Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 22 de outubro de 2017

Petros de obstáculo para sustentáculo

Petros de obstáculo para sustentáculo
Texto: E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros. Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas (João 21:15-17)
O nome Pedro do grego tem como significado um pedaço de rocha, uma pedra; e como características pessoais o apóstolo possuía um temperamento ardente, impulsivo e inconstante (ROBINSON, p. 728). Porém, não se pode esquecer que Pedro tornou um dos personagens bíblicos de grande destaque no propagar a mensagem de salvação que é possível na pessoa do Senhor Jesus Cristo.
Logo, o presente estudo tem como objetivo compreender as atitudes do apóstolo Pedro que o identifica como uma pedra de tropeço ou de obstáculo e também como uma pedra de sustentáculo, isto é, não como a Pedra da esquina, que é o Senhor Jesus.
Pedro como obstáculo
Não se pode dizer que o apóstolo foi um obstáculo, porém as atitudes demonstravam que ele era inflamado pelo impulso, fato que ocorria constantemente. Há três atitudes do apóstolo que o apresenta como obstáculo: apressado ao falar, atitude em negar a Jesus e a mentira a respeito de conhecer ou não a Jesus.
1.1 – Apressado em falar. Após realizar uma confissão declarativa concernente à pessoa de Jesus, o apóstolo Pedro recebeu do Mestre a seguinte repreensão: para trás de mim, Satanás, que serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens (Mt 16.23), isto por ter dito as Mestre as seguintes palavras: Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso (Mt 16.22).
Conclui-se que Pedro era apressado em falar, quem fala mais do escuta pode torna-se um obstáculo para futuros triunfos, daí a importância do conselho de Tiago: sabeis isto, meus amados; mas todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar (Tg 1.19).
1.2 – Negação por meio da mentira. Ao negar a Jesus o apóstolo Pedro o fez por meio da mentira, respondendo aos criados que não conhecia a Jesus o galileu, fato que se repetiu por três vezes, para cumprir a palavra de Jesus, e imediatamente o galo cantou (Mt 26. 69-75).
Pedro como sustentáculo
Após o encontro com o Messias, fato posterior à ressurreição de Cristo, permite descrever as seguintes atitudes de Pedro: reconheceu a necessidade de se arrepender e reconheceu o amor reconciliador de Jesus.
1.1 – O arrependimento de Pedro. Por três vezes o apóstolo foi interrogado se amava a Jesus, e por três vezes Pedro respondeu que o amava. O termo arrependimento vem da palavra grega, μετανοια e significa mudança de opinião ou mudança de propósito. Na prática corresponde com tristeza segundo Deus que se notifica com o voltar-se para o Senhor.
1.2 – O reconhecimento do amor divino. “O motivo pelo qual muitos crentes não conseguem amar é porque nunca entenderam, por mínimo que seja, a grandeza desse amor, ou ainda, por que nunca o experimentaram em suas emoções, as quais não puderam ser tocadas por esse amor”(POMMERENING, p. 48). O apóstolo pela terceira vez conseguiu responder a Jesus que o amava conforme a pergunta feita por Jesus, fato que se repete na vida de muitos crentes que não conseguem responderem a Cristo conforme são perguntados.
Jesus perguntou a Pedro: amas-me (ágape) mais do que estes? Simão assim respondeu: sim, Senhor; tu sabes que te amo (filo).
Pela segunda vez Jesus perguntou a Pedro: amas-me (ágape) mais do que estes? E pela segunda vez Simão assim respondeu: sim, Senhor; tu sabes que te amo (filo).
Já na terceira vez houve modificação no que corresponde a pergunta feita pelo Senhor Jesus: amas-me (filo) mais do que estes? Simão assim respondeu: sim, Senhor; tu sabes que te amo (filo).
O que se aprende é que Deus em Seu amou proporcionou a salvação, em que o Verbo se fez carne e habitou entre nós (Jo 1.14). Pedro, homem limitado; Jesus, o dono da vida, sendo Ele próprio o amor encarnado que proporcionou arrependimento e consolo ao apóstolo.
Pedro é visto em dois momentos de sua vida. O antes do encontro pós-ressurreição do Senhor Jesus e o depois deste magnífico encontro com o Messias. Assim também se percebe com todos os cristãos, instantes de ações impulsivas e inconstantes em que as atitudes são deliberadas da carne e não do bom senso cristão. O apóstolo tornou-se um grande servo de Cristo e escreveu duas cartas que até hoje é símbolo da verdade e do consolo proveniente do Senhor Jesus.
Referência:
POMMERENING, Claiton Ivan. A obra da Salvação, Jesus Cristo é o caminho a verdade e a vida. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.
ROBINSON. Edward. Léxico Grego do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário