Adão, o
Primeiro Homem
A verdade prática permite compreender que O homem não é um mero detalhe no Universo; o ser humano é a
obra-prima de Deus, o Criador e Mantenedor de todas as coisas.
Portanto, o homem é considerado a obra-prima de
Deus por duas razões:
Sendo que a primeira razão descreve a forma
diferente em que o homem foi criado. Os demais seres, tantos os inanimados como
os vivos, foram criados pelo poder da Palavra de Deus: haja luz (v.3), haja uma
expansão no meio das águas (v.6), produza a terra (v.11), haja luminares
(v.14), produza as águas abundantemente... (v.20). Porém, no sexto dia a
Palavra divina foi, façamos o homem (v.26) sendo que no capítulo dois de
Gênesis narra à forma em que detalha o modo da criação do homem, Deus tocou ao
criar o homem. Deus mudou o modo no sexto dia da criação, porque ali estava a
obra-prima da criação.
Já a segunda razão se relaciona com o fato de
o homem ser o único da criação a receber uma missão da parte de Deus.
Primeiramente, o homem recebeu o mandamento cultural, frutificai, e multiplicai-vos,
e enchei a terra (v.28); e em segundo, o controle da administração com o
direito de sujeitar e dominar os demais seres vivos, e por poder ser
beneficiado pela natureza (vv. 29,30).
A presente lição tem como objetivo geral: Expor que o ser humano é a coroa da criação de Deus.
I – A DOUTRINA BÍBLICA DO
HOMEM
Os campos de estudo na esfera secular definem
o homem de várias maneiras. Por exemplo, a filosofia e em especial o filósofo
Aristóteles afirmava que o homem é um ser pensante, político e social. Mas, a
Bíblia é a única fonte segura para a compreensão do homem. É notório que outras
obras possuem as mesmas afirmações descritas na Bíblia, porém todas elas tiveram
como fundo de análise as Escrituras Sagradas.
A antropologia é a ciência que estuda o homem
e suas relações sociais. Analisando questões políticas, sociais, e religiosas
dentre outras. Sendo assim, na ótica bíblica o estudo do homem é auxiliado com
outras doutrinas, por exemplo: eclesiologia, que enquadra o relacionamento do
ser humano com o meio religioso e com as convicções sagradas, da mesma forma a
doutrina do pecado, harmatiologia em que a análise descrita se resume na culpa,
na pena e na condenação do ser humano, e por outro lado, a soteriologia,
doutrina da salvação em que expõe a solução para a humanidade na pessoa de
Jesus Cristo (At 4.12).
II – A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA
TERRA
A criação dos céus e da terra é definida e
defendida pelo termo criacionismo. O criacionismo é a doutrina Bíblica que
ensina ser a criação uma obra Divina, sendo tudo criado pela Palavra de Deus. O
fundamento para o criacionismo se encontra na narrativa Bíblica e tem como
objetivos:
Mostrar que Deus é o Criador de todas as
coisas.
Demonstrar que, por criar tudo quanto existe,
tudo pertence a Deus.
Levar os cristãos a adorarem ao Criador.
Deus não é limitado pelo tempo e nem pelo
espaço, porque Deus é eterno e onipresente. A eternidade de Deus é visível no
momento em que se lê: Deus criou os céus e a terra. Logo, se Deus criou todas
as coisas outorgando à criação o tempo, isto indica que Deus não é limitado
pelo tempo, pois Ele é eterno. E Ele está presente na criação porque Ele não é
limitado pelo espaço.
A obra da criação indica a ação organizada de
Deus. Pois, a terra é criada para depois serem criados os seres vivos. A
organização é palavra chave para compreender o dinamismo da criação.
Já no que refere à criação da luz duas
verdades são fundamentais para uma exata compreensão: A primeira verdade é que
a luz foi criada no primeiro dia o que não corresponde com a criação do sol. E
a segunda verdade é que a luz era proveniente do próprio Deus.
Assim também ocorre com a separação das águas
que se relaciona com duas ações espaciais. A primeira é com a criação da
atmosfera e a segunda com a camada de água que ficam na atmosfera.
A segunda se associa com duas verdades
bíblicas que são questionadas por críticos. A existência da separação das águas
no firmamento outorgara a possibilidade da vida humana ter chegado mais de 900
anos, pois não havia ações que possibilitavam o envelhecimento produzido pelos
raios solares. Outra corresponde com a origem das chuvas. Estas só passaram a
fazer parte da sociedade humana quando ocorreu o dilúvio.
Seguindo a ordem e sendo organizado, Deus
separa as águas abaixo da atmosfera, fazendo com que surgisse o reino vegetal.
O reino vegetal era na sua totalidade frutífero. Não existiam as briófitas, nem
as pteridófidas e nem as gimnospermas, pois todas as espécies de plantas eram
angiospermas, isto é, eram frutíferas.
No que corresponde ao sistema solar é
necessário enfatizar a perfeita harmonia que há entre o sol e os astros que
estão a sua volta. A perfeita harmonia existente no sistema solar indica que
Deus é perfeito. Logo, só sendo perfeito para criar uma obra tão perfeita.
Por fim, nos dois últimos dias da criação
Deus deu vida à criação.
III – A CRIAÇÃO DE ADÃO, O
PRIMEIRO SER HUMANO
Três coisas são marcantes sobre a pessoa de
Adão na Bíblia.
A primeira delas é que Adão foi o primeiro
homem da terra, logo ele não foi fruto de um relacionamento amoroso, foi ele
formado por Deus e recebeu de Deus o fôlego de vida (Gn 2.7).
Já a
segunda, corresponde com o pacto das obras. Adão foi o representante da humanidade
no pacto das obras que tinha como promessa, a vida; como condição, a
obediência; e como pena, a morte.
Por fim, a terceira coisa que se chama
atenção no estudo bíblico a respeito de Adão é a desobediência.
IV – A MISSÃO E A TAREFA DO
HOMEM
Por fim, o último tópico tem como objetivo
específico conscientizar a classe acerca da missão e da
tarefa do homem que se apresenta em forma tríplice: glorificação
a Deus, a propagação da espécie e a administração da terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário