Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 14 de junho de 2020

Subsídio para a aula da Escola Bíblica Dominical: A Conduta do crente em relação à Família


A Conduta do crente em relação à Família
A verdade prática permite compreender que Deus estabeleceu o casamento monogâmico, heterossexual e indissolúvel, isto é, a instituição da família para glória do nome dEle. Sendo que a presente lição tem como objetivo geral: Mostrar que o relacionamento harmonioso está incluído no projeto divino para a família cristã; e, como objetivos específicos:

Refletir sobre a conduta bíblica prescrita aos maridos.
Demonstrar como a mulher casada é comparada à Igreja de Cristo.
Orientar a conduta dos pais e filhos no ambiente familiar.
No que corresponde aos pontos chaves da verdade prática, conclui-se que o casamento é monogâmico, heterossexual e indissolúvel. No que tange a heterossexualidade e a monogamia ratifica Soares.
A heterossexualidade é o relacionamento conjugal com aprovação divina dentro do casamento. Quando Deus disse: “Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra” (Gn 1.28), estava se referindo ao casal “macho e fêmea” (v.27). Isso diz respeito à procriação, que é possível pelo ato conjugal entre um homem e uma mulher (2017, p.154).
A monogamia é o sistema que estabelece o casamento de um homem com uma única mulher e vice-versa, estabelecido por Deus na criação: “apegar-se-á à sua mulher” (Gn 2.24) (2017, p.155).
I – CONDUTA DO CRENTE COMO MARIDO
O versículo chave para compreender o presente tópico é:
Assim devem os maridos amar a sua própria mulher como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher ama-se a si mesmo (Ef 5.28).
Conforme os escritores Radmacher, Allen e House (2013, p. 513):
O apóstolo Paulo exorta aos maridos a amar a esposa como a seu próprio corpo, está de fato dizendo que eles devem amá-la do mesmo modo que amam a si mesmos. Nunca se esperou que o homem tivesse esse amor profundo pela esposa no mundo pagão de Roma e da Grécia.
Portanto, o comparativo entre as culturas é de suma importância para a efetivação dos cristãos como exemplos na prática do amor. Pois, tendo como base Efésios 5.25, 28, 29, 31, e 33, o amor do marido para com a esposa é identificado pela entrega, pelo sustendo, pelo cuidado em não aborrecer a esposa e pelo abandono da zona de conforto.
Lembrando bem que Jesus Cristo demonstrou o seu amor para com a humanidade se entregando por ela, ao ponto de morrer em uma cruz, sofrendo toda humilhação para assim confirmar as profecias e expressar o seu amor. Logo, da mesma forma é de responsabilidade do marido o cuidado para com o bem-estar da esposa em todos os sentidos.
O cuidado espiritual da casa, assim como da esposa é responsabilidade do marido. Logo, para cumprir sua missão em zelar do bem-estar espiritual do lar, o esposo se entrega, doando tempo e dedicação.
O cuidado físico da casa, assim como da esposa é responsabilidade do marido. Assim sendo, o esposo se entrega ao diálogo para conhecer as necessidades específicas da família.
O cuidado social da casa, assim como da esposa é responsabilidade do marido. O ser humano vive em sociedade. A família se forma na sociedade por ser a família a célula mãe das corporações. Logo, para zelar do bem-estar social o líder do lar assume o compromisso de proteger e direcionar os passos da família.
Portanto, o amor do marido para com a esposa é demonstrado pela entrega em doar tempo, dedicação, diálogo, proteção e direcionamento.
II – A CONDUTA DA CRENTE COMO ESPOSA
O versículo chave para compreender o presente tópico é:
Vós, mulheres, sujeitai-vos a vosso marido, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo (Ef 5.22).
A submissão da esposa trata-se da humildade, passividade e dependência para com o esposo. Ser humilde no relacionamento não requer o silêncio quando o lar é ameaçado, mas trata-se de uma das virtudes da mulher sábia, pois a humildade fortalece o convívio e proporciona resultados positivos. A passividade da esposa é notada na maneira conforme, a mesma, se posiciona na administração do lar no que corresponde ao falar, ao ouvir e ao agir. Já a dependência feminina é uma questão física e não financeira, pois a mulher torna-se carne e osso do marido.
III – A CONDUTA DO CRENTE COMO FILHO
Os pais devem instruir os filhos conforme a doutrina e a admoestação do Senhor. Ou seja, os pais devem orientar e advertir os filhos a prosseguirem no Caminho do Senhor. Assim praticando concretizará o escrito de Salomão:
Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele (Pv 22.6).
Já os filhos devem ser obedientes a seus pais, e assim fazendo, terão uma dupla promessa assegurada: prosperidade (te vá bem) e longevidade (vivas muito tempo sobre a terra).
Referência:
RADMACHER, Earl D. ALLEN, Ronaldo B. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Novo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.
SOARES, Esequias. A Razão da nossa fé: assim cremos, assim vivemos. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário