Deus é Fiel

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sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

História da Igreja: Período da Igreja Imperial


Igreja Imperial
O terceiro período é o da igreja imperial (313-476), os cultos perderam a espiritualidade e símbolos pagãos foram anexados nas reuniões religiosas. Cerca do ano 405 as imagens dos santos e mártires começaram a aparecer nos templos, como objeto de reverência, adoração e culto (HURLBUT, p.74).
Hurlbut cita bons resultados para a Igreja neste período, são eles:
Fim da Perseguição. Igrejas Restauradas. Fim dos Sacrifícios Pagãos. Dedicação de Templos Pagãos ao Culto Cristão. Doações às Igrejas. Privilégios Concedidos ao Clero. Proclamado o Domingo como o Dia de Descanso.
E bons resultados para o Estado:
Crucificação Abolida. Repressão do Infanticídio. Influência no Tratamento dos Escravos.
Porém, houve também alguns maus resultados:
Todos na Igreja. Costumes Pagãos Introduzidos na Igreja. A Igreja se Faz Mundana. Males Resultantes da União da Igreja com o Estado.
Apesar de os triunfos do Cristianismo haverem proporcionado boas coisas ao povo, contudo a sua aliança com o Estado, inevitavelmente devia trazer, como de fato trouxe, maus resultados para a igreja. Se o término da perseguição foi uma bênção, a oficialização do Cristianismo como religião do Estado foi, não há dúvida, maldição.
Todos queriam ser membros da igreja e quase todos eram aceitos. Tanto os bons como os maus, os que buscavam a Deus e os hipócritas buscando vantagens, todos se apressavam em ingressar na comunhão. Homens mundanos, ambiciosos e sem escrúpulos, todos desejavam postos na igreja, para, assim, obterem influência social e política. O nível moral do Cristianismo no poder era muito mais baixo do que aquele que distinguiam os cristãos nos tempos de perseguição.
Os cultos de adoração aumentaram em esplendor, é certo, porém eram menos espirituais e menos sinceros do que no passado. Os costumes e as cerimônias do paganismo foram pouco a pouco infiltrando-se nos cultos de adoração. Algumas das antigas festas pagãs foram aceitas na igreja com nomes diferentes. Cerca do ano 405 as imagens dos santos e mártires começaram a aparecer nos templos, como objetos de reverência, adoração e culto...
Como resultado da ascenção da igreja ao poder, não se vê os ideais do Cristianismo transformando o mundo; o que se vê é o mundo dominando a igreja. A humildade e a santidade da igreja primitiva foram substituídas pela ambição, pelo orgulho e pela arrogância de seus membros. Havia, é certo, ainda alguns cristãos de espírito puro, como Mônica, a mãe de Agostinho, e bem assim havia ministros fiéis como Jerônimo e João Crisóstomo. Entretanto, a onda de mudanismo avançou, e venceu a muitos que se diziam discípulos do humilde Senhor (HURLBUT, p. 73,74).



Referência:
HURLBUT, Jesse Lyman. História da Igreja Cristã. São Paulo: Editora Vida, 2001.

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