Subsídio da lição de EBD: Os Dez Mandamentos do SENHOR.
O
relacionamento entre Deus e Israel teve seu auge no momento em que Deus
outorgou o decálogo a Moisés (Êx 20.1-17), ensinado aos israelitas que na vida
há deveres e direitos.
Segundo os
versículos um ao sete é dever de todo o povo israelita adorar e respeitar o
nome de Deus. Já nos versículos seguinte encontramos os direitos que são;
direito ao descanso (v.7), direito ao respeito na própria casa (v.12), direito
a vida (v.13), direito a fidelidade conjugal (v.14), direito a segurança (v.15)
e direito ao respeito na sociedade (vv.16,17).
I – PROPÓSITO DA LEI.
1- O Decálogo (Êx 20.3-17).
2- Objetivos do Concerto divino.
Comentário:
O decálogo é
um resumo da lei moral de Deus. Dez mandamentos em duas tábuas. Do primeiro ao
quarto mandamento na primeira tábua. Do quinto ao décimo na segunda tábua. Na
primeira tábua encontrava os mandamentos que estavam diretamente relacionados
com a vida do indivíduo para com Deus com direção vertical. Já a segunda tábua
com sentido horizontal trata dos mandamentos que outorgam ligação entre o indivíduo
e o seu próximo. O decálogo corresponde com a ética cristã: amar a Deus acima
de todas as coisas (sentido vertical) e amar o próximo como a si mesmo (sentido
horizontal).
Os motivos do
decálogo são tríplices:
Prover um padrão de justiça, pois os dez mandamentos
proporcionam a formação do caráter e da conduta do ser humano. O caráter corresponde
com o modo de ser de cada indivíduo. E a conduta corresponde com o modo de
agir. Ambas se definem no Ser e no Fazer.
Identificar e expor a malignidade do
pecado, pois os dez
mandamentos expõe os seguintes tipos de pecado: idolatria, desrespeito, desonra,
assassinato, traição, roubo, concupiscência...
Pecado é tudo
aquilo que separa o servo do seu Senhor. Logo, os dez mandamentos tem como
propósito identificar o pecado, por isso, Paulo escreveu “pela lei vem o
conhecimento do pecado” (Rm 5.20).
Revelar a santidade de Deus, Deus é Santo e isto se torna
evidente com os dez mandamentos. Pois, se a lei revela o pecado e requer que
aquele que aproxima de Deus não peque, logo se conclui que Deus é Santo.
Algo a mais
A TUTORIA DA
LEI.
A Lei revela a justiça de Deus. Logo
que a lei revela a justiça divina também demonstra a injustiça por parte dos
homens. “Estávamos sobre a custódia da lei” isto indica que a lei aprisionava
os homens por serem os mesmos injustos.
A injustiça humana era notável até mesmo na
vida de personagens que viviam em conformidade com Deus. Por exemplo: Noé após
o dilúvio ao se embriagar (Gn 9.21), Abraão ao mentir (Gn 12.11-13; 20.2), Davi
ao transgredir cinco dos dez mandamentos (2 Sm 11.4,14,24,27), Uzias ao agir
como sacerdote (2 Cr 26.16), dentre outros casos.
Em suma, a lei indicava que os homens eram
injustos em suas obras e incapazes de se salvarem, sendo que a justiça de Deus
se manifesta na pessoa e na obra de Jesus Cristo.
A lei é responsável pelo ensino até a manifestação de Cristo. Anterior ao ministério do Senhor Jesus a lei definia a educação dos
judeus o que Calvino vai considerar com a infância.
Calvino ainda dizia que a lei era o gramático
da teologia que ao conduzir a criança até certo ponto os entregavam a fé que
completava a graduação das pessoas. Para ele o apóstolo “Paulo associou os
judeus a crianças por viverem conforme os ensinos da lei, e nós os da graça com
a fase adulta”.
II – OS DEZ MANDAMENTOS
(Êx 20. 1-17).
1- O primeiro mandamento.
2- O segundo mandamento.
3- O terceiro mandamento.
4- O quarto mandamento.
Comentário:
O primeiro mandamento indica que Deus é único.
O segundo mandamento indica que não há por parte humana um meio para descrever
em fórmula a pessoa de Deus. O terceiro mandamento indica que o nome de Deus
representa Ele mesmo, por isso, é necessário respeito ao usar o nome do Senhor.
Já o quarto mandamento guardar sábado é o
único não citado no Novo Testamento. Isto por que este mandamento era um sinal
para os israelitas. A lição que se pode tirar deste mandamento para os dias
atuais está no significado da palavra sábado que quer dizer cessar ou
interromper, isto é, o ser humano não poderá ser escravo do trabalho.
Porém, no que corresponde ao guardar o sábado como
meio de salvação há um equivoco, pois a salvação só é possível pelo sacrifício
de Cristo na cruz. Na Nova Aliança o guardar o sábado não é uma obrigação.
III – A CONTINUAÇÃO DOS
MANDAMENTOS DIVINOS.
1- O quinto mandamento.
2- O sexto mandamento.
3- O sétimo mandamento.
4- O oitavo mandamento.
5- O nono mandamento.
6- O décimo mandamento.
Comentário:
A perfeita relação entre pais e filhos está inserida
nos dez mandamentos. A ética cristã está associada a duas dimensões: divina e
humana. A ética na sua dimensão humana inicia-se com o relacionamento entre
filhos e pais.
Sexto mandamento corresponde com o direito à
vida. Por isso, assumimos um compromisso em favor da vida e totalmente contra o
aborto e a eutanásia.
Sétimo mandamento corresponde com o direito à
fidelidade do cônjuge. Porém, torna se fundamental entender que às traições
ocorrem mais por dois motivos básicos: concupiscência e carência.
Oitavo
mandamento corresponde com o direito de possui o que lhe pertence e não ser obstruído
por outros.
Nono mandamento
com o direito a não difamação.
Décimo
mandamento com o respeito ético a tudo que pertence ao próximo.
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