Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 2 de maio de 2016

A providência divina na vida de José


A providência divina na vida de José
Texto: 51- E chamou José o nome do primogênito Manassés, porque disse: Deus me fez esquecer de todo o meu trabalho e de toda a casa de meu pai.
2- E o nome do segundo chamou Efraim, porque disse: Deus me fez crescer na terra da minha aflição. (Gn 41.51, 52).
Anterior ao nascimento de Isaque Deus tinha falado a Abrão que sua descendência serviria a um povo em cuja terra seria peregrina por quatrocentos anos (Gn 15.13), sendo que José foi enquadrado no cumprimento desta profecia. José se destacou em ser um homem inteligente e sábio (Gn 41. 39), que possuía o Espírito de Deus (Gn 41.38).
Biografia de José
Conforme a última e mais extensa história de Gênesis, a de José, este personagem é um elo importantíssimo entre a promessa e o cumprimento. José foi lançado na cova (Gn 37. 24), por três motivos.
Primeiro motivo, os irmãos de José o lançaram na cova por que José tinha sonhos (Gn 37. 5-11), no contexto atual muitos são jogados na cova por possuírem sonhos.
Segundo motivo, José era amado de seu pai e isto provocava a seus irmãos (Gn 37. 3).
E como terceiro motivo, José tinha promessa de Deus. Deus tinha escolhido a pessoa de José para livrar ao povo de Israel de um período de seca.
Segundo o Salmo 119.85 os soberbos abriram covas para o salmista, da mesma forma os patriarcas de Israel abriram a cova para José. Soberbos são aqueles que possuem sentimentos negativos caracterizados pelo ego, em que se acham superiores aos outros. Porém, quando o crente obedece à palavra de Deus ele nunca desce, mas por Deus será exaltado e isto aconteceu de fato na vida do patriarca José, e por Faraó o mesmo recebeu nome de Zafenate-Panéia, que significa Deus fala e Deus vive (Gn 41.45), por fim, José foi exaltado por Deus.
Os decretos de Deus
Na narrativa de toda Escritura Sagrada percebe-se que Deus tem cuidado dos teus filhos. O cuidado de Deus torna-se notável na descrição dos decretos. Os decretos são manifestações da vontade de Deus, são para glória de Deus e são eternos.
Sendo que a Bíblia registra quatro tipos de decretos, são eles: criação, providência, redenção e consumação.
No AT Deus cuidou do patriarca Abraão em cumprir a profecia de dar-lhe um filho, isto foi à providência de Deus. A ida de José para o Egito foi à providência de Deus para livrar o povo de Israel do sofrimento (Gn 50.20). E assim a providência de Deus se repete em todo o Antigo Testamento.
No Novo Testamento além da providência de Deus em curar e multiplicar, nota - se também a ação Divina em levantar pessoas para cuidar dos necessitados. E a fé só se manifesta através das obras. Para Tiago a religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é; visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo.
Por fim, a providência é a ação de Deus em governar o planeta terra.
Os filhos de José
Os filhos de José são: Manassés e Efraim.
O nome de Manassés foi dado ao primogênito por significar esquecer ou me fez esquecer. De fato no nascimento de algumas crianças percebe-se a mudança de vida de alguns pais. Porém, o que José quer transmitir corresponde ao esquecimento de um passado de dificuldades.
Já o nome do segundo filho, Efraim, tem como significado, dar fruto. O nome Efraim indica que Deus prosperou José na terra de sua aflição.
Portanto, aprende-se que o propósito de Deus é prosperar seus filhos na terra da aflição. Aos dezessete anos José chegou ao Egito e após treze anos José tornou-se vice-governador do Egito. Não importa a quantidade de tempo em que a aflição perdure, o importante é saber que Deus fala e Deus está vivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário