Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 3 de maio de 2022

FAMÍLIA, OBRA PRIMA DE DEUS

 

FAMÍLIA, OBRA PRIMA DE DEUS

 

A palavra família tem como significado grupo de pessoas ligadas por casamento, filiação ou adoção. Entretanto, percebe-se que a vivência da família no contexto social pode ser descrito pelos os tipos diferentes da instituição em análise, que são: Família Nuclear (também conhecida como família elementar que é a configuração constituída pelo pai, mãe e filhos), Família Extensiva (trata-se da família abrangente a nuclear que amplia a sua constituição com a presença do sogro, da sogra, dos avôs, dos tios, dos primos), Família Abrangente (trata-se da família que inclui membros por afinidade, ou seja, por laços afetivos), Família Monoparental (trata-se, da família que os irmãos possuem uma mesma mãe e não um mesmo pai, ou o contrário), Família Recomposta (trata-se do desfeito do núcleo marital, ou seja, separação do casal ou a morte de um dos membros deste núcleo e o outro se casa), Família Adotiva (trata-se, da adoção, isto é, quando uma criança é adota a mesma passa a ter um lar, uma família).

I – PROPÓSITO DE DEUS PARA COM A FAMÍLIA

A família em si tem dois propósitos específicos que podem ser notados inicialmente no primeiro casal, isto é, Adão e Eva, e por segundo torna-se notável os propósitos de Deus para cada família de forma única.

No que tange os propósitos de Deus para com a família visíveis em Adão e Eva compreende-se que a unidade e a procriação são planos de Deus para com a formação do lar. Unidade, pois “deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” (Gn 2.24), esta unidade corresponde a tornar-se uma carne unificada, cimentada, isto é, sólida. A relação do propósito com a procriação corresponde com a descrição de Gênesis 1.28 que está escrito:Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra”.

Para com as demais famílias de forma generalizada Deus tem como plano a proteção, a prosperidade e principalmente a salvação. Ao patriarca Abraão o Senhor prometeu que “em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gn 12.3). Pode definir no presente texto que a bênção da promessa da salvação seria propagada para com todas as nações.

Portanto, é necessário compreender que Deus tem também o seu particular para com cada família, assim sendo é necessário que cada lar descubra por meio da oração, da leitura da Bíblia e também por meio do jejum qual é o plano exato de Deus para com o seu lar.

II – FAMÍLIA DEPOIS DA QUEDA

A família foi instituída antes do pecado. O pecado tinha como propósito destruir a família, porém mesmo que o surgimento da família foi anterior à consumação do pecado compreende-se que a família como instituição não foi destruída por causa da transgressão de Adão no jardim. Portanto, satanás atacou a família para vê-la em crise, o mesmo ocorre nos dias atuais, onde que o inimigo continua a atacar a família.

Com a queda do homem veio às consequências de tal escolha: separação para com Deus (isto é, morte espiritual), confronto entre irmãos (Caim e Abel), morte física (que de fato é a pior de todas as dores, a perca de um ente querido), dores de parto e fadiga no desenrolar das atividades relacionadas ao trabalho.

Satanás focou na família de Adão para trazer transtorno ao mundo, assim nos dias de hoje o mesmo continua a focar nos lares dos cristãos para produzir desordem e destruição, portanto é necessário que o crente vigie e ore para não cair em tentação.

III – AMEAÇAS INTERNAS E EXTERNAS PARA COM A UNIDADE DA FAMÍLIA

A unidade da família passa a ser vítima de ameaças internas e externas. Em muitas ocasiões a família é responsável pela decomposição da mesma. As muitas prerrogativas da vida, a busca incessante de realizações individuais, a falta de tempo, a falta de diálogo, a falta de compreensão, tornam-se motivos para o fim da família.

Certamente a família vivência expectativas e frustrações. E as expectativas fazem com que os membros da família tenham contato com o mundo exterior. E é neste contato direto com o exterior que as frustrações aparecem. Na sociedade atual uma das maiores causadora da frustração no seio da família têm sido as drogas, e a cada dia o número de pessoas viciadas tem aumentado, e o número de famílias unidas diminuído.

Por fim, a família é uma dádiva de Deus ao homem e cabe ao mesmo cuidar e zelar da família em um mundo cheio de afronta. Surge uma pergunta básica: Como cuidar da família? Primeiro: reconhecer que o lar depende de Deus para o bem estar. E, por segundo: fazer a parte corresponde a cada um, ou seja, dar a iniciativa em buscar a presença de Deus e instruir o lar na palavra do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário