Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 14 de fevereiro de 2021

Subsídio para a Escola Bíblica Dominical: Comprometidos com a Palavra de Deus

Comprometidos com a Palavra de Deus

A Verdade Prática da presente lição tem como descrição:

A autoridade divina da Bíblia deriva de sua origem em Deus, e isso por si só encerra a suprema autoridade das Escrituras como plena e total garantia de infalibilidade.

Sobre a infalibilidade das Escrituras escreve Andrade:

Doutrina que ensina ser a Bíblia infalível em seus propósitos. Eis porque a Palavra de Deus pode ser assim considerada: 1) Suas promessas são rigorosamente observadas; 2) Suas profecias cumprem-se de forma detalhada e clara (haja vista as Setenta Semanas de Daniel); 3) E, o Plano de Salvação é executado apesar das oposições satânicas.

Nenhuma de suas palavras jamais caiu, nem cairá, por terra (1997, p. 158).

Sendo que o objetivo geral do estudo é Demonstrar o nosso compromisso com a Palavra de Deus. E como objetivos específicos: afirmar a autoridade da Bíblia; mostrar o zelo pela boa doutrina; e, pontuar os cuidados quanto aos modismos.

I – A AUTORIDADE DA BÍBLIA

A autoridade da Bíblia quando descrita pelo pilar da Reforma Protestante “somente as Escrituras” permite compreender que a Palavra de Deus é:

[...] a única regra de fé e prática para a vida cristã, e é por meio dela que podemos conhecer a Deus e entender a sua vontade (2 Tm 3.14-17), e não as Escrituras e a Tradição juntas (SOARES, 2020, p. 106).

Sendo que a autoridade da Bíblia é garantida pela veracidade da mesma. E a veracidade da Bíblia é definida pelas seguintes integridades: geográfica, etnológica, cronológica e histórica.

Integridade geográfica, pois as descobertas arqueológicas provam com exatidão o local em que as circunstâncias descritas na Bíblia aconteceram.

É também definida pela integridade etnológica, isto é, as afirmações bíblicas sobre as raças são corroboradas pelas descobertas acerca dos povos antigos narrados nas Escrituras.

Há também a integridade cronológica que relaciona período do fato e não há controvérsia em datas quando se trata das narrativas da Bíblia com as descobertas.

E por fim, a integridade histórica, na Bíblia nomes de reis e personagens importantes são citados, o que corresponde com as narrativas de anais históricos das antigas civilizações.

Caso você deseja ler sobre a História da Igreja no Período da Reforma, clique no seguinte link - http://andresoncorte.blogspot.com/2019/12/historia-da-igreja-periodo-da-igreja_9.html

II – ZELO PELA DOUTRINA

Ter zelo pela doutrina significa cuidar. O versículo chave para entender a necessidade do cristão em manter zelo pela doutrina trata-se da palavra de Paulo dirigida a Timóteo:

Cuide de você mesmo e da doutrina. Continue nestes deveres, porque, fazendo assim, você salvará tanto a si mesmo como aos que o ouvem (1 Tm 4.16).

Soares com base no presente texto realiza a seguinte aplicabilidade para com os crentes da atualidade:

[...] a) o cuidado pessoal, “tem cuidado de ti mesmo” (ARC), o líder deve servir de exemplo para o rebanho, se dedicar à oração e à leitura da Bíblia; b) o cuidado “da doutrina”, didaskalia, “ensino, aquilo que é ensinado, doutrina” (2020, p. 109).

A necessidade do cuidado pessoal está diretamente associada com o entendimento de que a Bíblia é a fonte de todo o conteúdo que auxilia o cristão a crescer na presença de Deus. Pois, o conhecimento da Bíblia proporciona crescimento e melhoramento na conduta da vida dos indivíduos. Sendo assim o conhecimento Bíblico permite aos cristãos serem abençoados espiritualmente, fisicamente, financeiramente, emocionalmente e ministerialmente.

1- Espiritualmente. “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (Jo 17.17). Vida espiritual abençoada é proporcionada pelo conhecimento da Palavra de Deus.

2- Fisicamente. “Se vos estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito” (Jo 15.7). O conhecimento da Escritura proporciona uma vida abençoada fisicamente.

3- Financeiramente. “Crede no Senhor, vosso Deus, e estarei seguros; crede nos seus profetas e prosperareis” (2 Cr 20.20b). A Palavra de Deus quando conhecida pelo cristão proporciona bênção financeira.

4- Emocionalmente. “Pode uma mulher esquecer-se tanto do filho que cria, que se não compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas, ainda que esta se esquecesse, eu todavia, me não esquecerei de ti” (Is 49.15). O conhecimento do Senhor proporciona alívio e segurança ao cristão.

5- Ministerialmente. “Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra” (2 Tm 3.16,17). O conhecimento do chamado proporciona despertamento para com a leitura da Bíblia.

III – CUIDADO QUANTO AOS MODISMOS

Procura apresentar-te a Deus aprovado como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade (2 Tim 2.15).

Três tipos de conduta são apresentados por Paulo no presente versículo: espiritual, disciplinar e pedagógica.

A conduta espiritual “procura apresentar-te a Deus aprovado”. Conduta que se associa com uma vida santa e comprometida com Deus.

Já a conduta disciplinar “como obreiro que não tem de que se envergonhar”, ou seja, o obreiro deverá ser um exímio exemplo no trato e no testemunho. E a conduta pedagógica “que maneja bem a palavra da verdade”, isto é, que ensine a Palavra de Deus com profundidade e simplicidade.

Em suma, a Bíblia é a palavra de Deus revelada aos homens e nela Deus é revelado como Pai e Senhor.  Pois, é a Bíblia a única regra de fé e prática do cristão, por isso, é dever do cristão conhecer as Escrituras Sagradas.

REFERÊNCIA

ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Dicionário Teológico. Rio de Janeiro: CPAD, 1997.

SOARES, Ezequias. O Verdadeiro Pentecostalismo: A atualidade da Doutrina Bíblica sobre a atuação do Espírito Santo.

2 comentários:

  1. Amem estava triste por que nao estava conseguindo ver e obter sua ajuda com comentarios para as licoes da EBD Aprendo muito nesta pagina Deus continue o BENÇOANDO

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor. Muito obrigado! Grande honra por trilharmos juntos nesta caminhada do ensino bíblico. Parabéns pela dedicação na obra do Senhor.

    ResponderExcluir