Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Que a graça de Cristo Jesus seja com todos


Que a graça de Cristo Jesus seja com todos
O termo graça do latim, gratus, significa agradável ou amável. Já no grego o termo utilizado é charis, que indica favor imerecido. Quando na bênção apostólica a descrição graça de Cristo é utilizada permite compreender que o agradável de Jesus seja com os fiéis ou que o favor de Cristo seja com todos (fiéis).
Comparativo entre maldição e graça
O último versículo de Malaquias trás como palavra chave e conclusiva – maldição. E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição (Ml 4.6). Já a palavra chave para compreender o último versículo de Apocalipse é graça, palavra que transmite o agradável de Deus para com todos.
Outro comparativo importante se trata dos períodos em que estas palavras foram utilizadas nos devidos livros no parágrafo acima devidamente citados, a palavra maldição está relacionada ao período correspondente à dispensação da Lei, enquanto o termo graça à dispensação da Graça.
Na dispensação da Lei pela desobediência o melhor dos homens seria condenado, já na dispensação da Graça o pior dos homens é justificado por meio da obediência.
Os tipos e a manifestação da graça
Biblicamente, a graça conforme a sua abrangência poderá ser comum, no que corresponde aos favores de Deus para toda a humanidade, com propósito manter a vida e os recursos básicos para a manutenção da vida do ser humano, e também encontraremos nos escritos sagrados a respeito da graça especial que é obtida mediante a fé na obra vicária de Cristo na cruz, pela qual, Deus nos salva e nos outorga o direito de filhos de adoção.
Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens (Tt 2.11), neste versículo três aspectos da graça são expostos. O primeiro aspecto é a graça de Deus, isto indica que a graça pertence a Deus que é Santo, Fiel e Justo. Segundo, a graça se há manifestado, que corresponde a manifestação de Jesus Cristo nosso Salvador o que era preparação na antiga aliança, torna se visível na nova aliança, pois o verbo se fez carne (Jo 1.14) a manifestação do verbo é a manifestação da graça outorgando paz (Jo 16. 33), vida em abundância (Jo 10.10) e principalmente o direito a vida eterna (Jo 17.3). E em terceiro, trazendo salvação a todos os homens o que tornou possível graça a manifestação do Senhor Jesus.
A graça se manifestou, “epifania”, termo grego utilizado para descrever a aparição do sol ao amanhecer. Isto é, epifania corresponde à aparição de alguém ou de alguma coisa que estava invisível.
Por fim, o objetivo da graça se resume na ação de Deus salvar o homem do poder e da condenação do pecado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário