Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 2 de junho de 2020

Ministério Público de Jesus: Ensinado por Parábolas


Ministério Público de Jesus: Ensinado por Parábolas
Texto: E sem parábolas nunca lhes falava, porém tudo declarava em particular aos seus discípulos (Mc 4.34).
Há no Novo Testamento, em média 40 parábolas que foram contadas pelo Senhor Jesus, compreende-se que estas foram proferidas com a finalidade em expor as verdades e princípios divinos para uma vida abundante. Lembrando que as parábolas era uma ferramenta básica usada por Jesus em Seus ensinamentos (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, 2013, p. 103).
Conceituando
Conforme Richards: Parábola é um símile, uma história, ou objeto ou uma metáfora colocada ao lado de uma verdade espiritual para esclarecer seu significado ou importância (2008, p. 50).
Portanto, pode-se afirmar que as parábolas de Jesus relacionam-se com o cotidiano das pessoas e tinham como objetivo transmitir uma mensagem que não deixasse dúvida por parte de quem a recebia.
Porém, tendo como base Mateus 13.10-15, percebe-se que: O objetivo dessa parábola era, ao mesmo tempo, revelar a verdade (Mt 13.11) e ocultá-la (Mt 13.13). O fato de Jesus ocultar a verdade serviu como juízo para os incrédulos, como aconteceu durante o ministério de Isaías (Is 6.9,10). (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, 2013, p. 43).
Contexto da Época
Há quatro pontos essenciais para compreender a mensagem das parábolas do Novo Testamento: o domínio político da época, a sociedade judaica, o silêncio divino e o Reino de Deus.
O domínio político da época estava sobre a hegemonia romana. Enquanto, sociedade judaica esperava o Messias, por isso, os indivíduos se agrupavam em pelo menos uma das seguintes ramificações religiosa: a dos fariseus, dos saduceus, dos essênios ou a dos zelotes.
Já no tange o silêncio de Deus, assim comenta Silva:
No silêncio Deus fala sem palavras e a palavra fala em silêncio. O silêncio de Deus em não levantar profetas e nem inspirar os homens a escrever obras canônicas não quer dizer que Deus estava distante dos judeus, pois no silêncio de Deus manifesta em nós o maior milagre (SILVA, Ano 9, p. 45).
Por fim, sobre o Reino de Deus é necessário compreender que o Reino de Deus é um dom presente. O Reino possui o Rei presente. Em terceiro o Reino não é a Igreja, mas a Igreja é criada pelo Reino e dá testemunho do Reino, pois a Igreja é a agência do Reino e é a guardadora do Reino. O Reino de Deus é eterno e pertence somente a Ele.
A Parábola do Bom Samaritano (Lc 10. 30-37)
A parábola do Bom Samaritano apresenta os seguintes personagens: um viajante, os salteadores, o sacerdote, o levita, o samaritano e o hospedeiro.
O viajante de Jerusalém para Jericó é o personagem que receberá a atenção do samaritano, isto é, a demonstração de amor, porém é o mesmo personagem que recebeu a rejeição por parte do sacerdote e do levita, apesar de ter sido violentado pelos os salteadores.
Os salteadores representam aqueles que possuem como filosofia de vida: o que é seu é meu. Ou seja, os ladrões vivem por tirarem o que pertence ao próximo.
O sacerdote e o levita terão na parábola a mesma descrição filosófica: o que é meu é meu, logo, o que é meu não pertence ao próximo.
Já o samaritano descreve na ação a filosofia de vida pertencente aos servos de Deus, o que é meu é seu, isto é, filosofia de vida que expressa a realidade do amor ao próximo.
Já o hospedeiro corresponde aquele que está de prontidão para receber e atender com dedicação os necessitados.
Para Champlin o próximo pode ser:
a) [...] uma pessoa inteiramente desconhecida. (b) O próximo pode ser uma raça diferente, e até mesmo desprezada.  (c) O “próximo” pode ser pessoa de outra religião, até mesmo conhecida como herética. (d) Contudo, os cuidados de Deus por toda a humanidade devem manifestar-se na vida de todos quantos são chamados pelo nome (apud GABY & GABY, 2018, p. 96).
Por fim, para entender as parábolas como narrativa das experiências cotidianas é necessário distinguir o explícito do implícito no que corresponde o agir de Deus no contexto literário. Lembrando que por meio das parábolas o Senhor Jesus proporcionou excelentes sermões a respeito do Reino de Deus.
Referência:
GABY, Wagner Tadeu. GABY, Eliel dos Santos. As Parábolas de Jesus: As verdades e princípios divinos para uma vida abundante. Rio de Janeiro: CPAD, 2018.
GUIA CRISTÃO DE LEITURA DA BÍBLIA. Rio de Janeiro: CPAD, 2013.
RADMACHER, Earl D. ALLEN, Ronaldo B. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Novo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.
RICHARDS. Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.
SILVA, Andreson Côrte Ferreira da. Cronologia Bíblica. Revista Manancial. Ano 9, edição 28.

Nenhum comentário:

Postar um comentário