aprende que a oração poderá ser feita até mesmo de dentro das entranhas do peixe (Jn 2.1).  
E Paulo aconselha a igreja que ore sem cessar (1 Tes 5.17), isto é, onde estiver o cristão ali se transformará em um lugar de intercessão. Em suma, Jesus orou antes de separar para si os discípulos.
2- Os discípulos antes ao chamado. A lista dos doze se inicia com Pedro e termina com Judas Iscariotes. Os discípulos antes de serem chamados eram líderes em suas atividades, pois assim eles demonstraram. Pedro tornou se o líder espiritual dos apóstolos, já Judas no líder financeiro.
Pedro, André, João e Tiago eram pescadores. Portanto, Jesus vocaciona os compromissados para que a obra seja realizada. Mateus era cobrador de impostos. Tomé tornou-se no símbolo da dúvida.
Ao fazer uma análise minuciosa da vida dos apóstolos na narrativa dos Evangelhos chegará à conclusão que os discípulos eram pessoas falhas tanto antes como após o chamado.
APRENDENDO COM JESUS.
Se antes de chamar os apóstolos Jesus orou, após o mestre ensinou a eles a conhecerem quem de fato eles eram e a quem eles serviam.
1- Quem somos. Em Mateus 5.13, diz; Vós sois o sal da terra... O sal só é fazendo. O cristão só é se fizer a preservação.
Em Mateus 5.14, diz; Vós sois a luz do mundo... Aqui estar mais uma missão do cristão iluminar.
Em João 15.5 diz; Eu sou a videira, vós, as varas... Segundo o texto lido se as varas estiverem ligas ou unidas na videira, produzirão frutos. O cristão tem como missão produzir frutos.
Em 2 Coríntios 3.2, diz; vós sóis a nossa carta ...A carta instrui, logo o cristão tem como missão instruir aqueles que estão ligados diretamente ou indiretamente a sua pessoa.
Em 2 Coríntios 5.20, diz; de sorte que somos Embaixadores... O cristão é representante direto de Cristo Jesus.
Em 1 Pedro 4.10, diz; cada um administre aos outros...O mordomo tem como função básica distribuir. O cristão como mordomo de Cristo tem a missão de distribuir aos outros o dom como recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.
2- A quem servirmos. Os apóstolos tornaram discípulos de Jesus. Servir a Deus é uma questão de honra, pois é ter a oportunidade de ouvir palavras de vida eterna (Jo 6.68), era aprender daquEle que possuía autoridade sobre os espíritos imundos e que transformava água em vinho (Mc 2.26; Jo 2.1-12).
A MISSÃO DOS APÓSTOLOS.
No primeiro momento Jesus orou. No segundo Jesus preparou os apóstolos através do ensino. E por último Jesus enviou os apóstolos com os seguintes objetivos.
1- Produzirem frutos. Os frutos são todos os resultados provenientes da ação da igreja. O exercício da ministração da palavra deveria ser desenvolvido pelos apóstolos (Mc 16.15), assim também como o ungir os enfermos e o expulsar os demônios (Mc 6.13).
Conforme o livro de Atos dos apóstolos a cada dia Deus aumentava o número daqueles que deveriam se salvar (At 2.47).
2- Amar uns aos outros. Em seu ministério particular Jesus assim ensinou “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos amei” (Jo 13.34). Amar não se resume em palavras, mas torna-se visível com ações e atitudes.
3- Orar sem cessar. A igreja não poderá exercer sua missão se não tiver comunhão plena com Deus. Os apóstolos não seriam eficientes e eficazes se não mantivessem uma vida de oração.
O primeiro milagre após a ascensão de Jesus registrado em Atos 3. 1-9, deixa claro que Pedro e João iam ao templo para orarem. Logo, a vida de oração demonstraria que os apóstolos dependiam de Deus.
Assim como Jesus orou a igreja nestes últimos dias deverá exercer com ênfase a oração, pois a prática da oração permite aos servos do Senhor tomar decisões certas e a encontrar força em Deus para prosseguir.
Da mesma forma o discipulado aos novos convertidos como o ensino da doutrina bíblica não poderá faltar no altar da igreja, pois só haverá novos líderes se houver ensino autêntico. Havendo ensino haverá pessoas enviadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário