Abel, homem que
alcançou o testemunho de justo
Texto: Para que sobre
vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue
de Abel, o justo, até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que matastes
entre o santuário e o altar (Mt 23.35).
Há três versículos no Novo Testamento que ao citarem o
personagem Bíblico, Abel o caracteriza a homem justo: Mateus 23.35 [...] desde
o sangue de Abel, o justo [...]. Hebreus 11.4 [...] pelo qual alcançou
testemunho de que era justo [...]. Primeira João 3.12 Não como Caim, que era do
maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras
eram más e as de seu irmão justas.
Há descrições nos registros da cultura judaica que os
dois primeiros partos de Eva, foram partos de gêmeos, conjectura realizada por alguns
escritores que definem a presença de mulheres para a ocorrência da
multiplicação, isto é, partos bivitelinos. Portanto, são conjecturas.
O nome Abel pode significar lamentação, definição por
causa da sua morte ou antecipação ao seu assassinato, também pode ter como
significado respiração, fragilidade ou filho.
Portanto, quatro pontos são necessários para
compreender a vida de Abel conforme a narrativa Bíblica:
1. Era
o segundo filho de Adão e Eva.
Abel como filho do primeiro casal foi instruído na adoração a Deus e se
encontrou na prática do pastoreio. Abel escolheu o melhor da sua criação e ofereceu
em adoração a Deus (Gn 4.3-5).
2. Tornou-se
o primeiro mártir. A definição para o
termo mártir conforme o pastor Andrade, inicialmente,
este substantivo servia para designar a todos os que prestavam testemunho do
Evangelho. Com as perseguições romanas, passou a identificar o que morria por
não negar a sua fidelidade a Cristo (1997, p.178-179).
Quando o Senhor Jesus citou o adorador Abel, o relacionou
com os mártires e o chamou de o justo. A morte de Abel está relacionada com a perseguição
realizada a aqueles que se comprometem a adorarem a Deus. Logo, se percebe com
Abel o primeiro relato em que um justo sofre perseguição, neste caso a morte, por
escolher servir a Deus.
3.
Abel um tipo de Cristo. Quando Abel
ofereceu o sacrifício em adoração a Deus, tornou-se naquele momento um tipo de
Jesus, o sacrifício de Abel foi superior ao sacrifício de Caim, enquanto o
sacrifício de Jesus foi superior ao sacrifício dos sacerdotes, pois Jesus
tornou-se o próprio sacrifício (Hb 9.26; 10.12).
4.
Abel um homem de fé. Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual
alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e
por ela, depois de morto, ainda fala (Hb 11.4). Abel está entre os heróis da
fé e é o primeiro a ser citado na carta escrita aos Hebreus. As realizações
executadas por Abel fizeram do mesmo um homem fiel às oferendas outorgadas a
Deus, feito pelo qual Abel alcançou testemunho de que era justo (Hb 11.4). Portanto, o sacrifício de Abel foi aceito
por causa das suas características de homem justo (Mt 23. 35), dedicado e
obediente a Deus.
Ser justo é andar em equidade e conforme a razão,
também ser justo pode ser definido em andar conforme a verdade, de fato é ser
exato na balança, segundo Salomão o sacrifício dos ímpios é abominável ao
Senhor, mas a oração dos retos é o contentamento do Senhor (Pv 15.8).
Após o pecado cometido por Adão percebe-se que o
primeiro ato de adoração a Deus é registrado na oferta de Abel. Ele ofereceu o
melhor de tudo o que possuía. A oferta de Abel foi aceita por Deus por ter sida
oferecida pela fé (Hb 11.4). Portanto, compreende-se que as ofertas outorgadas
a Deus fazem parte do relacionamento entre o crente e o Criador. Por isso é
fundamental a maneira como se oferta, assim como o que se oferta, pois estas
maneiras indicarão se a oferta será aceita ou não por Deus.
Referência:
ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Dicionário
Teológico. Rio de Janeiro: CPAD, 1997.
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