Renovando a Aliança
A presente lição tem como Síntese: Deus é fiel, embora sejamos infiéis e, por isso, Israel
continua sendo alvo do seu terno amor e cuidado.
E como objetivos:
Mostrar como aconteceu a
assembleia de despedida e o discurso de Josué em Siló;
Compreender como aconteceu a assembleia
perante Deus, em Siquém, os pontos do discurso profético, a renovação da
aliança e o fim de um ciclo histórico;
E, aprender acerca da história
recente de Israel, seu ressurgimento como Estado, conflitos e perspectivas.
A respeito de Josué 24.29 pode concluir no
que se refere à pessoa de Josué:
A primeira referência a Josué
como o servo do Senhor mostra visivelmente o quanto Josué prosperou na missão
que herdou de Moisés. Agora, o livro fecha um círculo completo, pois quando
rememoramos Josué 1.1, vemos Moisés como servo do Senhor e Josué na condição de
mero assistente (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, 2013, p. 400).
I – JOSUÉ REUNE O POVO EM
SILÓ
O líder deverá ser o primeiro a compreender a
hora exata do fim de um ciclo ministerial. Josué como líder compreendeu que o
fim de seu serviço estava chegando na reta final (Js 23.1). Sendo assim, reuniu
o povo israelita para instruí-los a serem obedientes a Deus.
Instrução que se inicia no reconhecimento do
fim de seu trabalho (Js 23.1,2). Que segue na descrição da fidelidade de Deus
em pelejar em prol do povo (Js 23.3). E incentiva os israelitas a se esforçarem
para guardarem o que estava escrito na Lei (Js 23.6).
Esforçai-vos. Novamente,
Josué usou as mesmas palavras que ouvira de Deus anos antes, quando o Senhor o
comissionou para esta missão de guiar o povo até a Terra Prometida (Js 1.7-9)
(RADMACHER;
ALLEN; HOUSE, 2013, p. 398).
II – A DESPEDIDA DE UM LÍDER
A lição que Josué deixa para toda liderança
de qualquer seguimento é que um líder finaliza seu ministério, mas deixa um
legado. Logo, é necessário que na reta final, o líder não amaldiçoe os seus liderados
e nem os sucessores, mas que profeticamente abençoe o povo.
Agora, pois, temei ao Senhor,
e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais
serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao Senhor.
Porém, se vos parece mal aos
vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a
quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus,
em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor (Js 24.14,15).
Os versículos acima registram duas atitudes
de Josué:
Primeira, Josué como líder aconselhava e
ensinava ao povo a procederem corretamente. E a segunda atitude, percebe-se que
Josué se apresentava como exemplo: eu e a minha casa serviremos ao Senhor.
Já a respeito das mortes de Josué e de
Eleazar, assim como o enterro dos ossos de José pode compreender que:
Os três funerais indicam o
fim de eras: Josué e Eleazar, respectivamente o líder e o sacerdote do povo,
eram as últimas conexões diretas com o Egito. José representava a distante
ligação com o Egito e com as promessas dos patriarcas (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, 2013, p. 400).
III – UM SALTO PARA O FUTURO
O presente tópico poderá ser sintetizado com
os seguintes versículos:
Em seguida, Jesus lhes propôs
uma parábola: “Observai a figueira, bem como todas as demais árvores. Assim que
começam a brotar, percebendo-o, reconheceis, por vós mesmos, que o verão está
chegando (Lc 21.29,30).
O verão está chegando corresponde com
temática escatológica. Ou seja, a reconstrução de Israel como nação indica que
o fim está próximo.
Referência:
RADMACHER, Earl D. ALLEN, Ronaldo
B. HOUSE, H. Wayne. O
Novo comentário Bíblico Velho Testamento. Rio de Janeiro:
Editora Central Gospel, 2013.
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