Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Subsídio para aula da E.B.D: Rute, Deus trabalha pela família

Rute, Deus trabalha pela família
O livro de Rute está inserido no período dos Juízes. O quinto período da época de Israel que tem como duração uma média de 450 anos, sendo que este período é caracterizado por quatro verdades: O povo serve a outros deuses, Deus entrega o povo a outros povos, O povo volta para Deus e Deus suscita um Juiz. O juiz era uma pessoa escolhida por Deus, qualificada por meio da vocação mediante o poder da presença de Deus em seu ministério (Jz 2.18, 6.16), possuía autoridade em sua missão (Jz 6.14), e além de tudo era sobrenaturalmente revestida de poder do Espírito Santo de Deus (Jz 3.10).
Conforme a introdução há cinco elementos indispensáveis para que os servos de Deus venham triunfar sobre as dificuldades, estes elementos são: fé, inteligência, lealdade, persistência e esperança.
A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se veem (Hb 11.1).
Inteligência é o saber, o conhecimento originado na busca da compreensão do desconhecido. A inteligência conduz as ações humanas para o saber fazer acontecer, isto é, proporciona o desenvolvimento da atitude.
Lealdade é o não desfazer da justiça. É ser justo para com os que estão diante de si, no caso de Rute percebe-se que trata no não abandonar as pessoas que com elas foi estabelecido uma união.
Em meio às dificuldades inúmeras pessoas desistem, porém apenas os que persistem conquistarão a vitória.
Já a esperança é a virtude que define bem a Igreja do Senhor Jesus. Esperar em Deus é confiar no agir dEle em meio as diversidades da vida.
Rute em meio à crise da fome, do luto e da desesperança não deixou de confiar, por isso, ela se caracteriza pela fé, inteligência, lealdade, persistência e esperança.
I – A CRISE ECONÔMICA
A crise é definida pelas as aflições vivenciadas no dia a dia. O termo crise é similar às palavras agonia, angústia, dor, carência, insuficiência, instabilidade e dentre tantas outras palavras, desequilíbrio.
Belém, quer dizer casa de pão. E na casa de pão faltou o pão. Por isso, Elimeleque saiu de Belém a procura de dias melhores para a sua casa. Em meio à crise os cristãos não poderão sair da casa de pão.
Sem previdência social a viúva nos tempos do Antigo Testamento era mantida pelo filho primogênito. No caso das viúvas Noemi, Rute e Orfa não havia ninguém que tinha o dever em suprir às necessidades de ambas as viúvas, porém como escreveu o profeta Isaias, Deus não desampara os seus (Is 41.17).
II – SUPERANDO AS CRISES
Por causa das percas Noemi tornou uma mulher amarga, triste e sem esperança. Segundo dados históricos Rute e Orfa deram 40 passos ao lado de Noemi. Com 40 passos dados Noemi falou com as suas noras que ficassem e retornassem para os seus povos de origem. Orfa voltou e segundo alguns escritos antigos a mesma tornou-se uma presa fácil entregue as orgias do mundo. Enquanto, Rute escolheu acompanhar a sua sogra Noemi.
Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me afaste de ti; porque, aonde quer que tu fores , irei eu e, onde que pousares à noite, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Rt 1.16.
Conforme o versículo Rute teve as seguintes escolhas:
Escolheu estar ao lado da pessoa certa. A primeira escolha de Rute foi está do lado da pessoa certa. Naquele exato momento era Noemi que necessitava de uma pessoa amiga. E por ter compaixão de uma pessoa amada Rute tomou a decisão que mudou a vida dela. Seja nas questões emocionais o cristão deverá escolher a pessoa certa. Sendo assim também nas escolhas ministeriais sempre escolher a pessoa certa como conselheiro ou como amigo.
Escolheu fazer parte do povo certo. A segunda decisão de Rute foi a de fazer parte do povo certo. Biblicamente o povo de Israel são os filhos da eleição de Deus.
Por três motivos básicos Deus escolheu Israel como nação, os motivos são: para mostrar a sua glória ao mundo, para outorgar ao mundo as Escrituras Sagradas e para entregar o Salvador ao mundo.
E por escolher o povo certo Rute entra na genealogia do Salvador da humanidade (Mt 1.5).
Escolheu o Deus certo. O único e verdadeiro Deus que é rejeitado por muitos, não foi rejeitado por Rute “o teu Deus é o meu Deus”.
III – FÉ E TRABALHO
Para vencer as crises a atitude é essencial. Rute teve como atitude acompanhar e viver ao lado de Noemi na cidade Belém. Em Belém a nora de Noemi não ficou limitada em esperar alguém que as ajudassem, mas encontra partida Rute foi à busca de trabalho, pois o trabalho é bênção de Deus.
É por meio do trabalho, ou seja, da atividade profissional que Deus prospera os teus.
E é por meio do trabalho que o indivíduo torna-se digno.

Por fim, Rute perdeu pessoas que ele amava, percas para a morte. Noemi estava viva e Rute não a perdeu para a vida. Há pessoas que perdem outras em vida por não saber fazer escolhas. Portanto, resultados são provenientes de escolhas.

Um comentário: