Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Abel, homem que alcançou o testemunho de justo

Abel, homem que alcançou o testemunho de justo
Texto: Para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que matastes entre o santuário e o altar (Mt 23.35).
Há três versículos no Novo Testamento que ao citarem o personagem Bíblico, Abel o caracteriza a homem justo: Mateus 23.35 [...] desde o sangue de Abel, o justo [...]. Hebreus 11.4 [...] pelo qual alcançou testemunho de que era justo [...]. Primeira João 3.12 Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas.
Há descrições nos registros da cultura judaica que os dois primeiros partos de Eva, foram partos de gêmeos, conjectura realizada por alguns escritores que definem a presença de mulheres para a ocorrência da multiplicação, isto é, partos bivitelinos. Portanto, são conjecturas.
O nome Abel pode significar lamentação, definição por causa da sua morte ou antecipação ao seu assassinato, também pode ter como significado respiração, fragilidade ou filho.
Portanto, quatro pontos são necessários para compreender a vida de Abel conforme a narrativa Bíblica:
1. Era o segundo filho de Adão e Eva. Abel como filho do primeiro casal foi instruído na adoração a Deus e se encontrou na prática do pastoreio. Abel escolheu o melhor da sua criação e ofereceu em adoração a Deus (Gn 4.3-5).
2. Tornou-se o primeiro mártir. A definição para o termo mártir conforme o pastor Andrade, inicialmente, este substantivo servia para designar a todos os que prestavam testemunho do Evangelho. Com as perseguições romanas, passou a identificar o que morria por não negar a sua fidelidade a Cristo (1997, p.178-179).
Quando o Senhor Jesus citou o adorador Abel, o relacionou com os mártires e o chamou de o justo. A morte de Abel está relacionada com a perseguição realizada a aqueles que se comprometem a adorarem a Deus. Logo, se percebe com Abel o primeiro relato em que um justo sofre perseguição, neste caso a morte, por escolher servir a Deus.
3. Abel um tipo de Cristo. Quando Abel ofereceu o sacrifício em adoração a Deus, tornou-se naquele momento um tipo de Jesus, o sacrifício de Abel foi superior ao sacrifício de Caim, enquanto o sacrifício de Jesus foi superior ao sacrifício dos sacerdotes, pois Jesus tornou-se o próprio sacrifício (Hb 9.26; 10.12).
4. Abel um homem de fé. Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala (Hb 11.4). Abel está entre os heróis da fé e é o primeiro a ser citado na carta escrita aos Hebreus. As realizações executadas por Abel fizeram do mesmo um homem fiel às oferendas outorgadas a Deus, feito pelo qual Abel alcançou testemunho de que era justo (Hb 11.4).   Portanto, o sacrifício de Abel foi aceito por causa das suas características de homem justo (Mt 23. 35), dedicado e obediente a Deus.
Ser justo é andar em equidade e conforme a razão, também ser justo pode ser definido em andar conforme a verdade, de fato é ser exato na balança, segundo Salomão o sacrifício dos ímpios é abominável ao Senhor, mas a oração dos retos é o contentamento do Senhor (Pv 15.8).
Após o pecado cometido por Adão percebe-se que o primeiro ato de adoração a Deus é registrado na oferta de Abel. Ele ofereceu o melhor de tudo o que possuía. A oferta de Abel foi aceita por Deus por ter sida oferecida pela fé (Hb 11.4). Portanto, compreende-se que as ofertas outorgadas a Deus fazem parte do relacionamento entre o crente e o Criador. Por isso é fundamental a maneira como se oferta, assim como o que se oferta, pois estas maneiras indicarão se a oferta será aceita ou não por Deus.
Referência:

ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Dicionário Teológico. Rio de Janeiro: CPAD, 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário