Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 24 de abril de 2018

Doutrina: Sede Santos


Sede Santos
Texto: Porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo (1Pe 1.16).
A santidade define a pessoa de Deus, logo a mesma também define os filhos de Deus. O apóstolo faz menção da santificação no que corresponde o palmilhar do cristão, assim como também apresenta a pessoa de Deus em santidade, e o requerimento divino para com a consagração de cada cristão. Há conforme Pedro conceitos teológicos que ratificam a necessidade da santificação, que são: obediência e não conformeis com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância (1 Pe 1.13-14).
Conceito de santificação
O significado da palavra grega αγιοϛ é, puro, limpo, consagrado, sagrado e santo. Portanto, santificação pode se definir em:
Ser separado para o uso sagrado, consagrado para o uso sagrado, e limpo para o uso sagrado. Portanto, ser santificado ao Senhor significa que o cristão foi separado para o uso exclusivo de Deus.
Deus é Santo
Deus é Santo, santidade é um atributo moral de Deus. Os atributos são divididos em: naturais e morais.
1- Os atributos naturais. Define que Deus não precisa e nem depende de ninguém, são atributos unicamente do Senhor. Cinco atributos naturais merecem total atenção, são eles: a eternidade de Deus, a imutabilidade de Deus, a onisciência de Deus, a onipotência de Deus e a onipresença de Deus.
O atributo que ensina que Deus não é limitado pelo tempo é o que afirma que Deus é eterno (Sl 90.2).
Já a imutabilidade de Deus indica que Deus não muda (Ml 3.6).
Onisciência indica que Deus não é limitado pelo aspecto intelectual, porque Ele sabe todas as coisas (Hb 4.13).
Onipotência é o atributo que afirma que Deus não é limitado em poder, porque Ele é o Todo-Poderoso. A onipotência de Deus torna-se nítida e se manifesta em quatro domínios: o domínio da natureza (Gn 1.1-3), o domínio da experiência humana (Êx 7.1-5), o domínio celestial (Hb 1.13,14) e o domínio sobre os espíritos malignos (Jó 2.6; Tg 4.7).
Já a onipresença é o atributo que indica não ser Deus limitado pelo espaço.
2- Atributos morais. São os que definem a pessoa de Deus em revelação para com os teus. A santidade é uma característica fundamental e singular de Deus, pois caracteriza o Ser que é distinto, puro e separado (ou seja, em quem não há o pecado), fato que não está presente na criação.
A necessidade de uma vida santa
Primeiramente há uma necessidade da santidade por que, por meio do pecado original todos pecaram e distanciaram de Deus. Pois, quando Deus escolheu a Israel, a nação deveria vivenciar uma vida santa em toda a maneira de viver, porém este querer divino não se concretizou. Logo, nos dias atuais o novo Israel de Deus, a Igreja, deverá se santificar e vivenciar a maneira de vida que agrada ao Senhor.
Como segunda necessidade, é necessário santificar para servir ao Senhor. Deus é Santo, logo quem serve ao Senhor tem que se santificar a cada dia.
Já por terceira necessidade percebe-se que sem santificação ninguém verá a Deus.
Por fim, levando em conta a comparação entre Israel e a Igreja percebe-se que há três bênçãos em comum que podem ser chamados de três privilégios, que são: propriedade peculiar, reino sacerdotal e povo santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário