Ética
Cristã e o Aborto
A presente lição tem
como objetivo geral mostrar que a dignidade humana, o direito à
vida e o cuidado à pessoa vulnerável são princípios fundamentais da fé cristã.
Tendo como ponto central, a dignidade
humana e o direito à vida são princípios fundamentais da fé cristã.
Portanto, a palavra chave para a compreensão da lição é o termo aborto.
Em
termos gerais, a prática do aborto é a interrupção da gravidez (BAPTISTA,
p.39).
Porém, o grande
problema que ocorre nos dias atuais corresponde com pessoas que são
simpatizantes com a prática do aborto, de fato, pessoas que se mobilizam e são
favoráveis ao aborto, chamados de pró-escolha.
I – ABORTO:
CONCEITO GERAL E BÍBLICO
1- Conceito geral de aborto.
2- O aborto no contexto legal.
3- Conceito Bíblico de aborto.
4- O aborto na história da Igreja.
Comentário:
O presente tópico tem
como objetivo específico expor o conceito geral e bíblico do aborto.
A
palavra aborto vem do latim abortum, do verbo abortare, que significa: pôr-se
ao sol, desaparecer no horizonte e daí morrer, perecer. Os médicos definem
aborto como a expulsão espontânea ou provocada do feto antes do sexto mês de
gestação, isto é, antes que o feto possa sobreviver fora do ventre materno. “Interrupção
da gravidez antes que o feto tenha se desenvolvido o suficiente para ser viável”.
(LOPES, p.483).
As principais
legislações históricas foram contrárias à prática do aborto, porém na
modernidade, exemplo o Brasil o aborto é permitido no caso em que haja o risco
de vida da mulher, abuso sexual e anencefalia.
Biblicamente interromper
a vida é pecado, pois quem outorga a vida é quem tem direito de tirá-la. Logo,
Deus está sobre todos, Ele outorga a vida, é Ele quem a tira.
Percebe-se também que
desde a Igreja primitiva os cristãos tem se manifestado contrário à prática do
aborto. Sendo assim na modernidade os cristãos não poderão se silenciar ou até
mesmo apoiar, mas deverá sempre propagar o direito da vida, pois:
Aceitar
o aborto é intervir no direito de alguém nascer, sem falar que se trata de um
assassinato (LOPES, p.491).
II –
O EMBRIÃO E O FETO SÃO UM SER HUMANO
1- Quando começa a vida?
2- O que diz a Bíblia?
3- Qual a posição da Igreja?
Comentário:
O segundo tópico apresenta
como objetivo específico, afirmar que o embrião e o feto são seres humanos.
O Salmo 139.16 é
explicativo a respeito da origem da vida, pois (...), de
acordo com as Escrituras, a vida começa quando ocorre a união do gameta
masculino com o feminino (BAPTISTA, p.46).
Compreende ainda que:
O desenvolvimento
do feto era um grande mistério para os antigos. Para eles, era como se o feto
estivesse se desenvolvendo embaixo da terra. A palavra hebraica traduzida por
meu corpo indica o embrião.
No
teu livro. A ideia é de que a vida, a estrutura e o sentido da vida da pessoa
são estipulados desde o começo por Deus (RADMACHER;
ALLEN; HOUSE, p. 938).
Portanto, a Igreja é
pró-vida, ou seja, totalmente contrária à questão do aborto.
III –
TIPOS DE ABORTOS E SUAS IMPLICAÇÕES ÉTICAS
1- Aborto de Anencéfalo.
2- Aborto em caso de estupro.
3- Aborto terapêutico.
Comentário:
Por fim, o terceiro
tópico tem como objetivo específico destacar os tipos e as implicações do
aborto.
Apoiar o aborto
anencéfalo é ser associado à ideologia da eugenia, o que defende a existência apenas
dos seres saudáveis e fortes. Por outro lado, justificar o aborto por causa de
abuso sexual é aceitar que um crime justifique o outro, ou biblicamente pode
ser descrito em deixar que um pecado justifique outro pecado, isto é, o pecado
de abuso que justifique o dissabor praticando o aborto (caso a vítima).
Para concluir:
Não
há respaldo bíblico que apoie a interrupção da vida no ventre, qualquer que
seja a razão. Não há uma referência bíblica sobre o assunto, mesmo nos casos da
gravidez por estupro ou violência sexual, ou até mesmo por má-formação do feto (LOPES,
p.490).
Referência:
BAPTISTA, Douglas. Valores Cristãos, enfrentando as questões morais de nosso tempo.
Rio de Janeiro: CPAD, 2018.
LOPES, Jamiel de Oliveira. Psicologia Pastoral, a ciência do conhecimento humano como aliada
ministerial. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.
RADMACHER, Earl D. ALLEN, Ronaldo B. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Velho Testamento.
Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.
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