A providência divina na vida de José
Texto: 51-
E chamou José o nome do
primogênito Manassés, porque disse: Deus me fez esquecer de todo o meu trabalho
e de toda a casa de meu pai.
2- E o nome do segundo
chamou Efraim, porque disse: Deus me fez crescer na terra da minha aflição. (Gn 41.51, 52).
Anterior
ao nascimento de Isaque Deus tinha falado a Abrão que sua descendência serviria
a um povo em cuja terra seria peregrina por quatrocentos anos (Gn 15.13), sendo
que José foi enquadrado no cumprimento desta profecia. José se destacou em ser
um homem inteligente e sábio (Gn 41. 39), que possuía o Espírito de Deus (Gn
41.38).
Biografia de José
Conforme
a última e mais extensa história de Gênesis, a de José, este personagem é um
elo importantíssimo entre a promessa e o cumprimento. José foi lançado na cova
(Gn 37. 24), por três motivos.
Primeiro
motivo, os irmãos de José o lançaram na cova por que José tinha sonhos (Gn 37.
5-11), no contexto atual muitos são jogados na cova por possuírem sonhos.
Segundo
motivo, José era amado de seu pai e isto provocava a seus irmãos (Gn 37. 3).
E
como terceiro motivo, José tinha promessa de Deus. Deus tinha escolhido a
pessoa de José para livrar ao povo de Israel de um período de seca.
Segundo
o Salmo 119.85 os soberbos abriram covas para o salmista, da mesma forma os
patriarcas de Israel abriram a cova para José. Soberbos são aqueles que possuem
sentimentos negativos caracterizados pelo ego, em que se acham superiores aos
outros. Porém, quando o crente obedece à palavra de Deus ele nunca desce, mas
por Deus será exaltado e isto aconteceu de fato na vida do patriarca José, e
por Faraó o mesmo recebeu nome de Zafenate-Panéia, que significa Deus fala e
Deus vive (Gn 41.45), por fim, José foi exaltado por Deus.
Os decretos de Deus
Na
narrativa de toda Escritura Sagrada percebe-se que Deus tem cuidado dos teus
filhos. O cuidado de Deus torna-se notável na descrição dos decretos. Os
decretos são manifestações da vontade de Deus, são para glória de Deus e são
eternos.
Sendo
que a Bíblia registra quatro tipos de decretos, são eles: criação, providência,
redenção e consumação.
No
AT Deus cuidou do patriarca Abraão em cumprir a profecia de dar-lhe um filho,
isto foi à providência de Deus. A ida de José para o Egito foi à providência de
Deus para livrar o povo de Israel do sofrimento (Gn 50.20). E assim a
providência de Deus se repete em todo o Antigo Testamento.
No
Novo Testamento além da providência de Deus em curar e multiplicar, nota - se
também a ação Divina em levantar pessoas para cuidar dos necessitados. E a fé
só se manifesta através das obras. Para Tiago a religião pura e imaculada para
com Deus, o Pai, é; visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e
guardar-se da corrupção do mundo.
Por
fim, a providência é a ação de Deus em governar o planeta terra.
Os
filhos de José
Os filhos de José são: Manassés e Efraim.
O nome de Manassés foi dado ao primogênito por
significar esquecer ou me fez esquecer. De fato no nascimento de algumas
crianças percebe-se a mudança de vida de alguns pais. Porém, o que José quer
transmitir corresponde ao esquecimento de um passado de dificuldades.
Já o nome do segundo filho, Efraim, tem como
significado, dar fruto. O nome Efraim indica que Deus prosperou José na terra
de sua aflição.
Portanto, aprende-se que o propósito de Deus é
prosperar seus filhos na terra da aflição. Aos dezessete anos José chegou ao
Egito e após treze anos José tornou-se vice-governador do Egito. Não importa a
quantidade de tempo em que a aflição perdure, o importante é saber que Deus
fala e Deus está vivo.
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