As Consequências do Pecado de Davi
A verdade prática
transmite a seguinte realidade:
O
pecado é destruidor. O seu alvo é sempre desviar o homem da comunhão com Deus,
levando-o a um estado de depravação espiritual e moral.
A palavra chave para
compreensão da presente lição é pecado. Pecado (gr. Hamartía) tem como
significado errar o alvo. Sendo que o pecado é toda transgressão à vontade de
Deus. O resultado da hamartía é a morte, isto é, a transgressão traz a
separação para com a pessoa de Deus.
A hamartiologia
resume as ações do pecado em três instancias: penalidade, poder e presença. A
penalidade do pecado é real na vida daqueles que não foram justificados em
Cristo. O poder do pecado é notável na vida daqueles que não se santificam em
Jesus Cristo. E a presença do pecado só perpetuará na vida daqueles que não
serão glorificados com o Senhor Jesus Cristo.
Portanto, o objetivo
geral da presente lição é:
Esclarecer que o pecado tem o alvo de
desviar o homem da comunhão com Deus e levá-lo a um estado de depravação
espiritual e moral.
I – O
CONCEITO DE PECADO NO ANTIGO E NOVO TESTAMENTO
Conceituar
o pecado no Antigo e no Novo Testamento é o objetivo
específico do presente tópico.
Tendo como análise o
Antigo Testamento, o pecado poderá ter como definições específicas:
Errar o alvo. Errar o
caminho. É algo que conduz as pessoas a andarem erradamente com o
desenvolvimento de práticas perversas. É algo sujo e imoral. Em analogia à
atividade pastoril, pecado é definido com a ovelha desgarrada; já em comparação
à atividade agrícola, o pecado é definido como o trigo repleto de palhas que
necessita ser peneirado (Jr 23.3; Am 9.9).
[...]
Note que em todo o Antigo Testamento o pecado é visto como algum ruim, sujo,
feio, por isso é que Deus não ama o pecado, apenas o pecador; dele todos nós precisamos
fugir, buscando a purificação por meio da fé em Cristo Jesus, o Filho de Deus,
o qual tem poder para perdoar os nossos pecados (GOMES, 2019, p.135).
Enquanto, no Novo
Testamento o termo pecado transmite como significado:
Errar o alvo, transcrevendo
a ideia de ato praticado por alguém, assim como a condição em que se encontra o
indivíduo sem a presença de Deus.
II –
A REPREENSÃO DO PROFETA NATÃ AO REI DAVI
O objetivo específico
é mostrar a repreensão do profeta Natã ao rei Davi.
Tópico construído em três eixos centrais, que são: A consciência de Davi estava
morta; A coragem de Natã; e, A mensagem do profeta Natã ao rei Davi.
Possuir consciência
morta ou cauterizada é identificar o pecado nos outros e nunca em si mesmo. É tentar
esconder os próprios pecados apontando os erros do próximo. Porém, Deus usou
com coragem ao profeta Natã que com uma parábola despertou a consciência morta
do rei Davi, logo, nos dias hodiernos a Igreja precisa
de homens como o profeta Natã, ungidos pelo poder do Espírito Santo com voz
profética para despertar as vidas e consciências mortas que estão dentro de
nossas igrejas, pregando a verdadeira mensagem divina para produzir
arrependimento e vida, como Deus falou Ezequiel (Ez 37.4-9) (GOMES,
2019, p.136).
A coragem do profeta
é ratificada com a seguinte frase: quem tem compromisso com Deus respeita as
pessoas, porém as reprende quando estas cometem erros.
Ao repreender o rei,
o profeta Natã mostrou que o monarca tinha traído a generosidade de Deus, pois
o Senhor tinha outorgado tantos benefícios a Davi. Porém, Davi agiu com
impiedade para com Urias, traindo a confiança, roubando-lhe a esposa e
tornando-se o assassino de Urias, que era um grande homem dedicado em servir a
Davi.
III –
AS CONSEQUÊNCIAS DO PECADO DE DAVI
As consequências dos
pecados de Davi são enumeradas, na seguinte ordem:
Ø A perda de um filho.
Ø O escândalo sexual de seu filho Amnon com sua filha
Tamar.
Ø A morte de Amnon.
Ø Absalão seu filho tentou usurpar o trono.
Ø Absalão comente orgias sexuais com as concubinas
reais.
Se o objetivo do
presente tópico é elencar as consequências do pecado de Davi,
logo o presente tópico conclui-se com as seguintes palavras:
Davi
iria pagar caro com todos esses sofrimentos por não valorizar o acúmulo de bênçãos
que lhe foram dadas por Deus
(GOMES, 2019, p.138).
Referência:
GOMES, Osiel. O
Governo Divino em mãos humanas, liderança do povo de Deus em 1º e 2º Samuel.
Rio de Janeiro: CPAD, 2019.
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