Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Subsídio da lição de EBD: Moisés - Sua Liderança e Seus Auxiliares


Subsídio da lição de EBD: Moisés - Sua Liderança e Seus Auxiliares
A verdade prática apresenta três pontos fundamentais para a compreensão da presente lição, são elas: Deus chama, Deus capacita e Deus envia. Sobre o chamado no contexto Sagrado três são os tipos de chamado: o primeiro chamado é para a salvação, o segundo chamado é para servir e o terceiro chamado é para ser glorificado. A capacitação é o período em que o servo agrega habilidades e competências para a execução do ministério no qual foi chamado.
Em sua liderança Moisés apresenta uma falha enorme a de querer guiar o povo sozinho sem auxiliares, porém ao contrário apresenta uma enorme capacidade de liderança ao aceitar o conselho do seu sogro Jetro. A conclusão que se tira deste anunciado é que o líder não poderá acumular atividades excessivas e que a liderança eficiente e eficaz é aquela presidida por pessoas que sabem ouvir os verdadeiros conselheiros.
O líder tem como missão planejar, organizar e guiar. Na Bíblia há inúmeras citações exemplificadas por seres humanos que serviram a Deus com sinceridade. E de maneira eficiente e eficaz agradaram ao Senhor.
Para uma liderança ser eficiente é necessário que haja harmonia na comunicação, fidelidade ao compromisso assumido e existência de uma visão, pois sem visão não há liderança.
I – O TRABALHO DO SENHOR E OS SEUS OBREIROS.
1- Despenseiro e não dono (Êx 18.13-27).
2- Falta de percepção do líder (Êx 18.14,17).
3- O líder necessita de ajudantes (Êx 18.18).
Comentário:
Liderar um grupo requer habilidades e conhecimento. As habilidades são fundamentais para um bom entrosamento entre líderes e liderados. Já o conhecimento é fundamental para saber conduzir o grupo. Porém, ninguém lidera com apenas o conhecimento, pois a este seguem a perspectiva e a atitude.
O obreiro que reconhece o chamado de Deus possui como qualidades eminentes; fidelidade, submissão, temperança (Tt 1.8), é sincero, reto, temente a Deus e desvia se do mal (Jô 1.1).

Responsabilidade do Obreiro.
Existem na Bíblia figuras que representam a missão do obreiro.
Em Isaías 43.10, diz; Vós sois as minhas testemunhas... Toda testemunha tem como responsabilidade testificar de algo ou de alguém. Logo o obreiro tem como missão testificar do Reino de Cristo.
Em Mateus 5.13, diz; Vós sois o sal da terra... O sal só é fazendo. O obreiro só é obreiro se fazer a preservação.
Em Mateus 5.14, diz; Vós sois a luz do mundo... Aqui estar mais uma missão do obreiro iluminar.
Em João 15.5, diz; Eu sou a videira, vós, as varas... Segundo o texto lido se as varas estiverem ligas ou unidas na videira, produzirão frutos. O obreiro tem como missão produzir frutos.
Em 2 Coríntios 3.2, diz; vós sóis a nossa carta... A carta instrui, logo o obreiro tem como missão instruir aqueles que estão ligados diretamente ou indiretamente a sua pessoa.
Em 2 Coríntios 5.20, diz; de sorte que somos Embaixadores... O obreiro é representante direto de Cristo Jesus.
Em 1 Pedro 4.10, diz; cada um administre aos outros...O mordomo tem como função básica distribuir. O obreiro como mordomo de Cristo tem a missão de distribuir aos outros o dom como recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.
Por acumular atividades e por não ter um momento específico para refletir sobre suas ações o líder perde a capacidade de aprender pelos sentidos. A falta de percepção é a ausência de habilidades que outorgue conhecimento ao líder, sendo que este conhecimento é proveniente dos sentidos (tato, paladar, olfato, audição e a visão).
O sucesso da liderança se encontra no grupo de apoio. Não há um líder bem-sucedido sem um grupo de auxiliares (Davi tinha Joabe e Jesus possuía doze apóstolos).
II – OS AUXILIARES DE MOISÉS NO MINISTÉRIO.
1- Deus levanta auxiliares (Êx 18.21).
2- Os auxiliares de Moisés (Êx 18.25).
Comentário:
Moisés de fato era o líder de Israel, porém, conforme o conselho de Jetro ele deveria separar homens capazes, homens tementes a Deus, homens de verdade, homens que aborreces a avareza para auxiliá-lo na liderança da nação escolhida, e uns estaria na frente de mil, outros de cem, outros de cinquenta e outros de dez (Êx 18.21).
Lição maravilhosa tirada de Êxodo 18.21 é a limitação do líder em número de pessoas que estarão na sua responsabilidade. Há líderes que tranquilamente conduzirá mil pessoas, porém a outros que com tranquilidade conduzirá no máximo dez. Sendo mil ou dez, todo líder necessitará de auxiliares.  Nos dias atuais o pastor como líder do rebanho terá como auxiliares:
O diácono. A palavra no grego tem como significado servo. A missão do diácono conforme o texto de Atos 6. 1-6 é servir às mesas e cuidar das viúvas. Há exemplo de excelentes diáconos na Bíblia, Estevão e Filipe.
O presbítero. A palavra no grego quer dizer o mais idoso. O presbítero é indicado no Novo Testamento como pastor, como educador cristão e ainda como administrador dos bens materiais da congregação.
O evangelista. No grego indica o mensageiro de boas novas. É o missionário da igreja local que leva o evangelho a lugares que necessitam ouvir a mensagem da salvação. Também é considerado o melhor amigo do pastor.
III – QUALIDADES DE MOISÉS COMO LÍDER.
1- Mansidão e humildade (Nm 12.3).
2- Piedoso e obediente.
3- File (Nm 12.7; Hb 3.2,5).
Comentário:
Mansidão é a capacidade de enfrentar problema sem que se perca a calma. O problema é existente, porém a tranquilidade do líder é apaziguadora.
Humildade é a demonstração da personalidade e do caráter da pessoa de forma que a submissão é notória e autêntica.
Piedade indica amor e respeito. Moisés amava e respeitava o povo que estava sobre os seus cuidados.
Obediência é fazer com que o confiado seja concretizado. O pecado entrou na humanidade porque Adão representante da Aliança das obras desobedeceu a Deus.
Fiel é aquele que não retrocede a uma ordem. Vive conforme o que ensina e ensina o que vive.
Mais uma palavra
Três são as características básicas na vida de um obreiro eficaz. São elas; boa reputação, cheio do Espírito Santo e cheio de sabedoria.
Boa reputação relaciona se ao posicionamento ético e moral do obreiro. Ou seja, que este tenha boa fama na sociedade.
Cheio do Espírito Santo se relaciona com o recebimento do batismo e também indica que o ministério será profético sob a inspiração do Espírito Santo.
Em suma o obreiro deve ser sábio. A sabedoria indica a capacidade de julgar corretamente e agir prudentemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário