Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Subsídio da lição de EBD: Um Lugar de Adoração a DEUS no Deserto.


Subsídio da lição de EBD: Um Lugar de Adoração a DEUS no Deserto.

O tabernáculo era o santuário portátil, onde a arca da aliança e demais utensílios sagrados ficavam guardados e também eram transportados. Em palavras claras tabernáculo significa tenda ou pavilhão.
Ao olhar para o tabernáculo os israelitas sentiam a presença de Deus. Este era o objetivo, Deus ser sentido pelo seu povo. Em pleno deserto lugar de desespero e de dor Deus estaria presente conduzindo os seus filhos a prosseguirem. E habitarei no meio deles (Êx 25.8) esta promessa relaciona com a confecção do tabernáculo, porém, na Nova Aliança Jesus assim expressou a respeito desta verdade: “E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês. Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês” (João 14.16-18).
I – AS INSTRUÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO.
1- O propósito divino.
2- As oferta.
3- Tudo segundo a ordenança divina (Ê 25. 8,9,40).
Comentário:
Ao tirar o povo de Israel do Egito Deus tinha como próposito: livrar os israelitas do espirito da escravidão, fazer com que a nação israelita fosse dependente dEle e fazer do povo uma nação forte. Porém, para tornar os israelitas dependentes, Deus ordena a construção do tabernáculo. O tabernáculo em atividade seria o meio ideal para a comhunhão entre os filhos da elição e o Criador.
O tabernáculo deveria ser construido com ofertas voluntárias. O voluntarialismo dos israelitas foi marcante ao ponto de ofertarem mais do que era suficiente (Êx 39.5). Os judeus não reclamaram nem lamentaram pela oferta pedida ao contrário foram voluntários e ofertaram com liberalidade. Adoração ao Senhor é feita com as ações. E uma das ações realizada pelo cristão que engrandece a Deus é a adoração realizada pela contribuição.
A construção do tabernáculo deveria seguir a ordenança divina. Duas são as partes do tabernáculo: o pátio e o lugar da habitação de Deus.
II – O PÁTIO DO TABERNÁCULO.
1- O pátio.
2- O altar dos holocaustos.
3- A pia de bronze.
Comentário:
O pátio media 22 metros de largura por 45 metros de comprimento e tinha uma única entrada. A única entrada ao pátio passou a ser chamada de caminho. E no pátio havia o altar dos holocaustos e a pia para purificação.
O altar possuia quatro pontas projetadas como de chifre de animal que significava poder e proteção através do sacrifício.
Já a pia era utilizada para purificação onde ocorria a lavagem cerimonial. Para adentarem ao lugar da habitação de Deus os sacerdotes deveriam se lavar na pia.
Sendo Jesus o Caminho, logo Ele próprio é o sacrifício que exerce poder e proteção para todos aqueles que chegaram e chegarão à sua presença (Jo 1.12). Quando a lança perfurou o Senhor Jesus saiu água, isto indica que Ele é a Água da Vida.
III – O LUGAR DA HABITAÇÃO DE DEUS.
1- O castiçal de ouro.
2- Os pães da proposição e o altar do incenso (Êx 25.30).
3- O Santo dos santos e a arca da aliança (Êx 25.10-22).
Comentário:
A segunda parte do tabernáculo se divide em Lugar Santo e o Santo dos Santos.
O Lugar Santo era de livre acesso aos sacerdotes. Lugar onde ocorria a intercessão. Já o Santo dos Santos era frequentado uma única vez no ano e somente pelo sumo sacerdote.

Utensílios
Tipologia
Castiçal
Representava Jesus como a luz do mundo. No evangelho de João (1.1-18) encontra-se a introdução do livro. E na introdução duas coisas são marcantes: a identidade do Verbo e as obras do Verbo. Conforme os versículos 3, 9, 13, e 18 as obras do verbo são criar, iluminar, regenerar e revelar. Portanto, Jesus é a luz que ilumina o mundo.
Mesa dos Pães
Representava Jesus como o Pão da vida.
O Altar do Incenso
Representava Jesus como o mediador da Nova Aliança.
Arca da Aliança
Representava Jesus sendo Ele o próprio Deus. Na arca estavam as pedras da lei, o maná (a presença do maná indicava a providência de Deus para com os israelitas) e também a vara de Arão.

Por fim, se a porta de acesso ao pátio era chamada de Caminho, a porta de acesso ao Lugar Santo era chamada de Verdade e a porta de acesso ao Santo dos Santos era chamada de Vida. Por isso, Jesus disse: Sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim (Jo14.6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário