Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Subsídio para a aula da E.B.D: O Pecado do Homem Segundo o Coração de Deus


O Pecado do Homem Segundo o Coração de Deus
A verdade prática transmite a seguinte realidade:
Somente o revestimento da graça divina, na força e no poder do Espírito Santo, pode livra-nos do pecado – a ofensa premeditada contra Deus.
Ponto decisivo na narrativa da Bíblia está no fato de Deus não omitir no Livro Sagrado os erros de homens que foram por Ele chamado e enviado para a execução de determinadas missões. Grande exemplo é o caso de Davi, que sendo segundo o coração de Deus, não tem seus erros ocultos, mas em contrapartida os pecados do monarca são nitidamente revelados.
O objetivo geral da presente lição é:
Conscientizar de que somente o revestimento da graça divina, na força e no poder do Espírito Santo, pode livrar-nos do pecado.
I – SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS
Mostrar que Davi era o homem segundo o coração de Deus é o objetivo específico do presente tópico. Lembrando que o nome Davi tem como significado amado, termo de origem hebraica. O personagem aparece nas citações Bíblicas em 1.105 referências, tornando assim o nome mais citado nas Escrituras Sagradas. Sendo que um dos versículos que mais chama atenção é o de Atos 13.22, pois Davi é apresentado como o varão conforme o coração de Deus.
Dois elementos são fundamentais para compreender a descrição Bíblica: achei a Davi varão conforme o meu coração. Os elementos são:
a) Davi possuía um grande desejo em fazer a vontade divina.
b) Davi reconhecia as suas fragilidades, fato que o conduzia a se arrepender dos pecados quando estes eram acometidos.
II – O AMBIENTE EM QUE DAVI PECOU
Davi deveria ter ido para a guerra e não foi, logo, estava no lugar certo na hora errada. O palácio era o lugar certo para o monarca, porém não no momento da guerra. Portanto, o presente tópico tem como objetivo específico descrever o ambiente em que Davi pecou e transmite como palavra chave para também compreensão da lição o termo, tentação.
Para Tiago nenhuma tentação é proveniente de Deus (Tg 1.13). Tentação tem como significado (do grego, peirasmos), prova, provação ou teste. Daniel afirma que “ser tentado não é pecado; pecado é ceder à tentação”. Logo, pecado é errar o alvo. O pecado poderá ser cometido por palavras, por ações ou por pensamentos. José foi tentado, porém, não pecou (Gn 39.12). Jó foi tentado, porém, não pecou (Jó 3.9).
Um dos objetivos da tentação para o cristão é o fortalecimento.  Pois, ninguém cresce na fé, sem passar por tentação. Isto porque as provas exercitam a fé do cristão. Logo, a tentação passa a ser uma disciplina que educa o cristão a ser forte, porém, quando este não é vencido pela tentação.
Se associar a tentação com a tribulação perceberá que após tribulação surgirá à paciência, a experiência e a esperança (Rm 5.3-5). Isto é, a tentação quando vencida proporciona fortalecimento, aumenta a paciência, desenvolve a experiência e como resultado proporciona a esperança.
Por fim, a tentação não é motivo para o isolamento do cristão, mas torna-se motivo de alegria, pois ao vencer a tentação o prêmio será a coroa da vida (Tg 1.12).
Para a maioria dos cristãos a tentação é apenas diabólica, porém, é notório que Tiago não enfatiza a origem da tentação à Satanás, mas expõe com clareza o indivíduo como fonte, isto é, pela própria concupiscência.
Os servos de Deus deverão fugir de três terríveis inimigos que tem levado muitos a serem vencidos pela tentação.
Por fim, para vencer a tentação o cristão deverá ser dependente de Deus, desenvolver uma vida de oração, ser constante na fé e conhecer a Palavra do Senhor (Jo 17.17).
III – O ADULTÉRIO E O HOMICÍDIO DE DAVI
Do palácio Davi avistou a Bate-Seba e a desejou, cometendo o pecado de cobiça. A conduziu para o palácio e a conheceu, cometendo adultério. Chamou a Urias para que este deitasse com a esposa tendo como objetivo esconder o pecado, Urias demonstrou ser melhor que Davi e não foi para a sua casa enquanto os seus irmãos estavam guerreando, sendo assim Davi envia Urias para o pior local do conflito, para que este viesse a morrer, fato que se consolidou, logo Davi cometeu o pecado de assassinato. Qualificar o adultério e o homicídio de Davi é o objetivo específico do presente tópico.
Davi pecou do sexto ao décimo mandamento.
Sexto mandamento: Não matarás (Êx 20.13), corresponde com o direito à vida. Davi tornou-se o responsável pela morte de Urias.
Sétimo mandamento: Não adulterarás (Êx 20.14), corresponde com o direito à fidelidade ao cônjuge. Davi deitou-se com uma mulher compromissada.
Oitavo mandamento: Não furtarás (Êx 20:15), corresponde com o direito de possuir o que lhe pertence e não ser obstruído por outros. Davi basicamente roubou a mulher de seu próximo.
Nono mandamento: Não dirás falso testemunho contra o teu próximo (Êx 20.16) corresponde com o direito a não difamação. Porém, Davi envia Urias a Joabe com uma carta que lhe condenava.
Décimo mandamento: Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo ... (Êx 20.17) corresponde com o respeito ético a tudo que pertence ao próximo. Porém, Davi cobiçou a mulher de seu próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário