Deus é Fiel

Deus é Fiel

sábado, 21 de maio de 2016

Família Dádiva Divina


Família Dádiva Divina
Disse, porém, Rute: não me instes para que te deixe e me afaste de ti; porque, aonde quer que tu fores, irei eu e, onde quer que posares à noite, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu e ali serei sepultada; me faça assim o Senhor e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti (Rt 1.16, 17)
A família foi criada para que houvesse relacionamentos frutíferos. Porém, pelo aumento do pecado a família tem sido vítima do esfriamento do amor.
Os relacionamentos frios são marcados pelos seguintes sintomas:
Ø    Ausência de cuidados mútuos.
Ø    Divergências de metas.
Ø    Ausência de contatos básicos, como: saudação e beijos.
Ø    Ausência de respeito.
E as causas para tal esfriamento são:
Ø    O aumento do pecado.
Ø    Tempo superior gasto para outras coisas e para outras pessoas e não para a família.
Ø    O desistir do outro.
Ø    A acomodação. A acomodação no processo social é a resolução de um atrito sem cortar o mal pela raiz.
Assim devem os maridos amar a sua própria mulher como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher ama-se a si mesmo (Ef 5.28).
Portanto, a família é uma dádiva de Deus ao ser humano, e cabe a este, cuidar e zelar da família.
Como cuidar da família?
Primeiro: reconhecer que o ser humano é dependente de Deus para o bem estar da família.
Segundo: fazer a parte humana. Isto é, o indivíduo deverá ter iniciativa em buscar a Deus e instruir a família na palavra do Senhor.
O primeiro mandamento de Deus foi outorgado à instituição família. Tal mandamento é cultural: Multiplicai e enchei a terra.
Família e a igreja
Existe família sem igreja, porém não existe igreja sem família. Tal frase permite compreender que a família influencia a igreja local. Se a família estiver bem, a igreja estará bem. Porém, caso uma família esteja passando por crise, tal crise poderá afetar diretamente a igreja. Por isso, o primeiro lugar para descobrir um líder autêntico é na família. Pois, se o mesmo é um bom pai e um bom esposo estará apito para ser dirigente de uma congregação.
Família e o culto.
O único meio de restaurar a sociedade é salvando a família. O termo salvação tem como significado livramento de um perigo eminente. E da maneira que anda a sociedade percebe se que o perigo é eminente e jaz a porta.
Portanto, é de responsabilidade dos pais restaurar a sociedade e só será possível com a salvação da família, sendo que a restauração familiar se concretizará por meio do culto doméstico.
São benefícios do culto domestico:
Tornar o ambiente familiar agradável, fazendo com que haja fortalecimento na comunhão entre os membros.
Conduzir os filhos a terem uma fé firme e inabalável na pessoa de Jesus Cristo.
Outorgar força e equilíbrio para enfrentar e vencer os obstáculos do dia a dia.
Em suma, os pais não estão formando filhos, mas, estão preparando discípulos para que os mesmos venham a andar com seus próprios pés.
Família e sexo
O sexo em si não é pecado se o mesmo for realizado no casamento. Porém, antes ou fora do casamento o sexo deixa de ser uma bênção e passa a ser uma maldição.
Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade, como cerva amorosa e gazela graciosa; saciem-te os seus seios em todo o tempo; e pelo seu amor sê atraído perpetuamente (Pv 5.18.19).
Como bênção o sexo proporciona maior harmonia entre os cônjuges e é o meio pelo qual Deus em sua bondade outorga a possibilidade em que a vida se perpetue, ou seja, por meio do sexo há a procriação, porém o sexo tem finalidades além da procriação.
A concupiscência dos olhos e da carne são fatores decisivos para as traições conjugais. Por isso, cabe a cada um dos cônjuges a vigilância e o dever de não alimentar a mente com pensamentos contrários ao bem estar conjugal e assim também não alimentar a visão com meios que se transformará em transtorno familiar.
 A sequência fundamental da vida do cristão deverá ser: Deus, família e ministério. O primeiro rebanho do pastor é a sua família. Para com a família o cristão deverá prestar os cuidados fundamentais que são deveres do pastor.
Conselhos para que haja entendimento no lar
Quatro conselhos para que não haja desentendimento entre os cônjuges.
Primeiro, administre o tempo, ou seja, se há tempo para tantas coisas dedique parte do tempo ao cônjuge.
Segundo, fale palavras certas nas horas certas, há inúmeros casais que são carinhosos e dedicados a transmitir palavras a outras pessoas, porém quando se trata do cônjuge, o indivíduo não se desenvolve da mesma maneira.
Terceiro, trabalhe bastante, isto é, sempre busque dá o de melhor para o seu cônjuge.
E em quarto, não seja extremista, seja moderado e temperado.
Cinco meios para um relacionamento fortalecido
Primeiro: Deus deverá estar presente no relacionamento.
Segundo: O trabalho de cada um deverá ser adequado à família.
Terceiro: Momentos para o diálogo deverá ser desenvolvido dia a dia.
Quarto: O culto doméstico deverá ser constantemente.
Quinto: A fidelidade deverá ser mantida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário