A Intercessão
pelos Efésios
A verdade prática permite compreender que Devemos interceder pelos eleitos de Cristo para que eles
sejam fortalecidos de poder, vivam em comunhão e exercitem o amor de Deus.
Sendo que a presente lição tem como objetivo geral: Apreender
a eficácia da oração no fortalecimento, restauração e crescimento espiritual da
Igreja de Cristo; e, como objetivos específicos:
Refletir acerca dos propósitos
da oração do apóstolo Paulo no poder do Espírito.
Conscientizar de que Deus é
capaz de fazer muito além do que pedimos.
Lembrando que o texto áureo permite
compreender que:
Pai e família são palavras
que estão relacionadas no texto original. Todas as famílias formadas por
pessoas e anjos provêm de Deus, seu Criador (RADMACHER;
ALLEN; HOUSE, 2013, p.508).
I – CORROBORADOS COM O PODER
DO ESPÍRITO
Os propósitos da oração de Paulo conforme os
versículos em análise são:
Que a Igreja em Éfeso fosse corroborada com
poder do Espírito (v. 16), isto é, que a Igreja fosse fortalecida pelo poder
que emana do Espírito Santo.
Assim também Paulo orou para que a Igreja
fosse a habitação de Cristo (v. 17). Sendo que o termo original usado pelo
apóstolo permite compreender que a petição de Paulo ao Senhor era para que a
Igreja fosse a habitação permanente de Deus, e não uma habitação transitória.
Corroborando com os argumentos acima,
seguem-se as descrições argumentativas abaixo:
Parece que Paulo estava
falando daquela segunda experiência do cristão na qual o Espírito Santo
purifica e fortalece o coração. Portanto, ser corroborados pelo Espírito, ter
Cristo no íntimo e estar arraigados em amor é o princípio básico para o
crescimento cristão. Devemos estar arraigados como uma árvore e fundados no
amor que Deus tem por nós e nos dá.
O verbo habite vem de uma
palavra grega usada para designar moradia, residência permanente (RADMACHER;
ALLEN; HOUSE, 2013, p.508).
II – ARRAIGADOS E FUNDADOS
EM AMOR
As virtudes são qualidades morais e também
intelectuais que caracterizam o indivíduo conduzindo-o à prática do bem. O
cristão é seguidor de Jesus Cristo. O termo Cristo tem como significado ungido,
e apenas os reis, sacerdotes e profetas eram ungidos na sociedade judaica.
Sendo seguidor de Cristo indica que o cristão tem os sentimentos de Jesus
Cristo e pratica as obras do Messias. Assim sendo a vida de Jesus proporciona
aos cristãos a terem uma vida de fé, esperança e amor. Estas virtudes
identificam o autêntico servo de Deus.
Sendo que o termo amor do grego αγάπη, tem
como significado afeição o que estima a mais sublime virtude cristã. Porém, refere-se ao amor de Deus ou de Cristo
aos homens Rm 5.8. Também se define como sendo a essência de Deus 1 Jo 4.8, 16.
Assim também como pode caracterizar o amor de homens, a Deus ou a Cristo, Jo
5.42; ou a outras pessoas 2 Co 8.7 (GINGRICH & DANKER, 1993, p. 10).
Lembrando que o amor
de Cristo é tão grande que vai além de nosso entendimento. A plenitude de Deus
implica a abundância de dons que procedem dele (RADMACHER;
ALLEN; HOUSE, 2013, p.508).
Portanto, no que corresponde a intensidade do
amor de Cristo compreende que só por intermédio dEle que o cristão pode
desfrutar a grandeza do amor, assim como praticá-lo.
III – A BÊNÇÃO DE DEUS
EXCEDE O PENSAMENTO HUMANO
Esses dois versículos formam uma doxologia,
louvor, a Deus, em que Paulo mostra que o Senhor pode fazer tudo muito mais
abundantemente além de qualquer coisa que pedimos. Nem o amor de Deus nem Seu
poder são limitados pela imaginação humana (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, 2013,
p.508).
O apóstolo Paulo utiliza o termo περισσοϛ (perissos)
que tem como significado estar a mais, exceder, ultrapassar em número ou em
medida, resumidamente pode ser definido em ser mais que o suficiente. Outros
termos que podem definir a palavra abundantemente no Novo Testamento são:
deixar sobrar, superabundar, abundar ricamente, riqueza de alguém, e ir além de
certa medida.
O muito mais abundantemente de Deus é
pós-estabelecido ao dia da angústia e é o resultado das orações e dos
pensamentos desenvolvidos em Cristo Jesus.
Referência:
GINGRICH,
F. Wilbur. DANKER, Frederick W. LÉXICO
DO NOVO TESTAMENTO GREGO / PORTUGUÊS. São Paulo: Edições Vida Nova, 1993.
RADMACHER, Earl D. ALLEN, Ronaldo
B. HOUSE, H. Wayne. O
Novo comentário Bíblico Novo Testamento. Rio de Janeiro:
Editora Central Gospel, 2013.
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