FAMÍLIA QUE EDUCA
A palavra que de certa
forma resume a missão dos pais para com os filhos é educação. Educação é o
processo diretivo que proporciona o desenvolvimento das capacidades físicas,
intelectuais e morais das crianças e do adulto, visando a melhor integração do
indivíduo na sociedade.
Na ótica secular a educação conforme a UNESCO deverá firma-se nos seguintes pilares: Aprender a conhecer, Aprender a fazer, Aprender a viver com os outros e Aprender a ser. Portanto, a educação dos filhos pertence aos pais. Vale ressaltar que a escola e a igreja contribuem para processo educacional, porém a responsabilidade é totalmente dos pais, pois são os pais que conduz as crianças ao recinto em que o processo educacional ocorre.
I – RESPONSABILIDADE DE QUEM?
É normal no contexto social as pessoas lançarem a responsabilidade sobre os outros, porém todos devem compreender que a responsabilidade da educação intelectual e espiritual dos filhos é de âmbito inicial conferente ao ato de ser pai. O pai ensina sem conhecer as letras, pois a dedicação em conduzir as crianças ao meio de ensino estará sendo o elo motivacional para o processo educacional ocorra.
[...] aos pais, cabe transmitir valores como verdade, honra e respeito, mostrar aos filhos a importância que têm na sociedade e o valor da boa educação em seu próprio desenvolvimento, bem como discipliná-los quanto ao reconhecimento de valores de ordem, tais como cumprimento de horários, segurança e respeito ao próximo. Educar é missão dos pais, não da escola (LOBO, 2016, p. 171).
No contexto social
compreende ainda que há instituições que devem contribuir com a educação da
geração não alfabetizada, e estas instituições são: o Estado, a escola, a
igreja e principalmente a família.
Sobre a atuação da escola Lobo complementa “[...] a escola tem por função instruir – transmitir informações cada vez mais precisas e atualizadas capazes de formar cidadãos aptos ao mercado de trabalho, capacitando-os para o exercício de sua cidadania” (2016, p. 171).
Mas, de certa maneira tem ocorrido a terceirização do processo educacional das crianças. Autores sociais repassam a sua responsabilidade para terceiros, exemplo: os pais, passando a responsabilidade para professores de banca, ou até mesmo para com a mídia.
II – EDUCAR NOBRE MISSÃO DOS PAIS
O termo educar corresponde a criar uma criança, isto é, cuidar com instruções para a vida. Sendo que, quando alguém é preparado para a vida o mesmo é instruído a viver mediante alguns valores. Dentre tantos valores que os pais passam aos filhos temos: amor, verdade, justiça, retidão, etc.
Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele (Pv 22.6).
O pai ensina pelo ato
de conduzir o filho, assim como ensina pelo ato de estar com o filho. Pois, desde
cedo o cristão é instruído sobre a Palavra do Senhor. E o responsável pelo
ensino bíblico na igreja é o pastor. Por isso, é fundamental que o pai leve o
seu filho nos cultos de ensino e esteja com o seu filho, pois o mesmo passará a
amar a Palavra do Senhor e a respeitar a liderança eclesiástica.
Lopes ratifica a
respeito dos valores culturais ao afirmar que “[...]
A criança aprende os valores culturais em casa, na escola, na igreja, através
dos jornais, revistas em quadrinhos, rádio, televisão, etc” (2017,
p. 219).
Os pais cristãos deverão ser parceiros da educação dos filhos. Devem matricular os filhos em uma boa escola e sempre estarem presentes no dia a dia escolar dos filhos. Compreende que é dever e direito dos pais ir à escola dos filhos.
III – A EDUCAÇÃO NOS TEXTOS SAGRADOS
O ensino na Escritura
Sagrada é manifestado de duas maneiras básicas. Primeiro, o ensino era dever
dos pais, sendo que os pais deveriam ensinar os filhos por meio de narrativas
bíblicas. E por segundo, os judeus participavam das atividades que eram
realizadas nas sinagogas.
Segundo dados históricos as sinagogas que significa assembleia ou congregação, teve origem no período em que os judeus estavam exilados na Babilônia. Para serem edificados espiritualmente os judeus conforme as práticas diárias acharam por bem construírem locais para reuniões espirituais e também para discutirem questões sociais entre elas o futuro de seus filhos, pois as sinagogas eram também o lugar de educar os filhos. Jesus ensinou e curou nas sinagogas (Lc 6.6-11).
Em suma, os filhos são herança do Senhor, verdade que indica que os filhos são bênçãos de Deus para os pais. Portanto, aos pais estar inserida a responsabilidade de ensinarem os filhos a amarem a Palavra de Deus e também a irem constantemente à igreja. Educação é dever do Estado e direito do cidadão, porém, biblicamente esta é uma das funções pertencente aos pais.
Referência
LOBO, Marisa. Famílias em perigo: o que todos devem saber sobre a ideologia de gênero. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2016.
LOPES,
Jamiel de Oliveira. Psicologia pastoral:
a ciência do conhecimento humano como aliada ministerial. Rio de Janeiro: CPAD,
2017.