Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 3 de abril de 2018

Deveres Conjugais


Deveres Conjugais
Texto: Semelhantemente, vós mulheres, sede sujeitas ao vosso próprio marido, para que também, se algum não obedece à palavra, pelo procedimento de sua mulher seja ganho sem palavra (1Pe 3.1).
A Igreja estava sendo perseguida, porém a integridade conjugal não poderia ser rompida, esta é visão nítida que se faz do apóstolo Pedro ao usar sete versículos para descrever os deveres conjugais. Destes, seis versículos são voltados diretamente para a mulher, e um para os deveres conjugais do homem. Portanto, o presente estudo descreverá os deveres das mulheres cristãs, assim como os deveres dos homens no que corresponde as suas obrigações para com o bom relacionamento familiar.
Os Deveres das Mulheres
O primeiro dever da mulher perante as questões matrimoniais corresponde diretamente com a submissão (v.1), já a segunda obrigação corresponde em possuir uma vida casta (v.2), seguidamente por possuir uma beleza interior (vv. 3,4,5), e por último, fazer o bem (v.6).
1- A sujeição ao marido. A submissão da esposa trata-se da humildade, passividade e dependência para com o esposo. Ser humilde no relacionamento não requer o silêncio quando o lar é ameaçado, mas trata-se de uma das virtudes da mulher sábia, pois a humildade fortalece o convívio e proporciona resultados positivos. A passividade da esposa é notada na maneira conforme, a mesma, se posiciona na administração do lar no que corresponde ao falar, ao ouvir e ao agir. Já a dependência feminina é uma questão física e não financeira, pois a mulher torna-se carne e osso do marido.
2- Vida casta. Conforme a versão NVI, o versículo poderá ser definido da seguinte maneira: observando a conduta honesta e respeitosa de vocês (v.2). Logo, vida casta pode ser definida por conduta honesta e respeitosa. Estes são procedimentos essenciais para o bom desenvolvimento dos relacionamentos dos consortes cristãos.
3- Beleza interior. O ser humano busca se apresentar de maneira inquestionável perante os demais integrantes da sociedade, isto externamente, mas é necessário que cada cristão compreenda que a beleza interior deverá ser a primazia para uma apresentação social, e também no cenário familiar. A vida espiritual deve ser cuidada e desenvolvida com oração, jejum, leitura da Bíblia Sagrada e presença na Igreja. Pedro salienta ainda neste contexto do dever da beleza interior por parte da mulher em não agir com atitudes irritantes, mas que procure ser sábia e meiga para com o consorte.
4- Fazer o bem. Aqui sintetiza basicamente os deveres das mulheres em fazer o bem, o texto que corrobora com esta passagem é Tiago 4.17: aquele, pois, que sabe fazer o bem e o não faz comete pecado. Por mais que os sentimentos não sejam voltados para a realização de atividades benéficas é necessário que atitudes práticas para o bem sejam desenvolvidas, pois se não, comete pecado.
Os Deveres do Homem
Por mais que apenas um versículo seja voltado para com os deveres do homem, nota-se que as obrigações não são resumidas, mas de fato são bem abrangentes e necessárias para com os relacionamentos da modernidade, pois são eles: relacionamento sábio e o reconhecimento da fragilidade feminina. Caso o homem não se relacione sabiamente com a sua esposa não terá suas orações respondidas.
1- Relacionamento sábio. Abrange a sensibilidade na qual deverá exercer o marido para com as necessidades de sua esposa, tanto em suas forças e fraquezas, objetivos e desejos. Porém, para que de fato isto se concretize é necessário que o homem honre a sua esposa não para conquistá-la, mas porque ela é merecedora (vv.1-6). Sendo o termo dano honra, poderá ser definido por trata-se com honra. O tratamento com honra é mais eficiente, pois apresenta ser natural e não uma imposição como o termo dando poderá se referir.
2- Reconhecendo a fragilidade feminina. Conforme o texto Bíblico a fragilidade é de fato física e não poderá ser comparada a capacidade intelectual ou semelhança a esta. A palavra utilizada para descrever a mulher no presente versículo é vaso, logo o termo aqui corresponde com o corpo humano.
Por fim, o bom relacionamento conjugal dependerá da presença de Deus, e o bom relacionamento entre os consortes também proporcionará um bom relacionamento com Deus. Então, pode-se concluir que o convívio do homem cristão com sua esposa definirá o seu relacionamento com Deus. Da mesma forma o convívio da mulher cristã com o seu marido definirá o seu relacionamento com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário