Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Subsídio para a aula da E.B.D: As Consequências do Pecado de Davi


As Consequências do Pecado de Davi
A verdade prática transmite a seguinte realidade:
O pecado é destruidor. O seu alvo é sempre desviar o homem da comunhão com Deus, levando-o a um estado de depravação espiritual e moral.
A palavra chave para compreensão da presente lição é pecado. Pecado (gr. Hamartía) tem como significado errar o alvo. Sendo que o pecado é toda transgressão à vontade de Deus. O resultado da hamartía é a morte, isto é, a transgressão traz a separação para com a pessoa de Deus.
A hamartiologia resume as ações do pecado em três instancias: penalidade, poder e presença. A penalidade do pecado é real na vida daqueles que não foram justificados em Cristo. O poder do pecado é notável na vida daqueles que não se santificam em Jesus Cristo. E a presença do pecado só perpetuará na vida daqueles que não serão glorificados com o Senhor Jesus Cristo.
Portanto, o objetivo geral da presente lição é:
Esclarecer que o pecado tem o alvo de desviar o homem da comunhão com Deus e levá-lo a um estado de depravação espiritual e moral.
I – O CONCEITO DE PECADO NO ANTIGO E NOVO TESTAMENTO
Conceituar o pecado no Antigo e no Novo Testamento é o objetivo específico do presente tópico.
Tendo como análise o Antigo Testamento, o pecado poderá ter como definições específicas:
Errar o alvo. Errar o caminho. É algo que conduz as pessoas a andarem erradamente com o desenvolvimento de práticas perversas. É algo sujo e imoral. Em analogia à atividade pastoril, pecado é definido com a ovelha desgarrada; já em comparação à atividade agrícola, o pecado é definido como o trigo repleto de palhas que necessita ser peneirado (Jr 23.3; Am 9.9).

[...] Note que em todo o Antigo Testamento o pecado é visto como algum ruim, sujo, feio, por isso é que Deus não ama o pecado, apenas o pecador; dele todos nós precisamos fugir, buscando a purificação por meio da fé em Cristo Jesus, o Filho de Deus, o qual tem poder para perdoar os nossos pecados (GOMES, 2019, p.135).
Enquanto, no Novo Testamento o termo pecado transmite como significado:
Errar o alvo, transcrevendo a ideia de ato praticado por alguém, assim como a condição em que se encontra o indivíduo sem a presença de Deus.
II – A REPREENSÃO DO PROFETA NATÃ AO REI DAVI
O objetivo específico é mostrar a repreensão do profeta Natã ao rei Davi. Tópico construído em três eixos centrais, que são: A consciência de Davi estava morta; A coragem de Natã; e, A mensagem do profeta Natã ao rei Davi.
Possuir consciência morta ou cauterizada é identificar o pecado nos outros e nunca em si mesmo. É tentar esconder os próprios pecados apontando os erros do próximo. Porém, Deus usou com coragem ao profeta Natã que com uma parábola despertou a consciência morta do rei Davi, logo, nos dias hodiernos a Igreja precisa de homens como o profeta Natã, ungidos pelo poder do Espírito Santo com voz profética para despertar as vidas e consciências mortas que estão dentro de nossas igrejas, pregando a verdadeira mensagem divina para produzir arrependimento e vida, como Deus falou Ezequiel (Ez 37.4-9) (GOMES, 2019, p.136).
A coragem do profeta é ratificada com a seguinte frase: quem tem compromisso com Deus respeita as pessoas, porém as reprende quando estas cometem erros.
Ao repreender o rei, o profeta Natã mostrou que o monarca tinha traído a generosidade de Deus, pois o Senhor tinha outorgado tantos benefícios a Davi. Porém, Davi agiu com impiedade para com Urias, traindo a confiança, roubando-lhe a esposa e tornando-se o assassino de Urias, que era um grande homem dedicado em servir a Davi.
III – AS CONSEQUÊNCIAS DO PECADO DE DAVI
As consequências dos pecados de Davi são enumeradas, na seguinte ordem:
Ø     A perda de um filho.
Ø     O escândalo sexual de seu filho Amnon com sua filha Tamar.
Ø     A morte de Amnon.
Ø     Absalão seu filho tentou usurpar o trono.
Ø     Absalão comente orgias sexuais com as concubinas reais.
Se o objetivo do presente tópico é elencar as consequências do pecado de Davi, logo o presente tópico conclui-se com as seguintes palavras:
Davi iria pagar caro com todos esses sofrimentos por não valorizar o acúmulo de bênçãos que lhe foram dadas por Deus (GOMES, 2019, p.138).
Referência:
GOMES, Osiel. O Governo Divino em mãos humanas, liderança do povo de Deus em 1º e 2º Samuel. Rio de Janeiro: CPAD, 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário